As imagens, por mais que choquem, não são maiores do que a crueldade política da escravidão. Por isso, quando você ver o racismo, condene, execre. Faça desse ato um ato político sem esperar pelo "lugar de fala". Esse "lugar de fala" é do homem. Aboliram a escravidão, mas os escravos negros continuaram da cozinha para o quintal. Não houve política pública. Surgiram as favelas... Tempos atrás, conversando com uma nisiaflorestense, ela me contou que nos anos 50, quando tinha 10 anos, se recorda de sua mãe e muitas pessoas de cor, empregadas domésticas em Papari, as quais eram tratadas como se fossem bichos. Não podiam se aproximar da sala. Entendem, agora, a razão das Cotas nas universidades?




Nenhum comentário:
Postar um comentário