ANTES DE LER É BOM SABER...

CONTATO: (Whatsapp) 84.99903.6081 - e-mail: luiscarlosfreire.freire@yahoo.com. Este blog - criado em 2008 - não é jornalístico. Fruto de um hobby, é uma compilação de escritos diversos, um trabalho intelectual de cunho etnográfico, etnológico e filológico, estudos lexicográficos e históricos de propriedade exclusiva do autor Luís Carlos Freire. Os conteúdos são protegidos. Não autorizo a veiculação desses conteúdos sem o contato prévio, sem a devida concordância. Desautorizo a transcrição literal e parcial, exceto breves trechos isolados, desde que mencionada a fonte, pois pretendo transformar tais estudos em publicações físicas. A quebra da segurança e plágio de conteúdos implicarão penalidade referentes às leis de Direitos Autorais. Luís Carlos Freire descende do mesmo tronco genealógico da escritora Nísia Floresta. O parentesco ocorre pelas raízes de sua mãe, Maria José Gomes Peixoto Freire, neta de Maria Clara de Magalhães Fontoura, trineta de Maria Jucunda de Magalhães Fontoura, descendente do Capitão-Mor Bento Freire do Revoredo e Mônica da Rocha Bezerra, dos quais descende a mãe de Nísia Floresta, Antonia Clara Freire. Fonte: "Os Troncos de Goianinha", de Ormuz Barbalho, diretor do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, um dos maiores genealogistas potiguares. O livro pode ser pesquisado no Museu Nísia Floresta, no centro da cidade de nome homônimo. Luís Carlos Freire é estudioso da obra de Nísia Floresta, membro da Comissão Norte-Riograndense de Folclore, sócio da Sociedade Científica de Estudos da Arte e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Possui trabalhos científicos sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, publicados nos anais da SBPC, Semana de Humanidade, Congressos etc. 'A linguagem Regionalista no Rio Grande do Norte', publicados neste blog, dentre inúmeros trabalhos na área de história, lendas, costumes, tradições etc. Uma pequena parte das referidas obras ainda não está concluída, inclusive várias são inéditas, mas o autor entendeu ser útil disponibilizá-las, visando contribuir com o conhecimento, pois certos assuntos não são encontrados em livros ou na internet. Algumas pesquisas são fruto de longos estudos, alguns até extensos e aprofundados, arquivos de Natal, Recife, Salvador e na Biblioteca Nacional no RJ, bem como o A Linguagem Regional no Rio Grande do Norte, fruto de 20 anos de estudos em muitas cidades do RN, predominantemente em Nísia Floresta. O autor estuda a história e a cultura popular da Região Metropolitana do Natal. Há muita informação sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, o município homônimo, situado na Região Metropolitana de Natal/RN, lendas, crônicas, artigos, fotos, poesias, etc. OBS. Só publico e respondo comentários que contenham nome completo, e-mail e telefone.

terça-feira, 22 de junho de 2021

Psicopatas quase invisíveis entre nós, é importante nos precavermos...

Personagem Norman Bates (Psicose)

PSICOPATAS QUASE INVISÍVEIS ENTRE NÓS - É IMPORTANTE NOS PRECAVERMOS...
 
Com o episódio desse rapaz psicopata fazendo estragos - brincando com a polícia de Brasília e Goiás - permitindo que o Brasil assista de camarote ao despreparo das polícias - lembrei-me de um livro que li há uns dez anos, intitulado “Mentes Perigosas”, de Ana Beatriz Barbosa da Silva. A obra esclarece que, diferente do que eu pensava até àquela ocasião, há muitos tipos de psicopatas. Há os que matam e os que prejudicam drasticamente outras pessoas, imputando-lhes marcas indeléveis.
Como uma das características desses doentes é a total indiferença aos sentimentos alheios, quando não matam, eles produzem estragos irreparáveis sem qualquer piedade ou compaixão. É muito importante tentar identificar um psicopata, pois em o identificando, você se precave. Nem todos são perigosos iguais a Lázaro, mas incomodam muito.
 
Segundo a especialista, os psicopatas também se encaixam no perfil de pessoas com histórico de enganadores, usurpadores, corruptos e outros submundos humanos. Gente que pede um cartão de crédito emprestado, faz uma compra do tamanho do mundo e desaparece, deixando o prejuízo. Gente que cria situações de piedade e compaixão para consigo, visando se beneficiar materialmente e até a ‘tripa gaiteira’ do próximo sem externar qualquer pista de sua trama. Gente que cria uma cadeia de estratégias, coloca todos contra todos e simula também ser uma vítima, sendo beneficiada por alguma razão. Gente que constrói um namoro de internet, com impressão 100% de idoneidade, e à primeira oportunidade saqueia tudo o que o (a) outro (a) tem. babões e puxa-sacos são exímios psicopatas, pois eles são capazes de tudo para tirar de seu caminho quem ameaça o seu trono perante os chefes. A maioria das pessoas corruptas são psicopatas. É muito grande o rastro de destruição e danos causados por psicopatas, de acordo com os estudiosos.
 
Engana-se quem pensa que psicopatas são única e exclusivamente assassinos como Lázaro. Psicopatas/sociopatas também são aqueles que compram o corpo alheio para sevícias, que oferecem dinheiro e emprego a troco de sexo, que compram pessoas diante de sua incapacidade de conquista por intermédio da beleza, da palavra, do charme etc. Outros psicopatas amam fazer o outro sofrer, amam machucar psicologicamente, pois isso o alimenta. E cumprem esse papel com maestria, pois é sua especialidade. 
 
A psicopatia, segundo a estudiosa acima, obedece a níveis. Uns são elevados, outros médios, outros mais fracos, portanto, dependendo da ação do psicopata, constata-se tais níveis. O psicopata que não mata, tende a levar outros à depressão, ao suicídio, à loucura, ao sentimento de inferioridade ou subserviência. Alguns atingem uma capacidade tão inusitada de persuasão, que tornam outras pessoas uma espécie de escravos e serviçais, cuja vítima não se dá conta. Ele jamais entra numa situação se não preparar muito bem o terreno para que a sua investida seja certeira. Sua tendência é dizimar, destruir, prejudicar, usar o próximo e seguir a vida como se nada tivesse feito, sempre atrás de nova vítima. Por psicopata entendam - obviamente - que me refiro a homens e mulheres.
 
Você talvez estranhe, mas uma parcela de políticos brasileiros, pessoas poderosas, autoridades com cargos de chefia são psicopatas/sociopatas de carteirinha e transitam bem na fita sem que seu intento seja notado com a notoriedade que deveria. Falta a muitos desses senhores o senso de responsabilidade moral ou consciência. Eles normalmente chegam ao poder às custas de tramas, por ter passado alguém para trás sem que isso tenha sido percebido, pois muitos são doces e aparentemente gentlemanes. Eles são especialistas em puxar tapetes, tirar pessoas (obstáculos) do caminho, babar alguém etc. No caso dos políticos, eles prometem que, eleitos, mudarão a vida do bairro, da vila, da cidade, mas quando eleitos, desaparecem e se associam ao poder podre, pois o seu objetivo camuflado sempre foi esse. No caso dos políticos, eles mudam de cidade ou correm para um condomínio para se afastar dos que o elegeram e, com certeza, o incomodariam muito.
 

 
Enquanto o político sério, exposto ao povo, se dedica a criar políticas públicas que tragam cidadania ao seu povo, o político psicopata/sociopata cria blindagens para que o povo não chegue a ele, tudo isso às custas de uma rede de babões. Tais indivíduos são meticulosos em arquitetar situações para sempre dar a entender que não tiveram culpa, que são inocentes, que houve engano diante de qualquer indício, enfim sempre saem bem na fita. Uma mente sã, por mais inteligente que seja, não reúne condições dessas artimanhas, dessas coisas ladinas, dessas argúcias, pois a mente sã não tem o desvio psicopático.
Psicopatas são muito inteligentes, boa parte é extremamente vaidosa (entendam por vaidade uma gama de coisas, nem sempre a aparência física). Eles têm uma inteligência especial, mesmo dentro de suas limitações e até mesmo na sua falta de limites. Por inteligente não entenda apenas um intelectual, um erudito, mas quem reúne, dentro de suas limitações, esperteza, visão, lógica, malícia etc. E tais características não tem sexo, cor, condição social etc. O psicopata tem espírito de liderança, ele convence facilmente, pois normalmente é muito articulado, possui bom vocabulário, aparenta ser muito humano etc, pois são tais características que atrairão vítimas. O psicopata só tende a matar - ou desaparecer de cena - quando a casa cai, quando é encurralado, daí ele vai aos extremos. Ele é 8 ou 80. Mas mesmo assim, é sereno para tentar ter o comando da situação. Ele não perde o controle. Aliás, estar no controle é a sua busca constante.
 
Psicopatas costumam arrastar para o seu lado pessoas que de fato são respeitáveis, pois isso agrega valor à sua pessoa e aos seus intentos. Psicopatas costumam arrastar instituições para o seu lado, é por isso que vimos tantos escândalos envolvendo igrejas, agremiações esportivas, Ong’s, etc. É exatamente por reunir tais artimanhas que muitos sociopatas chegam facilmente ao poder como vereadores, prefeitos, deputados, senadores e até mesmo presidente (como o atual exemplo).
 
Dia desses eu conversava com uma historiadora entristecida pela decadência dos festejos juninos de sua cidade. Ela dizia - nostalgicamente - que a festa junina do lugar onde nascera tinha se transformado numa “coisa”. O evento é religioso, pois Santo Antônio é o padroeiro do município. Ela contou que antes havia fogueiras durante todo o mês de junho, pau de sebo, brincantes de quadrilhas que dançavam todas as noites, brincadeiras juninas diversas, fogos de artifício, leilões, todo o tipo de gastronomia feita à base de milho, grupos de cantores etc. Mas a essência da festa tinha morrido. O evento, agora, era comandado pelas grandes marcas de cervejas e outras bebidas alcoólicas, shows gigantescos com bandas de outros estados tomaram o espaço dos artistas da terra, a cidade ficou pequena para tanto carro estacionado nas calçadas, cujos jovens amanheciam o dia bêbados pelas proximidades, vomitando, dormindo nas calçadas, fazendo sexo praticamente explicito debaixo das marquises etc.
 
Eu usei o mesmo raciocínio aplicado aos psicopatas;sociopatas para explicar para essa amiga o que causava aquilo. Disse-lhe mais ou menos assim “minha querida, eu também sinto muito, mas tudo isso é uma soma de culpas. Na realidade os maiores culpados são as autoridades, a começar pelos próprios padres que cedem ao clamor do capitalismo, dos modismos, do marketing. Esses sacerdotes, assim como os psicopatas, estão interessados num bem maior, e no caso dos padres, esse bem é o dinheiro (quanto mais, melhor). Eles fingem não perceber o estrago que fazem. São indiferentes, pois são sociopatas/psicopatas.
 
Por que eles não se empenham em fazer o diferencial? Por que não chamam o povo e perguntam “como era antes?”, “vamos resgatar essas tradições?”, “vamos reunir as autoridades, os comerciantes, os fiéis e resgatar essa festa com as características de antes?” etc. E os vereadores da cidade? Com certeza eles tem conhecimento dessa perda da identidade da festa. Por que eles não se empenham em resgatá-la nos conformes tradicionais? Ninguém está falando de congelar/engessar o passado, mas de preservar um patrimônio. Isso é eterno.
 
Se a cultura popular de sua cidade está morrendo, há uma gama de sociopatas/psicopatas culpados. Eles são indiferentes à sua nostalgia, assim como o psicopata Lázaro é indiferente a tudo o que faz. E estão preocupados em ganhar o excelente salário no final do mês, e mais nada. As suas lembranças do passado, a sua saudade, a sua vontade de resgatar as fogueiras, o pau de sebo, as quadrilhas etc são preciosas para todo o povo, mas não importam para eles, pois não lhe dizem nada. O foco do psicopata - nesse caso - é o dinheiro oriundo de sua articulação política. Esse mesmo raciocínio é usado para os prefeitos e assim sucessivamente. Eles não querem saber que aquele evento precisa ser restaurado, pois do jeito que está, está bom para ele. Ele ganha dinheiro com isso. Para ele está bom. O seu sentimento não lhe importa.
 
Pois bem, não pense que Lázaro está sozinho nesse universo de psicopatas/sociopatas. Há muitos Lázaro por esse mundo afora executando atrocidades talvez encobertas, talvez em vias de explodir, talvez já explodida e assim por diante. Psicopata também é quem rouba a dignidade dos outros, quem tira a paz do próximo, quem destrói vidas alheias por calúnias e outras injustiças etc. E o pior psicopata é aquele que é capaz de tudo isso sem ser notado. Como já disse acima, há níveis até de sua maldade e artimanha.
 
Os políticos e certos chefes - com as sua devidas exceções - são craques nessas práticas, pois são indiferentes ao posto de saúde sem remédios, à mulher que morreu de parto à míngua, às ruas esburacadas, a falta de emprego, aos jovens que se drogam nas praças, ao aumento de prostituição, o povo com fome etc etc etc. A dor do povo não lhe provoca a mínima piedade e compaixão, pois ele é um psicopata/sociopata. Antes de ter medo dos psicopatas mostrados nos filmes - normalmente ao estilo “mindhunter” - pode existir nesse exato momento um psicopata ao seu lado, em casa, no trabalho, governando a cidade, na polícia, dando aulas, exercendo mandato político, conduzindo um juri, chefiando, sendo chefiado etc etc etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário