FACHEIRO
Esse é o facheiro, cacto típico do Nordeste e áreas de estiagem de vários países da América do Sul e do Norte. Dia desses mostrei aqui mesmo o “Cardeiro” e seu fruto, mas são bem diferentes. O Facheiro tem milhares de espinhos direcionados para todos os lados. É impossível tocar em seus galhos e tronco. Isso já não acontece ao Cardeiro, que é menos espinhoso, mas ambos são perigosos, pois a qualquer descuido, espetam e sempre quebram sob a pele. Se o espinho ficar com a ponta exposta, tira-se com pinça, mas se não ficar exposta tem que esperar o organismo expulsar. Sempre inflama o local espetado.
Enquanto o fruto do Cardeiro é vermelho por fora e a polpa é branca, suculenta, muito doce e repleta de micro-sementes pretas, o fruto do Facheiro é duplamente vermelho por fora e sua polpa é duplamente vermelha, levemente adocicada, babenta e com micro-sementes pretas. Antes de amadurecer, tem a cor verde. O fruto do Facheiro parece excelente para diabéticos.
Nos últimos 20 anos tenho observado que gastrônomos, cozinheiros e nutricionistas têm direcionado um olhar diferente para os mais diversos cactos do Nordeste. Desse modo é possível encontrar em alguns restaurantes pratos salgados feitos com a polpa dos galhos desses cactos, além de doces diversificados e até sorvete dessa polpa. O fruto também permite excelentes sorvetes e picolés, inclusive é possível apreciá-lo na Sorveteria Tropical, ali na avenida Rodrigues Alves, centro de Natal.
O Facheiro também é excelente planta ornamental, pois é muito imponente. Sua flor é belíssima e chama a atenção, pois é grande e espalhada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário