quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Especial: aniversário de nascimento de Nísia Floresta - Frases e afins- 7


Universidade Federal do Rio Grande do Norte – 1993 – Atores nisiaflorestenses encenam “História de Nísia Floresta” escrita pelo autor deste blog. A cena retrata momentos de terror, no qual revoltosos invadem a residência da família de Nísia Floresta, exigindo informações sobre o paradeiro de Dionísio Gonçalves Pinto (pai dela). À ocasião uma bala passou de raspão na cabeça de Joaquim Pinto Brasil, irmão caçula da futura escritora.

“Ó minha pátria querida, Éden desse mundo imenso e extraordinário, reaparecido ao olhar deslumbrado de Colombo, deixa, ah! deixa livremente explodir de teu nobre peito o grito humanitário, que sufocas penosamente, por força dos deploráveis preconceitos transmitidos por teus antigos dominadores de além-mar! Sê consequente com as instituições livres que te regem, com a religião que professas: quebra, oh! Quebra os grilhões de teus escravos! Por este ato de justiça de filantropia, torna-te inteiramente digna da fama de generosa bondade que te atribuem aqueles que desconhecem tuas outras virtudes!”

                                                      Nísia Floresta, 1864

Devido ao pioneirismo da iniciativa, a imprensa natalense, televisiva e impressa, veiculou amplamente diversas reportagens sobre o assunto. Aqui a TV Manchete divulga o evento em 1993. A peça teatral viajou a São Luís, no Maranhão em 1996.


UFRN



Nenhum comentário:

Postar um comentário