ANTES DE LER É BOM SABER...

Contato (Whatsapp) 84.99903.6081 - e-mail: luiscarlosfreire.freire@yahoo.com. Ou pelo formulário no próprio blog. Este blog, criado em 2009, é um espaço intelectual, dedicado à reflexão e à divulgação de estudos sobre Nísia Floresta Brasileira Augusta, sem caráter jornalístico. Luís Carlos Freire é bisneto de Maria Clara de Magalhães Peixoto Fontoura (*1861 +1950 ), bisneta de Francisca Clara Freire do Revoredo (1760–1840), irmã da mãe de Nísia Floresta (1810-1885, Antônia Clara Freire do Revoredo - 1780-1855). Por meio desta linha de descendência, Luís Carlos Freire mantém um vínculo sanguíneo direto com a família de Nísia Floresta, reforçando seu compromisso pessoal e intelectual com a memória da escritora. (Fonte: "Os Troncos de Goianinha", de Ormuz Barbalho, diretor do IHGRN; disponível no Museu Nísia Floresta, RN.) Luís Carlos Freire é estudioso da obra de Nísia Floresta e membro de importantes instituições culturais e científicas, como a Comissão Norte-Riograndense de Folclore, a Sociedade Científica de Estudos da Arte e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Os textos também têm cunho etnográfico, etnológico e filológico, estudos lexicográficos e históricos, pesquisas sobre cultura popular, linguística regional e literatura, muitos deles publicados em congressos, anais acadêmicos e neste blog. O blog reúne estudos inéditos e pesquisas aprofundadas sobre Nísia Floresta, o município homônimo, lendas, tradições, crônicas, poesias, fotografias e documentos históricos, tornando-se uma referência confiável para o conhecimento cultural e histórico do Rio Grande do Norte. Proteção de direitos autorais: Os conteúdos são de propriedade exclusiva do autor. Não é permitida a reprodução integral ou parcial sem autorização prévia, exceto com citação da fonte. A violação de direitos autorais estará sujeita às penalidades previstas em lei. Observação: comentários só serão publicados se contiverem nome completo, e-mail e telefone.

sábado, 22 de novembro de 2025

ESSA FOI A MINHA REDAÇÃO NO ENEM...

"Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira"

Quando adolescente, mesmo que não tenha sido intencional, mas algo da minha índole, somado ao que aprendi com os meus pais sem que os mesmos fossem pessoas religiosas - os quais respeitavam muito os idosos e os acolhiam sempre - fez com que eu aprendesse a enxergar o envelhecimento como uma dádiva. Enquanto outros meninos preferiam única e exclusivamente brincar na rua ou correr sem rumo, eu também era assim, mas não me privava de buscar as sombras tranquilas das varandas onde os mais velhos gostavam de se sentar.

Sempre enxerguei os velhos: seja no banco da praça, no banco de suas residências, andando nas ruas… onde estivessem, eu os enxergava. Sempre os vi como fontes inesgotáveis de sabedoria, conselheiros atentos, detentores de histórias que pareciam saídas de livros quando eu os interrogava, curioso, ávido por saber o que eles viveram no passado.

Passei horas - dias, meses até - conversando, ouvindo, rindo, admirando, anotando causos, lendas, ensinamentos e lembranças. Sempre gostei de História Oral, certamente influenciado pela mesma sensibilidade de Ecléa Bosi, que passou a vida escrevendo histórias de velhos, assim como também a grandiosa Hildegardes Vianna.

Nesses empreendimentos, eu visitava alguns idosos inúmeras vezes, retornando quantas fossem necessárias, porque alguns estavam mais esquecidos e iam se lembrando aos poucos; e cada visita era uma descoberta.

Esse respeito profundo pelos idosos moldou a minha vida. Aprendi, desde cedo, a enxergar as coisas de forma diferente. Eu os tratava com muito carinho e respeito, porque entendia que suas histórias sintetizavam décadas de existência, e tudo o que diziam era pautado em fatos, o que, para mim, servia de ensinamento. Eram histórias que eu não encontrava em nenhum livro.

Ontem, ao completar 58 anos e estar a dois anos da idade oficialmente considerada idosa, observo que o cenário atual envolvendo jovens e idosos não é o mesmo que eu via no passado. Pois, embora nem todos os meus amigos fossem iguais a mim, era mais comum ver pessoas parecidas comigo, se comparado ao presente. Não vejo mais jovens que se pareçam com o Luís Carlos que um dia fui. Não porque “os tempos são outros” ou porque “os interesses mudaram”, como muitos poderão querer justificar, mas porque a educação - salvas as exceções - tem moldado gerações mais indiferentes, apáticas e, por vezes, hostis.

Somado a essa realidade, temos o aparelho celular que, por mais que também seja um instrumento precioso de comunicação, transformou-se num equipamento que isola a todos. Os jovens vivem mergulhados na tela, incapazes de erguer os olhos para dar atenção a qualquer pessoa, e, quando essa pessoa é idosa, ela é invisível. Tornaram-se ensimesmados; o mundo real, as pessoas de carne e osso foram substituídas por pessoas que talvez nem existam. A inteligência artificial substitui o raciocínio, a emoção, o diálogo, o calor humano. E parece até mais atrativa, criando um mundo paralelo. E nesse mundo fútil não há espaço para idosos; portanto, resta-lhes a indiferença e a naturalização do abandono.

Hoje é muito comum vermos idosos deixados em abrigos, sem visita da família, esquecidos em quartos silenciosos, confinados nos fundos dos quintais, invisíveis ao cotidiano doméstico, como se fossem coisa. Mal os filhos e netos lhes dirigem palavras. Muitos são explorados financeiramente; suas aposentadorias se transformaram em cofres particulares de filhos e netos. A violência física e psicológica, a falta de alimentação adequada, a ausência de medicação e até o encarceramento dentro do próprio lar tornaram-se comuns. Esses fatos, muitas vezes silenciados por vergonha ou medo, revelam não apenas a vulnerabilidade extrema da velhice, mas a fragilidade moral de uma sociedade que deveria proteger seus anciãos.

Acredito que as instituições públicas e privadas devem desenvolver campanhas mais específicas e contínuas sobre o respeito à pessoa idosa. É urgente que as escolas trabalhem, desde cedo, a temática do envelhecimento. As crianças precisam aprender que os idosos não são estorvos, mas pilares; não são inúteis, mas referências; não são fardos, mas ancestrais que nos antecederam e nos sustentam através da memória coletiva. Desde cedo, as crianças precisam compreender que envelhecer é o destino comum a todos nós, e que a forma como tratamos os que chegaram lá antes de nós define o tipo de sociedade que estamos construindo.

Educar as crianças e jovens para o respeito aos idosos não é apenas uma questão ética: é um investimento no próprio futuro. Afinal, o que todos desejamos é que, ao envelhecermos, encontremos cuidado, dignidade e amor, e não um cenário marcado por violência e abandono, como o que está tão comum atualmente.

Hoje estou quase um idoso - segundo o que está disposto no sistema -, e já começo a perceber que não existem mais os Luís Carlos que fui, e fico imaginando o que está acontecendo com o mundo quando eu, que fui essa pessoa tão respeitosa com os idosos, que dei tanto sentido às suas vidas, hoje vejo pouquíssimo sinal desse respeito. Infelizmente.

OBS. Na verdade, eu não participei do ENEM. Apenas me chamou a atenção o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, pois veio a calhar. É um assunto que venho trabalhando há anos com as pessoas comuns no meu cotidiano. Então aproveitei para escrever essa redação e expressar o que penso. Se o tivesse feito, essa seria a minha redação...

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