1942 |
Essa construção é uma das maravilhas do modernismo brasileiro – verdadeira referência para o Brasil quando o assunto se trata das primeiras edificações modernistas nacionais. Na realidade, o texto que se seguirá abaixo se baseia mais nas imagens que no próprio prédio atual, que está muito descaracterizado. Essa obra detém uma singularidade excepcional. E é admirável que há 80 anos, tenha chegado à pacata Natal uma proposta tão a frente do tempo.
Prédio da CAERN aos dias 2 de dezembro de 2016 |
O prédio é
tão belo e visionário que permanece numa atualidade incrível, não
fosse os danos sofridos. É INACREDITÁVEL QUE HOMENS PÚBLICOS –
GOVERNANTES – TIVERAM A ESTUPIDEZ DE MATAR ESSE MONUMENTO RARO DO
MODERNISMO NO RIO GRANDE DO NORTE, MARCO DA RUPTURA COM O
CLASSICISMO.
Costumo
sempre lembrar que o RN é palco de pioneirismos. A primeira
feminista, abolicionista, republicana, indianista e reformadora da
educação brasileira, por nome Nísia Floresta; a primeira prefeita
da América Latina: Alzira Soriano; a primeira eleitora do Brasil:
Celina Guimarães; a primeira fábrica da Coca Cola; os primeiros
voos aéreos do mundo (que desciam na hoje Parnamirim) etc etc etc.
Para
termos ideia de o quanto foi ousada a proposta do prédio da atual
CAERN/RIBEIRA, basta retroceder no tempo e visualizarmos a PRIMEIRA
CASA MODERNISTA DO BRASIL – A FAMOSA CASA DA RUA SANTA CRUZ,
EM
SÃO PAULO/SP,
de autoria do arquiteto de origem russa GREGORI
WARCHAVCHIK
(1896–1972), projetada em 1927 e construída em 1928, é
considerada a primeira obra de arquitetura moderna implantada no
Brasil.
PRIMEIRA CASA MODERNISTA DO BRASIL - SÃO PAULO - 1928 |
PRIMEIRA CASA MODERNISTA DO BRASIL - SÃO PAULO - 1928 |
PRIMEIRA CASA MODERNISTA DO BRASIL - SÃO PAULO - 1928 |
PRIMEIRA CASA MODERNISTA DO BRASIL - 1928 - SÃO PAULO (FOTO ATUAL) |
Neste período, São Paulo passava por um intenso processo de industrialização e urbanização, com a formação de uma burguesia sintonizada com os costumes da belle époque parisiense e a intensificação de imigração para fornecimento de mão-de-obra fabril, refletidas na criação de bairros inteiramente novos. A referida casa assustou os conservadores.
A
propósito, há forte semelhança dessa casa com o prédio da
CAERN/RIBEIRA. E o mais curioso é qua a obra de Natal não veio
tarde, como se pode supor. Ela se concretizou 9 anos depois da casa
paulista. Ou seja, em 1937. Mas, considerando a ideia de que Natal
ainda era muito provinciana à época, fica evidente a vanguarda
potiguar, os quais não ficaram a dever nada ao modernismo paulista.
Se bem que falamos de algo mundial. O próprio WARCHAVCHIK
recebeu
forte influência de LE CORBUSIER. Mas
também não pensemos que esse modernismo foi recebido de braços
abertos. Com certeza muitos torceram os narizes, apegados
à
velha arquitetura.
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