ANTES DE LER É BOM SABER...

CONTATO: (Whatsapp) 84.99903.6081 - e-mail: luiscarlosfreire.freire@yahoo.com. Este blog - criado em 2008 - não é jornalístico. Fruto de um hobby, é uma compilação de escritos diversos, um trabalho intelectual de cunho etnográfico, etnológico e filológico, estudos lexicográficos e históricos de propriedade exclusiva do autor Luís Carlos Freire. Os conteúdos são protegidos. Não autorizo a veiculação desses conteúdos sem o contato prévio, sem a devida concordância. Desautorizo a transcrição literal e parcial, exceto breves trechos isolados, desde que mencionada a fonte, pois pretendo transformar tais estudos em publicações físicas. A quebra da segurança e plágio de conteúdos implicarão penalidade referentes às leis de Direitos Autorais. Luís Carlos Freire descende do mesmo tronco genealógico da escritora Nísia Floresta. O parentesco ocorre pelas raízes de sua mãe, Maria José Gomes Peixoto Freire, neta de Maria Clara de Magalhães Fontoura, trineta de Maria Jucunda de Magalhães Fontoura, descendente do Capitão-Mor Bento Freire do Revoredo e Mônica da Rocha Bezerra, dos quais descende a mãe de Nísia Floresta, Antonia Clara Freire. Fonte: "Os Troncos de Goianinha", de Ormuz Barbalho, diretor do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, um dos maiores genealogistas potiguares. O livro pode ser pesquisado no Museu Nísia Floresta, no centro da cidade de nome homônimo. Luís Carlos Freire é estudioso da obra de Nísia Floresta, membro da Comissão Norte-Riograndense de Folclore, sócio da Sociedade Científica de Estudos da Arte e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Possui trabalhos científicos sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, publicados nos anais da SBPC, Semana de Humanidade, Congressos etc. 'A linguagem Regionalista no Rio Grande do Norte', publicados neste blog, dentre inúmeros trabalhos na área de história, lendas, costumes, tradições etc. Uma pequena parte das referidas obras ainda não está concluída, inclusive várias são inéditas, mas o autor entendeu ser útil disponibilizá-las, visando contribuir com o conhecimento, pois certos assuntos não são encontrados em livros ou na internet. Algumas pesquisas são fruto de longos estudos, alguns até extensos e aprofundados, arquivos de Natal, Recife, Salvador e na Biblioteca Nacional no RJ, bem como o A Linguagem Regional no Rio Grande do Norte, fruto de 20 anos de estudos em muitas cidades do RN, predominantemente em Nísia Floresta. O autor estuda a história e a cultura popular da Região Metropolitana do Natal. Há muita informação sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, o município homônimo, situado na Região Metropolitana de Natal/RN, lendas, crônicas, artigos, fotos, poesias, etc. OBS. Só publico e respondo comentários que contenham nome completo, e-mail e telefone.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Timbó - Nísia Floresta - Rio Grande do Norte- onde nasceu a Campanha da Fraternidade (CF)


  O Rio Grande do Norte é pioneiro em diversos acontecimentos marcantes: a primeira feminista da América Latina, a primeira prefeita do Brasil, a primeira eleitora do Brasil, umas das primeiras deputadas estaduais do Brasil, uma das primeiras aviadoras do Brasil, o primeiro impeachment do Brasil e outros acontecimentos.

E Nísia Floresta - tão próxima de Natal, mas tão esquecida e ainda engatinhando - ironicamente é pioneira em fatos marcantes da história nacional e internacional. 
Um exemplo é a Campanha da Fraternidade, que nasceu em Nísia Floresta. A ideia foi germinada na "Casa das Freiras" (centro de Nísia Floresta) e concretizada no distrito do Timbó, na década de 60, sob os cuidados de Dom Eugênio Sales e sua equipe, fruto do famoso "Movimento de Natal".

Motivos não faltam para que todos os holofotes se voltem para esse aprazível lugarejo na ocasião das comemorações dos seus 50 anos. Quando as autoridades em nível local, estadual e nacional farão um criativo projeto de Turismo Religioso nessa localidade?

Desde que tomei conhecimento disso, em 1992, defendo a ideia de que o distrito do Timbó merece um grande monumento arquitetônico, ao estilo das obras singulares  de Gaudi. A estrada de acesso ao Timbó deveria ser pontuada de marcos que aludissem à religiosidade, mesclando o projeto com atrativos culturais. 

O Turismo Religioso projetaria o município de Nísia Floresta em nível nacional. Já imaginou um portal colossal num ponto estratégico de Timbó, onde pouse a frase "Sejam bem vindos ao Timbó. Aqui Nasceu a Campanha da Fraternidade no Brasil". O objetivo é marcar essa importante data e tornar uma referência no turismo local, atraindo recursos para o município. 

Sabemos que um povo não pode esperar apenas pela Prefeitura. Faz-se necessário criar meios de geração de renda, e esse monumento, atrelado a outras propostas, é um grande caminho para a sua economia. Quem sabe um dia alguém abra a mente para isso. Por enquanto, fica aqui a ideia.