quarta-feira, 19 de junho de 2024

Por que devemos nos afastar de algumas pessoas...


Uma das melhores coisas do mundo é a amizade sincera. Conversar, tomar café da tarde, tomar uma sopa num final à noitinha com pessoas que nos sentimos bem. Fazer um doce e oferecer a uma amizade. Ir à praia com amigos, discutir livros, enfim essa relação agradável só acontece entre amigos. A gente se sente bem com o amigo, ou com os amigos.

Amizade pede uma relação de respeito e tolerância. A amizade sincera acontece independente de posição política, times de futebol, religião, condição financeira, títulos acadêmicos, o que quer que seja.

Amizade sincera é praticamente uma relação irmanal, na prática, não no discurso, independente de acontecer com irmãos de sangue, parentes ou pessoas estranhas à família. Amizade acontece naturalmente e o tempo se encarrega de fortalecê-la. Há pessoas que foram amigas na infância, precisaram se afastar, se reencontram no futuro e tudo continuou da mesma forma.

Há pessoas que, por se mudarem de cidade ou bairro, se afastam de amigos, mas sempre que podem, se falam no Facebook, por exemplo. Não é mais a amizade próxima de se falar pessoalmente sempre, mas é amizade sincera. As partes se falam quando podem.

Infelizmente existem pessoas da nossa convivência diária ou eventual, sejam parentes ou não, que não vale a pena manter amizade, pois não há sinceridade. A pessoa mantém essa relação de contatos com você por diversas intenções. São tantas intenções que não vale a pena listá-las.

Há amizades que nos desgastam, pois ficamos o tempo todo nos policiando para não falar ou fazer algo que a pessoa não gosta. Nos policiamos o tempo todo para que aquilo não a incomode, e isso acaba nos incomodando. Até nos irrita às vezes. É desconfortável.

Quando gostamos verdadeiramente de alguém, não importa o time de futebol dela, não importa a religião que ela segue, não importa se ela é rica ou pobre. Podemos ser até o oposto dela em alguns pontos, pensarmos diferentes e tudo mais, mas o fator amizade é mais forte. Há respeito e consideração. Amizade é isso.

Quando você se desgasta para manter uma amizade, não é amizade. Bons amigos respeitam quando chegam na sua casa e o cachorro acabou de fazer cocô fora do tapetinho higiênico e você nem havia percebido, ou você está todo sujo no quintal mexendo com plantas... enfim. Não vai haver julgamento nem nariz retorcido. Amizades boas chegam nas casas alheias e você as chama para a cozinha, pois está fazendo almoço, ela entra e você não se sente mal porque não se trata de pessoa cheia de não me toques ou julgamentos...

Quando você precisa se transformar em outra pessoa para manter uma amizade, não é amizade.

Quando a pessoa está sempre lhe criticando ou colocando trilhos para que você role neles, não é amizade. É amizade invasiva e controladora. Amizades que estão sempre criticando outras amizades não é amizade, pois você, com certeza, pode estar sendo tema de conversas negativas em outros lugares.

O conselho que eu daria a quem tem uma amizade que lhe cause incômodo é se afastar gradualmente. E se não der, faça-o abruptamente. Corte os laços mesmo, sem medo. Isso não é feio, e se for feio, mais feio e perder a saúde e a paz. Entre fazer uma coisa feia e adoecer, prefira se afastar da amizade. Não se desgaste por amizades que lhe façam mal por alguma razão.

Há pessoas que são muito diferentes de nós, e é possível existir forte amizade, mas quando esse “diferente” ocorre no âmbito de a pessoa ter uma tendência a maldar, fofocar, deturpar fatos, ter espírito vingativo, não vale a pena. Outras, são carregadas de preconceitos, tem sentenças prontas para tudo, não respeitam a sua opinião política e outras opiniões, e está sempre condenando algum ato seu. Você não é obrigado a se desgastar para manter tal amizades. Para quê?

Não pense que você é ruim por se afastar de alguma pessoa. Não pense que isso seja feio. Em situações assim é caso de necessidade. Esqueça a pessoa. Você até tentou cultivar sua amizade mas não deu. Desligue-a do seu pensamento, até porque você não é pessoa má. Não deseje a ela nada mal. Não permita que esse e outros sentimentos ruins divaguem em seu coração. Deseje felicidade a ela e a todos, dessa forma você será feliz...


Nenhum comentário:

Postar um comentário