ANTES DE LER É BOM SABER...

Contato (Whatsapp) 84.99903.6081 - e-mail: luiscarlosfreire.freire@yahoo.com. Ou pelo formulário no próprio blog. Este blog, criado em 2009, é um espaço intelectual, dedicado à reflexão e à divulgação de estudos sobre Nísia Floresta Brasileira Augusta, sem caráter jornalístico. Luís Carlos Freire é bisneto de Maria Clara de Magalhães Peixoto Fontoura (*1861 +1950 ), bisneta de Francisca Clara Freire do Revoredo (1760–1840), irmã da mãe de Nísia Floresta (1810-1885, Antônia Clara Freire do Revoredo - 1780-1855). Por meio desta linha de descendência, Luís Carlos Freire mantém um vínculo sanguíneo direto com a família de Nísia Floresta, reforçando seu compromisso pessoal e intelectual com a memória da escritora. (Fonte: "Os Troncos de Goianinha", de Ormuz Barbalho, diretor do IHGRN; disponível no Museu Nísia Floresta, RN.) Luís Carlos Freire é estudioso da obra de Nísia Floresta e membro de importantes instituições culturais e científicas, como a Comissão Norte-Riograndense de Folclore, a Sociedade Científica de Estudos da Arte e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Os textos também têm cunho etnográfico, etnológico e filológico, estudos lexicográficos e históricos, pesquisas sobre cultura popular, linguística regional e literatura, muitos deles publicados em congressos, anais acadêmicos e neste blog. O blog reúne estudos inéditos e pesquisas aprofundadas sobre Nísia Floresta, o município homônimo, lendas, tradições, crônicas, poesias, fotografias e documentos históricos, tornando-se uma referência confiável para o conhecimento cultural e histórico do Rio Grande do Norte. Proteção de direitos autorais: Os conteúdos são de propriedade exclusiva do autor. Não é permitida a reprodução integral ou parcial sem autorização prévia, exceto com citação da fonte. A violação de direitos autorais estará sujeita às penalidades previstas em lei. Observação: comentários só serão publicados se contiverem nome completo, e-mail e telefone.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Acta Noturna - Curiosidades sobre Nísia Floresta Brasileira Augusta - 10.10.2000


Dia desses, revisitando minhas velharias, dei-me com um detalhe que passava despercebido na primeira página de um livro de Auguste Comte, embora eu manuseasse aquela obra há muito. Só notei quando ampliei a imagem, pois a minha visão já não é mais a mesma.

Constatei nesse velho livro de autoria do filósofo francês a dedicatória que ele fez à nossa conterrânea Nísia Floresta Brasileira Augusta. Ele escreveu “À madame brasileira, affectueux hommage de l’auteur Auguste Comte’. Paris, le 15 descartey 68’.

Mais abaixo, sem data, há uma dedicatória em língua francesa, feita por Nísia Floresta para o seu irmão Joaquim Pinto Brasil. Em seguida vem outra dedicatória, datada de 18 de agosto de 1896, quando um tal Rufino A. de Almeida, dedica a mesma obra a um amigo: Miguel Gomes Teixeira Mendes.

O livro passou por quatro mãos até aquele momento. É assim... os livros vão transcendendo o tempo, encantando e reencantando quem tem o poder de entendê-lo e olhá-lo por outros ângulos. Foi o caso... L.C.F. 10.10.2000.



Nenhum comentário:

Postar um comentário