ANTES DE LER É BOM SABER...

Contato (Whatsapp) 84.99903.6081 - e-mail: luiscarlosfreire.freire@yahoo.com. Ou pelo formulário no próprio blog. Este blog, criado em 2009, é um espaço intelectual, dedicado à reflexão e à divulgação de estudos sobre Nísia Floresta Brasileira Augusta, sem caráter jornalístico. Luís Carlos Freire é bisneto de Maria Clara de Magalhães Peixoto Fontoura (*1861 +1950 ), bisneta de Francisca Clara Freire do Revoredo (1760–1840), irmã da mãe de Nísia Floresta (1810-1885, Antônia Clara Freire do Revoredo - 1780-1855). Por meio desta linha de descendência, Luís Carlos Freire mantém um vínculo sanguíneo direto com a família de Nísia Floresta, reforçando seu compromisso pessoal e intelectual com a memória da escritora. (Fonte: "Os Troncos de Goianinha", de Ormuz Barbalho, diretor do IHGRN; disponível no Museu Nísia Floresta, RN.) Luís Carlos Freire é estudioso da obra de Nísia Floresta e membro de importantes instituições culturais e científicas, como a Comissão Norte-Riograndense de Folclore, a Sociedade Científica de Estudos da Arte e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Os textos também têm cunho etnográfico, etnológico e filológico, estudos lexicográficos e históricos, pesquisas sobre cultura popular, linguística regional e literatura, muitos deles publicados em congressos, anais acadêmicos e neste blog. O blog reúne estudos inéditos e pesquisas aprofundadas sobre Nísia Floresta, o município homônimo, lendas, tradições, crônicas, poesias, fotografias e documentos históricos, tornando-se uma referência confiável para o conhecimento cultural e histórico do Rio Grande do Norte. Proteção de direitos autorais: Os conteúdos são de propriedade exclusiva do autor. Não é permitida a reprodução integral ou parcial sem autorização prévia, exceto com citação da fonte. A violação de direitos autorais estará sujeita às penalidades previstas em lei. Observação: comentários só serão publicados se contiverem nome completo, e-mail e telefone.

sábado, 24 de abril de 2021

Livro "História de São José de Mipibu", Gilberto Guerreiro Barbalho

 LIVRO HISTÓRIA DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU

Em 1992, tendo chegado à região, tive acesso aos arquivos antigos da Prefeitura Municipal de São José do Mipibu, município do Rio Grande do Norte. A maioria eram manuscritos. Alguns em perfeito estado, outros, precários, mas mesmo assim debrucei-me um bom período sobre os mesmos. Ao longo dos anos tenho observado diversas pessoas interessadas em ler este livro "História de São José de Mipibu", Gilberto Guerreiro Barbalho, mas enfrentam a dificuldade de lidar com o acesso. A obra foi publicada há 63 anos, ou seja, há mais de meio século. Já é de domínio público, mas nunca foi digitalizada até então. É obra rara. Vejo-a como a compilação mais rica até hoje, considerando que o autor teve acesso a documentos mais substanciais, amplos e em melhor estado do que encontrei. Insuperável. Por mais que alguns pesquisadores tenham escrito, principalmente em jornais ou livros. Digo isso porque quem escreveu depois o fez sob duas possibilidades: ter lido este livro ou não ter lido. E quem não o leu não pode ter dito muito. Dessa forma esta obra segue valiosa e inédita para boa parte dos mipibuenses. Se em 1992 encontrei material precioso nos arquivos da Prefeitura Municipal, imagine como Gilberto Barbalho o encontrou. Pois bem, diante da dificuldade de acesso a esta obra, pela primeira vez ela é apresentada no formato digitalizado. O meu livro - físico - se despedaçou, por mais que eu tivesse todo o cuidado quando o digitalizei. Mas saber que atingirá a todas as pessoas é algo muito mais superior e importante. Trata-se da fonte mais rica de conhecimentos históricos sobre os primórdios de São José do Mipibu, escrita, inclusive, nos devidos moldes científicos.  Luís Carlos Freire



 



 

 

 
 
 









































































































































FIM
Situação que ficou o meu livro após o registro fotográfico de cada página, mas valeu a pena, pois será útil a muitas pessoas!