ANTES DE LER É BOM SABER...

CONTATO COMIGO: (Whatsapp) 84.99903.6081 - e-mail: luiscarlosfreire.freire@yahoo.com. O pelo formulário no próprio blog. Este blog - criado em 2008 - não é jornalístico. Fruto de um hobby, é uma compilação de escritos diversos, um trabalho intelectual de cunho etnográfico, etnológico e filológico, estudos lexicográficos e históricos de propriedade exclusiva do autor Luís Carlos Freire. O título NISIAFLORESTAPORLUISCARLOSFREIRE foi escolhido pelo fato de ao autor estudar a vida e a obra de Nísia Floresta desde 1992 e usar esse equipamento para escrever sobre a referida personagem. Os conteúdos são protegidos. Não autorizo a veiculação desses conteúdos sem o contato prévio. Desautorizo a transcrição literal e parcial, exceto trechos com menção da fonte, pois pretendo transformar tais estudos em publicações físicas. A quebra da segurança e plágio de conteúdos implicarão penalidade referentes às leis de Direitos Autorais. Luís Carlos Freire descende do mesmo tronco genealógico da escritora Nísia Floresta. O parentesco ocorre pelas raízes de sua mãe, Maria José Gomes Peixoto Freire, neta de Maria Clara de Magalhães Fontoura, trineta de Maria Jucunda de Magalhães Fontoura, descendente do Capitão-Mor Bento Freire do Revoredo e Mônica da Rocha Bezerra, dos quais descende a mãe de Nísia Floresta, Antonia Clara Freire. Fonte: "Os Troncos de Goianinha", de Ormuz Barbalho, diretor do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, um dos maiores genealogistas potiguares. O livro pode ser pesquisado no Museu Nísia Floresta, no centro da cidade de nome homônimo. Luís Carlos Freire é estudioso da obra de Nísia Floresta, membro da Comissão Norte-Riograndense de Folclore, sócio da Sociedade Científica de Estudos da Arte e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Possui trabalhos científicos sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, publicados nos anais da SBPC, Semana de Humanidade, Congressos etc. 'A linguagem Regionalista no Rio Grande do Norte', publicados neste blog, dentre inúmeros trabalhos na área de história, lendas, costumes, tradições etc. Uma pequena parte das referidas obras ainda não está concluída, inclusive várias são inéditas, mas o autor entendeu ser útil disponibilizá-las, visando contribuir com o conhecimento, pois certos assuntos não são encontrados em livros ou na internet. Algumas pesquisas são fruto de longos estudos, alguns até extensos e aprofundados, arquivos de Natal, Recife, Salvador e na Biblioteca Nacional no RJ, bem como o A Linguagem Regional no Rio Grande do Norte, fruto de 20 anos de estudos em muitas cidades do RN, predominantemente em Nísia Floresta. O autor estuda a história e a cultura popular da Região Metropolitana do Natal. Há muita informação sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, o município homônimo, situado na Região Metropolitana de Natal/RN, lendas, crônicas, artigos, fotos, poesias, etc. OBS. Só publico e respondo comentários que contenham nome completo, e-mail e telefone.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

“HISTÓRIA DE HILTON ACIOLY – DE CURURU PARA O MUNDO: TRIO MARAYÁ O "LULA, LÁ"...

                                                                  Por Luis Carlos Freire - abril-2009

I – CURURU: O INÍCIO DE UM SONHO NO "JARDIM DO ÉDEN"

Trio Marayá nos primeiros anos de carreira
Todas as pessoas possuem histórias. Umas interessantes, extraordinárias, surpreendentes; outras simples e cativantes, mas com a sua devida importância. Algumas são tão dignas e gostosas de contar que jamais deveriam ficar sepultadas sob a poeira do esquecimento. 
 
É exatamente sacudindo o pó do tempo e abrindo as páginas de um livro esquecido, que emergirá uma história que serve de exemplo para muitos. Refiro-me ao músico e compositor nisia-florestense Hilton Acioly, nascido aos 4 de outubro de 1939, no antigo povoado de Cururu, conhecido até hoje como “Campo de Santana Velha”. Ele deixou um legado despercebido a muitos nisiaflorestenses, a começar pela história do Trio Marayá e por ser o autor do jingle "Lula, lá", verdadeiro hino do partido dos trabalhadores. Veja a letra:

Lula Lá (1989)

Passa o tempo e tanta gente a trabalhar/ De repente essa clareza pra votar/ Quem sempre foi sincero em confiar/Sem medo de ser feliz, quero ver chegar/ Lula lá, brilha uma estrela/ Lula lá, cresce a esperança/ Lula lá, o Brasil criança/ Na alegria de se abraçar/ Lula lá, com sinceridade/ Lula lá, com toda a certeza pra você/ Meu primeiro voto/ Pra fazer brilhar nossa estrela/ Lula lá, é a gente junto/ Lula lá, valeu a espera/ Lula lá, meu primeiro voto/ Pra fazer brilhar nossa estrela.
 
Cururu, apesar de atualmente abandonado, devido à enchente de 1974 – cujos moradores foram removidos para a sua parte mais alta – ainda conserva as ruínas de um lugar aprazível, envolto por uma paisagem natural radiante. Matas de árvores frondosas, céspede que se perde de vista em meio às áreas cenagosas, envoltas por dunas alvas, pinceladas de arbustos, serpenteada por um rio perene, que há séculos é a fonte de sobrevivência de muitos nativos. 
 
O segundo disco com capa bastante comunicativa
 
Atualmente, apesar do progresso e tanta devastação, o lugar sobrevive quase intocado, permitindo o trânsito constante de pescadores com cordas de caranguejo, trazendo as suas puçás e varas de pescar atadas às bicicletas. Ainda se vê nas imediações casas de taipa cobertas de palha, carroças em vai-e-vem, lavadeiras de roupa às margens do rio piscoso, cheio de ariranhas e camarões, gado pastando e o chilrear infinito de pássaros.
Emoldurada nesse cenário bucólico ficava casa da família Acioly, e nela um menino que precocemente começou a rabiscar os seus pensamentos, transformando-os em músicas e poesias, sem perceber que ensaiava os primeiros passos que o projetaria para um estilo de vida completamente diferente.
Essas inspirações tinham como cúmplice o imenso quintal, pipocado de árvores frutíferas, cercado por caiçara e a típica fauna doméstica: gatos, cachorros, galinhas, perus, patos, guinés e a passarada diversa voejando numa árvore e n’outra.  Foi no meio dessa fartura tão comum às cidades interioranas que cresceu esse jovem altruísta e sonhador. E assim passava a vida, ou a vida passava por ali, cheia de calmaria e tranquilidade.


II – A BUSCA POR PARCEIROS QUE TAMBÉM SONHAVAM

Mas Hilton tinha sonhos, e sentia que mesmo vivendo num verdadeiro Éden, não seria feliz ali. Foi esse espírito de insatisfação que, a partir dos doze anos, deu início a uma série de peregrinações a Natal, buscando conhecer pessoas que tivessem ideais parecidos. Naquela época viajar de Cururu à Natal não era um desafio, era uma odisseia. E ele, tal qual Ulisses, peitava o que vinha à frente, e aos poucos conquistava os seus objetivos. 
 
Foi nessas empreitadas que dos seus treze aos catorze anos, conheceu outros sonhadores como ele. Os músicos potiguares Marconi Campos e Behring Leiros e com eles foi formaram o Trio Marajá, no ano de 1954, quando Getúlio Vargas ainda estava no poder.
 
Hilton dominava diversos instrumentos, mas durante a formação do trio, decidiram que ele ficaria com o afoxé. Marconi ficou com o violão e Behring com o tantã. Com pouco tempo de criação o trio passou a ser o que chamavam à época a “coqueluche”, ou seja, caiu no gosto dos natalenses. 
 
           Não sobrava um dia na semana em que eles não se exibissem em algum café, clube, bar, quintal de convidados, enfim o trio “pegou”.  Natal inteira parava para apreciá-los. Com o passar do tempo, como é comum, eles passaram a receber convites para exibições em diversas cidades vizinhas, além de outros estados. 
 
A fama do Trio Marayá chegou a um ponto que eles passaram a ser presença constante no Teatro Alberto Maranhão, além de receberem convites para animarem festas de grandes políticos da época. Um dos seus grandes admiradores era nada mais que o genial folclorista Câmara Cascudo. Foi ele que batizou o grupo com o nome "Trio Marayá".
 
 Nesse interim também passaram pela formação do trio os jovens músicos Antonio Brito, Jansen Leiros e Omir Onório, todos idealistas como Hilton e muito focados nos objetivos.

III – RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO

Em 1955, o trio estreou no programa da Sociedade Artística Estudantil, na Rádio Poti. Hilton tinha apenas quinze anos. Ao longo do tempo eles foram percebendo que o repertório que priorizavam não combinava com o nome do grupo. 
 
          Em 1956 eles participaram do congresso da União Nacional dos Estudantes, UNE, em Natal. Naquela época eles já revelavam uma técnica muito boa, e isso despertou no líder estudantil a ideia de convidá-los a ir ao Rio de Janeiro, pois os estudantes pretendiam criar um programa nos moldes do SAE. 
 
            Ao tomar conhecimento do convite, o professor Câmara Cascudo – que prestigiou o evento e já parecia prever o futuro brilhante dos daqueles adolescentes conterrâneos – aconselhou-os a mudar o nome para Trio Marayá, numa referência a uma palmeira típica do nordeste.
 
 Os pais de cada integrante ficaram preocupados pela idade, mas os mesmos passaram-lhes muita confiança, e por isso receberam todo o apoio familiar. Assim que chegaram ao Rio de Janeiro, participaram de vários programas na Rádio Nacional, entre os quais, "Grande Show Brahma", "Paulo Gracindo" e “César de Alencar".
 
Exibiram-se em casas noturnas e foram convidados a assinar um contrato exclusivo no Restaurante "Cabeça Chata", cujo dono era Manezinho Araújo um cantor de emboladas já muito conhecido. Logo em seguida receberam convite para participarem da Rádio. 
 
        Um cantor cearense, vendo a qualidade do trabalho do trio, convidou-os para participarem instrumentalmente da gravação de um disco dele na gravadora Copacabana. Nesse dia estava presente Luiz Vieira, o qual exibia alguns programas na rádio e tinha amplo conhecimento no meio artístico, articulado com a mídia local. 
 
Ele encantou-se com o trabalho dos jovens e os convidou para se apresentarem no seu programa de rádio em São Paulo, apresentando-os imediatamente à equipe da TV Tupi, hoje extinta. 
 
Um detalhe: os jovens tinha objetivos... e atitude

IV – O TALENTO ADMIRÁVEL DE TRÊS JOVENS POTIGUARES

No programa de Luiz Vieira, na Rádio Record, interpretaram o corridinho "Maria Fulô", de Luiz Vieira e João do Vale, que depois foi gravado em LP pelo trio. Naquela época, mesmo tendo muita qualidade musical, os artistas eram submetidos a testes. 
 
Mas a estrela do Trio Marayá brilhava tanto que a aprovação veio logo no primeiro teste, e foram contratados pela Rádio e TV Record. 
 
Hilton Acioly sendo entrevistado por universitários
Na Rádio Record, passaram a apresentar o programa semanal "Música e poesia com o Trio Marayá", produzido por Luiz Vieira, além de participar de outros programas da emissora. , como por exemplo, “Trio Marayá e Você”, com produção de Nilton Travesso e Eduardo Moreira.
 
Em pouco tempo passaram a receber tantos convites para apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro que mal davam conta. Tornaram-se presenças constantes nos programas "Astros do disco", de Rendal Juliano, "Sucesso Arno", de Blota Jr., e "O fino da bossa", apresentado por Elis Regina, entre outros.
 
Mas como nem tudo sempre eram flores foram proibidos pelo Juizado de Menores a se apresentarem em ambientes fechados, pois ainda não tinham alcançado a maioridade. Nas apresentações em boates como "A Baiuca", "Star Dust", "Nick Bar", "Boite Oásis", "African", onde costumavam se apresentar, precisaram ficar do lado de fora, na calçada, durante os intervalos.
 
Em 1958, gravaram pela Odeon o primeiro disco, interpretando o mambo "Patrícia", de P. Prado e A. Bourget, e o samba "O rei do samba", de Hervê Cordovil e Vicente Leporace. Foi a partir dessa época que passaram a fazer excursões em várias capitais brasileiras. 
 
O segundo disco do grupo foi gravado em 1959, no qual cantaram as composições "Onde estará minha vida", de Segovia, Naranjo e Roman, em versão de Fred Jorge e “Meu tio”, de F. Barcellini, H. Contet e J. C. Carrière, com versão de também de Fred Jorge.

V – FAMA NA EUROPA

Foi justamente neste mesmo ano que surgiu um convite nada comum: representar o Brasil no "Festival da Juventude", em Viena, na Áustria, com tudo pago pelo referido país. O contrato rezava que eles ficariam durante dez dias em exibições, mas o encantamento dos austríacos diante das apresentações do grupo foi tamanho que acabaram ficando um ano.
 
A fama logo se espalhou para outros países e o grupo recebeu convite para se apresentar na mais famosa casa noturna de Barcelona, na Espanha, a boate El Cortijo. Logo em seguida apresentaram-se a convite, na Hungria, onde ocorreu um fato curioso. Os húngaros gostaram tanto que só deixaram o trio ir embora após gravarem um disco com músicas brasileiras, pelo selo Balaton. 
 
         O que foi atendido de pronto. Ainda na Hungria apresentarem-se diversas vezes na televisão, e assinaram contrato para apresentarem-se com a Filarmônica de Budapeste na maioria das cidades húngaras.
 
Após longo período nesse país, foram novamente convidados a se apresentar na Áustria e causaram emoção ao interpretarem a “Polca de Liechtensteiner”. “Nesse país fizeram shows nas mais famosas casas de espetáculo, como “Moulin Rouge”, “Maxim’s”, “Lido”, “Baden Cassino” e Éden Bar”, lugares onde se exibiam renomados artistas internacionais daquela época.

VI – CONTRATOS COM RENOMADAS GRAVADORAS NO BRASIL E PAÍSES VIZINHOS

Em 1960, de volta ao Brasil, gravaram mais um disco pela Odeon, no qual cantaram o fox "Um telegrama", de H. G. Segura e Nadir Perez, e o samba "Prova de carinho", de Adoniran Barbosa e Hervê Cordovil. 
 
Em 1961, foram contratados pela RCA Victor, gravando em seu primeiro disco a canção "O matador", de J. Bowers e I. Burgess e o bolero "Por pecadora", com versão de Fred Jorge. No mesmo ano gravaram o samba "Sambinha quadrado", de Marconi Campos e Hilton Acioly, e o bolero "Descansa, coração", de Arquimedes Messima.
 
Ainda em 1961, foram convidados a se apresentarem no Uruguai, numa excursão que abrangeu Punta Del Leste, no Cassino “Miques”, e Montevidéu, na TV Canal 4. Em seguida assinaram contrato por três meses com a TV Canal 9, da Argentina, onde participaram do programa “Festival 62”, produzido e apresentado por Paloma Black. No mesmo ano gravaram o rock balada "Nena Nenita", de Joaquin Pietro e Juvenal Fernandes e o bolero "Pede", de A. Algueró, A. Guijarro e Teixeira Filho.
 
      Esse envolvimento no universo da música fez com que os integrantes do grupo conhecessem e convivessem com diversos artistas do rádio e da televisão. Hilton Acioly acabou tornando-se amigo de Geraldo Vandré, autor de “Para não dizer que não falei das flores”. 
 
      Com ele assinaria letras de diversas músicas, como “Ventania (de como um homem perdeu o seu cavalo e continuou andando”), 1967; “João e Maria”, frevo de 1967; além de “Guerrilheira”; Amor, amor; e “Plantador”, em 1968.
 
        Em 1966, no auge da ditadura militar, aconteceu um evento cultural marcante na história da arte musical brasileira, organizado pela TV Record, com o nome de II Festival de Música Popular Brasileira. 
 
         O evento, vigiado pelos militares, foi tenso, apesar do delírio dos expectadores. Os boinas-verdes sabiam que ali se concentravam artistas famosos e que os mesmos eram de esquerda. Ademais, a grande massa de expectadores era composta por jovens revoltados com o sistema político brasileiro.
 
Nesse clima participaram como instrumentistas da exibição de Jair Rodrigues, o qual concorreu com a famosa música "Disparada", de Geraldo Vandré, em parceria com Téo Barros, cujos arranjos eram de Hilton Acioly. O resultado foi brilhante, principalmente para Jair, o qual conquistou o primeiro lugar. 
 
A fama do Trio Marayá, decorrente da qualidade apurada do grupo, havia atraído a atenção de Jair Rodrigues, o qual vislumbrava um trabalho completo. Assim, acompanhado pelo trio, o artista sagrou-se campeão.
 
Essa exibição teve uma curiosidade, justamente por atrair ainda mais a atenção do júri e do público. O Trio Marayá, pela primeira vez na história da música, utilizou a “queixada de burro” como instrumento de percussão. 
 
A expressividade de Jair Rodrigues, carregada de gesticulação e a bela voz, somada à novidade instrumental levou as pessoas ao delírio. Isso pode ser confirmado nos arquivos ainda existentes na TV Record.
 
O Trio Marayá obteve façanhas que nem todo grande grupo conseguiu. Sabe-se que, dentre os sonhos de muitos instrumentistas é acompanhar ou fazer parceria com monstros da música. E eles foram escolhidos durante festivais internacionais a se apresentarem com nada menos que Nat King Cole, Ella Fitzgerald, Sammy Davis Jr., Rita Pavone, Sérgio Endrigo e Catherine Valente.


VII – NOVAMENTE NA EUROPA

Em 1968, foram laureados com Medalha de Ouro no Festival Internacional de Música da Bulgária, ocorrido em Sofia, onde representaram o Brasil. Na ocasião, conquistaram o primeiro lugar com a polêmica canção “Che”, de Marconi Campos e Geraldo Vandré.
 
         A referida composição não tinha letra e havia sido proibida pela censura no Brasil, durante o Regime Militar, pois entenderam que se tratava de uma homenagem ao guerrilheiro cubano, assassinado naquele ano e persona non grata dos militares.
 
           Perguntando para Hilton Acioly se era verdadeira a suposição dos militares, ele riu... A definição prefiro deixar para o leitor.
 
Geraldo Vandré pediu que Marconi Campos elaborasse uma letra para o referido instrumental, mas o mesmo não aceitou. Coisas da arte. Ele entendia que a beleza estava justamente no instrumental. Mas, para não desagradar o companheiro, fez outra música, com letra, inspirada em “Chê”.
 
Encerrado o festival permaneceram mais um período em Sófia, a convite de admiradores, apresentando-se em concorridos shows na capital búlgara. E dali para a França e a Itália. Em Paris ocorreu outro fato interessante, tal qual na Hungria. Eles só deixaram o país após gravar um disco pelo selo Barclay e em seguida participaram da revista musical "Tio samba", à convite da norte-americana Sonia Shaw, então diretora e produtora do programa juntamente com o maestro Bill Hithcock. 
 
O trio Marayá assinou contrato com as mais respeitáveis gravadoras, como a Philips, RGE, Chantecler, Som Maior, RCA Victor Sinter e Odeon. Naquela época os discos eram de vinil, inicialmente de 45 e 78 rotações por minuto, e tinham 25 cm de comprimento. O selo ficava exposto, tendo em vista que a capa era vazada no meio, em ambos os lados e não trazia nenhuma informação. Sequer a foto dos artistas. Eram padronizadas normalmente em tons pastéis. 
 
Posteriormente gravaram compacto, que era também uma opção dos artistas. Estes também eram de um vinil flexível, diferente do anterior que poderia quebrar a qualquer descuido, mas um pouquinho maior que os CD’s atuais. As capas passaram a vir com imagens e tinham entre duas a quatro músicas, depois passaram a gravar LP (long-player), cuja capa tinha trinta centímetros, e por último, em CD. 
 
Além da fama em todo o Brasil, os discos do Trio Marayá foram divulgados em outros países da Europa, como Portugal, França e Itália, e em países da América do Sul, como Chile, Argentina e Uruguai. Curiosamente um dos seus maiores sucessos durante um período da carreira foi "Gauchinha bem querer", de Tito Madi, onde os vocalistas potiguares interpretaram com tanta perfeição que pensavam tratar-se de artistas gaúchos. Esse perfil, inexistente atualmente, era muito apreciado na época.

VIII – PRÊMIOS QUE SÓ OS GRANDES ARTISTAS CONQUISTAVAM

O Trio Marayá recebeu diversos prêmios. Em 1958, 1960, 1961, 1962 e 1963 recebeu o Prêmio Roquette-Pinto como Melhor Conjunto Vocal. Tratava-se de uma premiação muito cobiçada pelos artistas do rádio e da televisão.
 
       Isso fez com que os seus integrantes se tornassem verdadeiros mitos pelas grandes capitais brasileiras. Recebeu o troféu Campeões da Popularidade da TV Tupi, no programa Ayrton Rodrigues, três discos de ouro no programa “Astros do Disco”, da TV Record, a Taça de Honra ao Mérito do programa César de Alencar, diploma de Melhor Conjunto Vocal do Festival da Música Internacional na Bulgária.
 
 Receberam oito troféus de Melhores da Semana, o troféu Índio de Prata, como personalidade musical de 1967, além de receber diversas medalhas de honra ao mérito como grupo vocal/instrumental.
 
Logo em seguida o grupo passou a receber convites para participar de filmes no cinema. Dercy Gonçalves convidou-os para acompanhá-la no filme “Uma certa Lucrécia”, onde a mesma, então protagonista, cantava.
 
         Na sequência participaram da mesma forma nos filmes “O circo chegou à cidade”, com Walter Stuart; e “Quelé do Pajeú”, com orquestração de Marconi Campos.
 
O trio Marayá gravou a música Alvoroço no sertão, de Raymundo Evangelista e Aldair Soares; Segredo da Meia-noite, de Francisco Anísio e Hianto de Almeida; Mandei fazer um patuá, de Norberto Martins e Raymundo Olavo; Corre-corre, de Jacira Costa; Carrapicho, de Carlos Lyra e Behring Leiros; Moinho d´água, de Edson Franca e Chico Elion; Esperando e Sambinha quadrado, de Marconi Campos e Hilton Acioli.
 
Em 1970 o Trio Marayá gravou em compacto simples a música de “Prá que lagoa, se eu não tenho canoa”, escrita por Hilton Acioly e com arranjos de Marconi Campos, classificada em primeiro lugar, no terceiro Festival Universitário de Música Popular Brasileira.
 
A primeira música gravada por Gilberto Gil, “Prá que mentir”, foi acompanhada pelo Trio Marayá. No LP “Trio Marayá – boleros – com a participação de Renato de Oliveira e sua orquestra”, a capa do disco é ilustrada por uma fotografia da atriz norte-rio-grandense Rejane Medeiros.
 
Hilton Acioly participou como compositor dos LPs: 14 sucessos do 3º Festival de Música Popular Brasileira, Conjunto Flor da Terra, Canto Geral, MPB Compositores, Os Versáteis e o festival Uma mensagem em cada canção. 
 
           Assina com outros músicos letras como “Acertando o passo”, “Chama”, “Uma cidade”, “Dor de separar”, “Esperando”, “Esse mar vai dar na Bahia”, “Eu sou a América”, “Guerrilheira”, “João e Maria”, “Meu sertão (eu vou voltar)”, “Nosso lar”, “O plantador”, “Regresso”, “Sambinha quadrado”, “Se as flores falassem...” e “Ventania”.
 
Como instrumentista, o músico participou da gravação da música Companheira, de Geraldo Vandré, no LP Momento Universitário II. 
 
         Suas músicas, além de terem sido gravadas pelo trio ao qual ele foi um dos três fundadores e fez parte durante quarenta anos, foram gravadas por Rolando Boldrin, Geraldo Vandré, Maria Odete, Neyde Fraga e os Versáteis e, por último, pelo Grupo Sombra. Em 1979 fez todos os arranjos e a regência do álbum Eterno como a areia, de Diana Pequeno.

IX – NOITES QUENTES NO “VALE DO CAPIÓ”

Hilton sempre teve uma característica aparentemente incomum aos artistas: é extremamente discreto. Em todas as suas vindas ao município nunca proclamou a sua fama, nem quis ser recebido com homenagens. Ele tem estado eventualmente no município, é só é notado quando flagrado por algum conhecido de infância, cuja lembrança lhe é avivada por algum parente.
 
Hilton Acioly sempre veio a Natal para rever os familiares e fazer shows além de gravar programas na TV Universitária-UFRN. Da capital se abalava para Nísia Floresta, pois jamais esqueceu o pedacinho de terra, em especial do Cururu que tanto o inspirou. 
As lembranças paradisíacas de sua infância certamente ficaram emolduradas na sua memória.
 
Apesar de o cotidiano de todos os integrantes do trio ter sido muito intenso, devido às constantes viagens, fazendo shows pelo país, eles escolheram a terra da garoa como morada definitiva, ali constituindo família.
 
Mas não pense que o município de Nísia Floresta nunca desfrutou dos encantos do Trio Marayá. O ex-prefeito Vicente Elízio, fã de carteirinha do trio, a ponto de possuir todos os discos do grupo àquela época, fazia-os tocar até as altas madrugadas na antiga vitrola, seja em sua casa, no centro da cidade, ou no engenho.
 
O ex-prefeito não tinha o perfil dessas pessoas festeiras que estão sempre promovendo eventos, mas, de maneira muito reservada, convidava eventualmente pessoas amigas e fazia uma espécie de baile no engenho. 
 
          Ali a madrugada se tornava uma criança, embalada pelas mais belas canções da música popular brasileira. Com o agravante de deliciosos goles da “Aguardente Potiguar”, fabricada ali mesmo, inclusive vendida em toda a região.
 
Nessas madrugadas “paparienses”, além das canções próprias do grupo, eles também ouviam Nelson Gonçalves, Francisco Alves, Vicente Celestino, dentre boleros e outras músicas levadas pelo minuano, adiando o sono de toda a vizinhança, até o amanhecer. Mas os discos do Trio Marayá não costumava descansar.

X – OUTROS SONHOS E O RITMO DA IDADE

Além do seu fascínio pela arte, Hilton Acioly acalentava desde o Cururu, o sonho de se formar em Geografia. Como era muito jovem e tinha se afastado dos estudos devido ao cotidiano dinâmico do trio, resolveu se organizar e se preparar para encarar mais um desafio. Foi com esse dinamismo que revezando entre a arte e os estudos formou-se pela Universidade Federal de São Paulo (USP).
 
Na década de 1975 o trio foi diminuindo a intensidade dos trabalhos, até porque passaram a ter outras prioridades, voltando-se mais às famílias e ao estudo. Assim passaram a se apresentar em diversos festivais de música universitária na época em que o componente Behring Leirois cursava a faculdade de Direito da Universidade Mackenzie em São Paulo. Depois passaram a se dedicar mais à produção de trilhas sonoras para filmes, jingles e comerciais. 
 
O amigo de décadas Marconi Campos, recém-formado em música, formou o quinteto "Sombra", em 1975, do qual faziam parte Faud Salomão, Suely Gondim Beto Carrera e Vânia Bastos. Em 1996, Marconi Campos juntou-se a Hilton Acioli Behring Leiros, Vera Campos, Flávio Augusto, Cintia Scola e Sandra Marina - para gravar o CD independente "Ação dos tempos", interpretando músicas nordestinas, entre as quais "Asa branca", de Luiz Gonzaga, e algumas especialmente de compositores norte-rio-grandenses, como "Moinho d'água", de Chico Elion, e "Capricho", de Carlos Lyra e Behring Leiros. Behring Leiros.
 
            Por sua vez, trabalhou como relações-públicas na área de divulgação da Rádio e Estúdio Ômega e também enveredou pela produção de jingles. Ao todo o grupo gravou 13 discos, entre os anos de 1956 a 1996, completando quarenta anos de atividades. Participaram como convidados em mais de trinta LP’s, inclusive juntamente com artistas como Gal Costa, Maria Bethânia e Caetano Veloso.
 
Mas nenhum deles parou por aí. Hilton até hoje é referência número um quando o assunto é “jingles”. Como disse no início, o músico é o autor de um dos mais famosos jingles brasileiros, composto para a campanha política de Lula, candidato do Partido dos Trabalhadores – PT, à presidência da República.
 
          O CD, denominado “O som da estrela do PT” possui nove músicas, sendo que as mais famosas e conhecidas são “Lula lá” e “Sem medo de ser feliz”. Quem é que não se recorda de uma música que diz assim: “lula, lá, brilha uma estrela Lula, lá”...  As demais músicas foram: “Uma cidade”, “Uma cidade (sinceridade e felicidade)”, “Clareia”, “Estrelas d’água”, “Eu de cá, você de lá”, “Numa canção” e “Vai lá e vê”.
 
Atualmente Hilton Acioly vive em São Paulo, aos 75 anos e conserva a mesma vivacidade do 'menino do Cururu'. É reconhecido por inúmeros artistas nacionais. Ele ainda compõe jingles e músicas para propagandas televisivas e também é professor. Isso mostra a sua garra e o espírito elevado de um homem especial, o qual não permite que a idade diminua a sua capacidade criativa e a vontade de trabalhar.
Com toda a certeza, se Hilton Acioly tivesse ficado no Cururu a história da música popular brasileira não teria uma página tão significativa.Essa é a história de um nisia-florestense quase totalmente desconhecido em sua própria terra, mas que em tempos anteriores abalou a música no Brasil e no mundo. Ele acreditou que sonhos podem se transformar em realidade.
 
Ele nasceu em meio à fartura. Não conheceu, como muitos nordestinos,  as agruras diversas da vida. Podia ter ficado e se tornado como muitos amigos de infância, os quais, já aposentados, cuidam de suas terras .Donos de uma vida pacata. Não, ele sonhou, se desprendeu do ninho e alçou voo altaneiro, e realmente fez história.
Para mim, essa é uma das histórias mais belas que já ouvi.


7 comentários:

  1. Muito legal a homenagem Luis, nem eu sabia tanta coisa assim do meu pai.
    Abç
    Paulo Acioli

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    1. Quanta honra, Paulo!
      Obrigado pela apreciação!
      Bela a história a do teu pai. Espero que ele tenha gostado.
      Foi um dos textos que construi com muito carinho, dado a abnegação de Hilton Acioli em prol de um sonho.

      Um grande abraço!

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  2. Sou Jonas Mafra Pereira, de Nísia Floresta, e tive a honra de conhecer o mestre Hilton Acioli em sua residência em São Paulo, e ser agraciado com o jingle de nossa campanha do PT em 1988, música inspirada nas propostas expostas em panfletos da campanha do partido. Foi uma música linda, inédita, que encantou o povo que vivenciou a referida campanha, ao contrário das paródias "xuxórias" da época. Que saudades, mestre Hilton. Serei eternamente agradecido a Deus por ter te conhecido e por honrares nossa terra natal, Nisia Floresta/RN. Grande abraço fraterno de Jonas.

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  3. Sou Jonas Mafra Pereira, de Nísia Floresta, e tive a honra de conhecer o mestre Hilton Acioli em sua residência, em São Paulo/SP, quando fui agraciado com o jingle da nossa campanha pelo PT em 1988. Música inspirada nas propostas da campanha exposta nos panfletos do partido, a qual encantou a todos que vivenciaram a referida campanha. Que saudade, mestre Hilton! Agradeço a Deus a oportunidade de tê-lo conhecido e fico feliz por honrares nossa terra natal, Nísia Floresta! Um abraço fraterno de Jonas Mafra.

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  4. Eu, Geraldo Carvalho, ex Trio Tamoyo, conheci o pessoal do exelente Trio Maraiá, gostei demais dessa reportagem, eles merecem!!!

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  5. Onde posso ouvir Se as flores falassem?
    Muito obrigada

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    1. Infelizmente você não encontra nem na internet. Creio que em alguma televisão educativa, tipo UFRN (TV Universitária), quem sabe você encontra em arquivo. Obviamente que o autor, que é vivo, deve possuir também.

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