Observando esse livro de heráldica damo-nos com Benjamin Franklin Torreão de Barros, bacharel em Ciências Sociaes e Jurídicas pela faculdade de direito da cidade do Recife, adido de primeira classe á legação brasileira na republica oriental do Uruguay, filho legítimo de Bento José Fernandes de Barros, comendador da ordem de Cristo e da Ordem da Rosa, e de D. Joaquina Brazileira Torreão de Barros (ela, descendente do mesmo tronco de Nísia Floresta, valendo ressaltar o uso do nome "Brazileira", tão comum a inúmeros outros parentes).
Benjamin é neto pela parte paterna do capitão Bento José Fernandes de Barros, e de sua mulher D. Anna Rita Freire de Azevedo; e pela parte materna de Brazilio Quaresma, ex-presidente da província do Rio Grande do Norte e da Paraíba, ex-deputado á assembleia geral legislativa pela dita província do Rio Grande do Norte, e de sua mulher D. Anna Catharina de Barros Torreão; bisneto por parte paterna de Manuel José Fernandes, e de sua mulher D. Maria Josepha de Barros, da cidade de Lisboa : também bisneto do capitão-mor Bento Freire do Revoredo, e de sua mulher D. Mônica da Rocha Bezerra, ambos naturais da província do Rio-grande do Norte; terceiro neto do capitão Diogo Marques de Revoredo, e de sua mulher D. Timothea Freire : também terceiro neto do Capitão Leonardo Pinheiro Teixeira, e de sua mulher D. Maria Borges da Rocha Bezerra, naturais do Rio Grande do Norte.
Fonte: Visconde de Sanches de Baena. Archivo Heraldico-Genealógico contendo noticias histórico-heráldicas, genealogias e duas mil quatrocentas cincoenta e duas cartas de brazão d’armas, das familias que em Portugal as requereram e obtiveram e a explicação das mesmas famílias em um índice heráldico com um apêndice de cartas de brasão passadas no Brazil depois do acto da independência do império. Lisboa: Typographia Universal de Thomas Quintino Antunes, Impressor da Casa Real, 1872. p. CXCVIII.
OBS. NOS PRÓXIMOS DIAS ESTAREI DISSECANDO CADA FIGURA AQUI MENIONADA, INCLUSIVE ALGUMAS TRAZEM ALGUNS EQUÍVOCOS EM SEUS NOMES.

Nenhum comentário:
Postar um comentário