ANTES DE LER É BOM SABER...

CONTATO: (Whatsapp) 84.99903.6081 - e-mail: luiscarlosfreire.freire@yahoo.com. Este blog - criado em 2008 - não é jornalístico. Fruto de um hobby, é uma compilação de escritos diversos, um trabalho intelectual de cunho etnográfico, etnológico e filológico, estudos lexicográficos e históricos de propriedade exclusiva do autor Luís Carlos Freire. Os conteúdos são protegidos. Não autorizo a veiculação desses conteúdos sem o contato prévio, sem a devida concordância. Desautorizo a transcrição literal e parcial, exceto breves trechos isolados, desde que mencionada a fonte, pois pretendo transformar tais estudos em publicações físicas. A quebra da segurança e plágio de conteúdos implicarão penalidade referentes às leis de Direitos Autorais. Luís Carlos Freire descende do mesmo tronco genealógico da escritora Nísia Floresta. O parentesco ocorre pelas raízes de sua mãe, Maria José Gomes Peixoto Freire, neta de Maria Clara de Magalhães Fontoura, trineta de Maria Jucunda de Magalhães Fontoura, descendente do Capitão-Mor Bento Freire do Revoredo e Mônica da Rocha Bezerra, dos quais descende a mãe de Nísia Floresta, Antonia Clara Freire. Fonte: "Os Troncos de Goianinha", de Ormuz Barbalho, diretor do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, um dos maiores genealogistas potiguares. O livro pode ser pesquisado no Museu Nísia Floresta, no centro da cidade de nome homônimo. Luís Carlos Freire é estudioso da obra de Nísia Floresta, membro da Comissão Norte-Riograndense de Folclore, sócio da Sociedade Científica de Estudos da Arte e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Possui trabalhos científicos sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, publicados nos anais da SBPC, Semana de Humanidade, Congressos etc. 'A linguagem Regionalista no Rio Grande do Norte', publicados neste blog, dentre inúmeros trabalhos na área de história, lendas, costumes, tradições etc. Uma pequena parte das referidas obras ainda não está concluída, inclusive várias são inéditas, mas o autor entendeu ser útil disponibilizá-las, visando contribuir com o conhecimento, pois certos assuntos não são encontrados em livros ou na internet. Algumas pesquisas são fruto de longos estudos, alguns até extensos e aprofundados, arquivos de Natal, Recife, Salvador e na Biblioteca Nacional no RJ, bem como o A Linguagem Regional no Rio Grande do Norte, fruto de 20 anos de estudos em muitas cidades do RN, predominantemente em Nísia Floresta. O autor estuda a história e a cultura popular da Região Metropolitana do Natal. Há muita informação sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, o município homônimo, situado na Região Metropolitana de Natal/RN, lendas, crônicas, artigos, fotos, poesias, etc. OBS. Só publico e respondo comentários que contenham nome completo, e-mail e telefone.

sábado, 2 de setembro de 2023

As mulheres rendeiras de Ponta Negra



Estive com Alysgardênia, hoje, na feira “Brasil Mostra Brasil”, no Centro de Convenções de Natal. Dentre tantos produtos expostos, todos bonitos e significativos - inclusive alguns internacionais como africanos - a renda se sobressaia por seu efeito áudio visual. Duas senhoras idosas manobravam os bilros… poc poc poc poc poc poc… Não havia como não ser atraído pelos encantos das mulheres rendeiras promovendo um espetáculo gratuito de cultura popular. Para alguns, eram invisíves aquelas mulheres, mas para outros, um colírio.

Uma era a senhora Maria de Lourdes, de 89 anos de idade, a outra, Maria da Conceição, de 73 anos, ambas nativas de Ponta Negra. A banca delas é um espetáculo de cores vivas e fortes, cujas rendas se traduzem em toalhas, caminhos de mesa, vestidos, cortinas, biquínis, capas de almofadas e uma variedade de produtos.



Observar aquelas mulheres rendeiras é estar diante de um poema vivo. O encanto exercido por essa arte milenar nunca será sobrepujado. São senhoras muito simples, cuja existência foi pautada no trabalho árduo, dividido entre donas de casa, agricultoras e rendeiras, sem tempo para estudos. Elas manipulam os bilros com uma maestria incrível. E o encantamento está justamente aí, pois há uma engenharia incrível no bolinar dos dedos. Elas o fazem com tamanha engenhosidade que só seria possível entender - para os analfabetos de renda iguais a mim - se elas o fizessem em câmera lenta.

Até onde estudei, a renda surgiu nos fins da idade média, sobretudo na França, Itália, Inglaterra e Alemanha. Ela chegou ao Brasil no século XVIII, através das famílias portuguesas colonizadoras, um ofício praticado  pelas moças de fino trato  foi ressignificado pelo povo brasileiro. A curiosidade da renda é que ela parece sempre singular. Ela rouba a cena ao lado de outras obras de arte, como, por exemplo, o labirinto. 


Havia, próximo dali, uma senhora de Pernambuco, onde Alysgardênia comprou uma peça de renda renascença. Não há palavras para traduzir essa outra técnica angelical de renda, mas as mulheres rendeiras, mesmo assim, roubavam a cena, pois havia ali um quê diferente… você escutava o barulho da renda. A renda conversava com quem aparecesse. Aquele poc poc poc lhe falava línguas estranhas do Folclore.

A renda de bilros é elaborada sobre uma grande almofada de tecido,  que pode ser enchida com palha de milho, capim, crina, serragem ou algodão; tal almofada é em geral recoberta de tecido de cor suave para não “encandear” a vista (no dizer nordestino). A almofada é acomodada sobre uma cadeira, banco ou suporte de madeira. Na almofada se prende um cartão de papel grosso com o esquema (desenho) e, a partir desse desenho elas vão trançando os bilros, à medida que se prendem os compassos com alfinetes. 



Os bilros são peças de madeira, que têm o formato de pirulito (não há outra comparação). Sobre a haste enrola-se a linha para fazer a renda. Via de regra as rendeiras manipulam os bilros aos pares. É algo tão impressionante que eu não conseguiria aprender, tendo em vista a complexidade. E o que nos encanta é a desenvoltura como elas ‘brincam’ com aqueles pauzinhos. Às vezes dá impressão que as pecinhas levitam em suas mãos, sem tocar nos dedos envelhecidos do rendar…
 



























Nenhum comentário:

Postar um comentário