quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Acta Noturna - Curiosidades sobre Nísia Floresta Brasileira Augusta - 10.10.2000


Dia desses, revisitando minhas velharias, dei-me com um detalhe que passava despercebido na primeira página de um livro de Auguste Comte, embora eu manuseasse aquela obra há muito. Só notei quando ampliei a imagem, pois a minha visão já não é mais a mesma.

Constatei nesse velho livro de autoria do filósofo francês a dedicatória que ele fez à nossa conterrânea Nísia Floresta Brasileira Augusta. Ele escreveu “À madame brasileira, affectueux hommage de l’auteur Auguste Comte’. Paris, le 15 descartey 68’.

Mais abaixo, sem data, há uma dedicatória em língua francesa, feita por Nísia Floresta para o seu irmão Joaquim Pinto Brasil. Em seguida vem outra dedicatória, datada de 18 de agosto de 1896, quando um tal Rufino A. de Almeida, dedica a mesma obra a um amigo: Miguel Gomes Teixeira Mendes.

O livro passou por quatro mãos até aquele momento. É assim... os livros vão transcendendo o tempo, encantando e reencantando quem tem o poder de entendê-lo e olhá-lo por outros ângulos. Foi o caso... L.C.F. 10.10.2000.



Nenhum comentário:

Postar um comentário