ANTES DE LER É BOM SABER...

Contato (Whatsapp) 84.99903.6081 - e-mail: luiscarlosfreire.freire@yahoo.com. Ou pelo formulário no próprio blog. Este blog, criado em 2009, é um espaço intelectual, dedicado à reflexão e à divulgação de estudos sobre Nísia Floresta Brasileira Augusta, sem caráter jornalístico. Luís Carlos Freire é bisneto de Maria Clara de Magalhães Peixoto Fontoura (*1861 +1950 ), bisneta de Francisca Clara Freire do Revoredo (1760–1840), irmã da mãe de Nísia Floresta (1810-1885, Antônia Clara Freire do Revoredo - 1780-1855). Por meio desta linha de descendência, Luís Carlos Freire mantém um vínculo sanguíneo direto com a família de Nísia Floresta, reforçando seu compromisso pessoal e intelectual com a memória da escritora. (Fonte: "Os Troncos de Goianinha", de Ormuz Barbalho, diretor do IHGRN; disponível no Museu Nísia Floresta, RN.) Luís Carlos Freire é estudioso da obra de Nísia Floresta e membro de importantes instituições culturais e científicas, como a Comissão Norte-Riograndense de Folclore, a Sociedade Científica de Estudos da Arte e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Os textos também têm cunho etnográfico, etnológico e filológico, estudos lexicográficos e históricos, pesquisas sobre cultura popular, linguística regional e literatura, muitos deles publicados em congressos, anais acadêmicos e neste blog. O blog reúne estudos inéditos e pesquisas aprofundadas sobre Nísia Floresta, o município homônimo, lendas, tradições, crônicas, poesias, fotografias e documentos históricos, tornando-se uma referência confiável para o conhecimento cultural e histórico do Rio Grande do Norte. Proteção de direitos autorais: Os conteúdos são de propriedade exclusiva do autor. Não é permitida a reprodução integral ou parcial sem autorização prévia, exceto com citação da fonte. A violação de direitos autorais estará sujeita às penalidades previstas em lei. Observação: comentários só serão publicados se contiverem nome completo, e-mail e telefone.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

RESPOSTA DA ARQUIDIOCESE DE NATAL SOBRE A DENÚNCIA DA DESCARACTERIZAÇÃO DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DO Ó - NÍSIA FLORESTA




Natal, 4 de dezembro de 2019


Prezado Luis Carlos Freire,

A arquidiocese de Natal e o Arquivo Metropolitano da Arquidiocese de Natal (AMAN) tomaram ciência das criticas e sugestões que o senhor fez acerca das reformas da Igreja de Nossa Senhora do Ó em Nísia Floresta. Gostaríamos de agradece-lo pela generosa contribuição, que nos ajuda a ficarmos atentos para a questão da preservação dos Bens Culturais da Igreja. Criticas como as suas nos ajudam a alerta e sensibilizar o clero para esta pauta tão importante.
O Arquivo Metropolitano da Arquidiocese de Natal tem feito o possível, sempre dentro de nossas poucas possibilidades, para fomentar politicas institucionais de preservação dos Bens Culturais da Igreja. Desde 2018 começou a implantação das disciplinas de Bens Culturais da Igreja I e Bens Culturais da Igreja II. A primeira disciplina foca na sensibilização e educação patrimonial do futuro clero e a segunda disciplina prioriza a gestão dos bens e os mesmo como objetos de pesquisa. A culminância das disciplinas ocorrem sempre no fim do ano.
Em 17 de dezembro de 2019 ocorrerá a segunda edição do Colóquio de Bens Culturais da Igreja no Rio Grande do Norte. A partir das 9h teremos o minicurso de Gestão de Arquivos Eclesiásticos e ás 14h uma mesa redonda sobre Gestão dos Bens Culturais da Igreja, ambas as atividades ocorrerão no auditório do Seminário de São Pedro. 
A Inscrição para o evento pode ser feita pelo link a seguir: 

Em nosso blog o senhor poderá conhecer um pouco mais do trabalho que estamos desenvolvendo. Link a seguir:
Obrigado pelas contribuições. 
Atenciosamente. 
Equipe AMAN 
Ir. Vilma Lúcia de Oliveira FDC
COORDENADORA GERAL DO ARQUIVO METROPOLITANO DA ARQUIDIOCESE DE NATAL
Poliana Cláudia Martins da Silva Dantas
DIRETORA DE CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO ARQUIVO METROPOLITANO DA ARQUIDIOCESE DE NATAL 
Cláudio Correia de Oliveira Neto 
DIRETOR DE PESQUISA E DIFUSÃO DO ARQUIVO DA ARQUIDIOCESE DE NATAL









Nenhum comentário:

Postar um comentário