ANTES DE LER É BOM SABER...

CONTATO: (Whatsapp) 84.99903.6081 - e-mail: luiscarlosfreire.freire@yahoo.com. Este blog - criado em 2008 - não é jornalístico. Fruto de um hobby, é uma compilação de escritos diversos, um trabalho intelectual de cunho etnográfico, etnológico e filológico, estudos lexicográficos e históricos de propriedade exclusiva do autor Luís Carlos Freire. Os conteúdos são protegidos. Não autorizo a veiculação desses conteúdos sem o contato prévio, sem a devida concordância. Desautorizo a transcrição literal e parcial, exceto breves trechos isolados, desde que mencionada a fonte, pois pretendo transformar tais estudos em publicações físicas. A quebra da segurança e plágio de conteúdos implicarão penalidade referentes às leis de Direitos Autorais. Luís Carlos Freire descende do mesmo tronco genealógico da escritora Nísia Floresta. O parentesco ocorre pelas raízes de sua mãe, Maria José Gomes Peixoto Freire, neta de Maria Clara de Magalhães Fontoura, trineta de Maria Jucunda de Magalhães Fontoura, descendente do Capitão-Mor Bento Freire do Revoredo e Mônica da Rocha Bezerra, dos quais descende a mãe de Nísia Floresta, Antonia Clara Freire. Fonte: "Os Troncos de Goianinha", de Ormuz Barbalho, diretor do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, um dos maiores genealogistas potiguares. O livro pode ser pesquisado no Museu Nísia Floresta, no centro da cidade de nome homônimo. Luís Carlos Freire é estudioso da obra de Nísia Floresta, membro da Comissão Norte-Riograndense de Folclore, sócio da Sociedade Científica de Estudos da Arte e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Possui trabalhos científicos sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, publicados nos anais da SBPC, Semana de Humanidade, Congressos etc. 'A linguagem Regionalista no Rio Grande do Norte', publicados neste blog, dentre inúmeros trabalhos na área de história, lendas, costumes, tradições etc. Uma pequena parte das referidas obras ainda não está concluída, inclusive várias são inéditas, mas o autor entendeu ser útil disponibilizá-las, visando contribuir com o conhecimento, pois certos assuntos não são encontrados em livros ou na internet. Algumas pesquisas são fruto de longos estudos, alguns até extensos e aprofundados, arquivos de Natal, Recife, Salvador e na Biblioteca Nacional no RJ, bem como o A Linguagem Regional no Rio Grande do Norte, fruto de 20 anos de estudos em muitas cidades do RN, predominantemente em Nísia Floresta. O autor estuda a história e a cultura popular da Região Metropolitana do Natal. Há muita informação sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, o município homônimo, situado na Região Metropolitana de Natal/RN, lendas, crônicas, artigos, fotos, poesias, etc. OBS. Só publico e respondo comentários que contenham nome completo, e-mail e telefone.

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

ACTA NOTURNA – SOCORRO TRINDADE – MEIO SÉCULO DE UMA HISTÓRIA GUARDADA NO ARMÁRIO – 26.8.2019



ACTA NOTURNA – SOCORRO TRINDADE – MEIO SÉCULO DE UMA HISTÓRIA GUARDADA NO ARMÁRIO – 26.8.2019

Quem vê Socorro Trindade recolhida em seu cadinho logo à entrada de Nísia Floresta, talvez saiba que ela é escritora. Uma minoria tem conhecimento de que um dia ela foi escritora aclamada e professora nas universidades federais do Rio Grande do Norte e do Rio de Janeiro. Mas quase ninguém sabe que ali mora uma rainha... ou melhor a rainha da cana de açúcar. Quem sabe dessa página da história são pessoas com seus setenta anos de idade adiante. Para entender a história, vamos retroagir no tempo... 
 
O viço da mocidade ofertou a Socorro Trindade uma beleza singular. Ela roubava a cena quando transitava pelas ruas de Floresta. Com o fim da adolescência foi estudar em Natal e o fato se tornou gancho para uma experiência curiosa de sua vida. Tudo começou com pessoas querendo saber quem era a moça tão atraente. Os rapazes faziam todo tipo de corte, mas ela não se curvava a nenhum. Estava ali para estudar. Mas os burburinhos continuaram, despertando os “olheiros” da época.
 

Em 1967, portanto, há 52 anos, seus pais receberam um grupo de senhores que se deslocaram até a residência da bela jovem, em Nísia Floresta, para exclusivamente convidá-la a concorrer ao concurso “Rainha da Cana-de-Açúcar”, evento tradicional e disputado que ocorria em Ceará - Mirim. Ela contava 17 anos de idade. A princípio não aceitou, mas cedeu às insistências. O concurso era organizado por uma espécie de associação de usineiros e produtores de cana de açúcar. Todos os municípios potiguares produtores de cana de açúcar participavam. As emissoras de rádio divulgavam amplamente o evento.
 
O certame tinha uma aura de concurso de miss, devido ao glamour. As candidatas representavam os municípios onde moravam. Havia muita disputa e intrigas típicas desses acontecimentos que envolvem beleza. As moças potiguares aguardavam com êxtase o dia da inscrição, embora não foi o caso de Socorro Trindade, a qual foi descoberta por olheiros, sem imaginar a existência do concurso. “Nunca fui ligada a isso... se fosse hoje, jamais teria participado”, contou-me.
 

No dia do concurso comitivas das cidades envolvidas se deslocavam em peso à terra de engenhos. Era prefeito de Papari o senhor Wilson de Oliveira, presença marcante no evento. Ceará-Mirim ficava pequena para tanta gente. No centro do clube era montada uma passarela cercada de mesas e cadeiras. Enquanto as candidatas desfilavam, as famílias, autoridades políticas, os empresários e fazendeiros apreciavam e consumiam comes e bebes no espaço decorado com imponência. A festa tinha uma conotação puramente familiar. Autoridades políticas davam o retoque final, com direito a presença do governador Walfredo Dantas Gurgel.
 
Dona Conceição Trindade, mãe de Socorro, mandou fazer um vestido verde-cana com detalhes em branco, apliques de lantejoulas, cristais, e uma luva de pulso, bordada com pedrarias. Houve um boom acerca desse vestido. Espécie de aura nupcial. Pessoas estranhas à família não poderiam vê-lo. O assunto passeava de casa em casa, de rua em rua, na praças, nas esquinas, no comércio. Pudera! Papari cheirava a floresta e curral. Os poucos nativos que tinham aparelho de rádio acompanhavam as notícias com curiosidade.
 

E foi justamente nesse verão de 1967 que Socorro Trindade roubou a cena, coroada Rainha da Cana de Açúcar. A coroa e a faixa lhe foram colocadas por uma importante autoridade política, cujo nome ela não se recordou durante a conversa. “Quando retornei a Nísia Floresta não se falava n’outra coisa... a cidade era pacata... o episódio foi um acontecimento muito significativo para o contexto daquela época... virei o centro das atenções, o assunto foi comentado até na igreja, era todo mundo me dando os parabéns e me visitando... virei uma rainha mesmo”, explicou Socorro Trindade em 2015, narrando alguns fatos da sua vida ao autor desse blog. A fase de rainha passou, dando lugar à escritora que brotaria lentamente, cuja história está publicada na ACTA NOTURNA DO DIA 25.8.2019.
 

O fato de ela ter me mostrado o seu famoso vestido de “Rainha da Cana de Açúcar”, e permitido fotografá-lo ao seu lado, contando minúcias sobre o episódio, foi um feito extraordinário para quem escolheu a reclusão e o silêncio como seus companheiros atuais. A peça, sepultada num antiqüíssimo guarda-roupa de madeira de lei, foi retirada por suas próprias mãos após mais de meio século. Assim exumou-se a história. 
 
Hoje, ninguém pode desconhecer que na entrada da cidade, além de residir a escritora que promoveu polêmica com livro audacioso em plena Ditadura Militar, mora a “Rainha da Cana-de-Açúcar” do ano de 1967. Saibam todos quantos possam conhecer essa história que todos nós somos livros, e mesmo fechados guardamos história, e que ouro algum paga a emoção de abri-lo e disponibilizá-lo a quantos puderem lê-lo, principalmente pelo ineditismo que se encerra neste exato momento.
 






















4 comentários:

  1. Boa noite como faço para ter contato com a escritora Socorro Trindade?
    A conheci no Rio de Janeiro com uma amiga em comum nossa e gostaria de entrar em contato com ela. Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Desculpe, mas vi agora o seu contato. Me mande todos os seus contatos que eu repassarei neste exato momento para uma vizinha dela, que foi minha aluna e terá o maior prazer em fazer tal gentileza. Obrigado pela apreciação ao blog.

      Excluir
    2. Boa tarde! Desculpe, mas vi agora o seu contato. Me mande todos os seus contatos que eu repassarei neste exato momento para uma vizinha dela, que foi minha aluna e terá o maior prazer em fazer tal gentileza. Obrigado pela apreciação ao blog.

      Excluir
  2. Minha querida Socorro. Gostava muito de conversar com ela, que não bebia, no Bar da Arleide e do Fernando no.Andarai. Espero que esteja tudo bem com ela.

    ResponderExcluir