ANTES DE LER É BOM SABER...

Contato (Whatsapp) 84.99903.6081 - e-mail: luiscarlosfreire.freire@yahoo.com. Ou pelo formulário no próprio blog. Este blog, criado em 2009, é um espaço intelectual, dedicado à reflexão e à divulgação de estudos sobre Nísia Floresta Brasileira Augusta, sem caráter jornalístico. Luís Carlos Freire é bisneto de Maria Clara de Magalhães Peixoto Fontoura (*1861 +1950 ), bisneta de Francisca Clara Freire do Revoredo (1760–1840), irmã da mãe de Nísia Floresta (1810-1885, Antônia Clara Freire do Revoredo - 1780-1855). Por meio desta linha de descendência, Luís Carlos Freire mantém um vínculo sanguíneo direto com a família de Nísia Floresta, reforçando seu compromisso pessoal e intelectual com a memória da escritora. (Fonte: "Os Troncos de Goianinha", de Ormuz Barbalho, diretor do IHGRN; disponível no Museu Nísia Floresta, RN.) Luís Carlos Freire é estudioso da obra de Nísia Floresta e membro de importantes instituições culturais e científicas, como a Comissão Norte-Riograndense de Folclore, a Sociedade Científica de Estudos da Arte e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Os textos também têm cunho etnográfico, etnológico e filológico, estudos lexicográficos e históricos, pesquisas sobre cultura popular, linguística regional e literatura, muitos deles publicados em congressos, anais acadêmicos e neste blog. O blog reúne estudos inéditos e pesquisas aprofundadas sobre Nísia Floresta, o município homônimo, lendas, tradições, crônicas, poesias, fotografias e documentos históricos, tornando-se uma referência confiável para o conhecimento cultural e histórico do Rio Grande do Norte. Proteção de direitos autorais: Os conteúdos são de propriedade exclusiva do autor. Não é permitida a reprodução integral ou parcial sem autorização prévia, exceto com citação da fonte. A violação de direitos autorais estará sujeita às penalidades previstas em lei. Observação: comentários só serão publicados se contiverem nome completo, e-mail e telefone.

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Especial: aniversário de nascimento de Nísia Floresta - Frases e afins - 9



A caridade, quando pode ser escamoteada aos olhos do mundo, tem uma dupla vantagem para aqueles que a praticam de coração: é que nenhuma lisonja vem perturbar a suave quietude de nossa consciência, insinuando uma ideia qualquer de vaidade, que possa acariciar nosso amor-próprio, à revelia de nossa própria vontade.
                                                           Nísia Floresta   

 
Em 1993 o autor deste blog localizou na Escola Estadual Nísia Floresta o único retrato original de Nísia Floresta em estado deplorável, exposto num velho armário, com o vidro despedaçado sobre a imagem, na escola que leva o seu nome. Então mandou emoldurá-lo em material simples, conforme pode ser visto acima, para que fosse ao menos preservado de semelhantes intempéries, ocasião em que o levou à Brasília, sob consignação, durante as gravações do documentário: "Nísia Floresta: uma mulher a frente de seu tempo". 




Em 2006, através de um processo de consignação entre ele e a referida escola, mandou limpá-lo num laboratório de restauração e em seguida mandou emoldurá-lo. Aqui o mesmo aparece ao lado de seu filho, Fídias, no momento em que a diretora Xina e funcionários receberam o quadro, em outubro de 2006, às 19h40. Um detalhe que todos os nisiaflorestenses devem saber: por se tratar de um retrato original e, infelizmente carcomido, o laboratório de restauração da USP informou que cabia apenas preservá-lo como está, sem qualquer interfeência, conservando-o em local sem muita luz, em ambiente climatizado. OBS. A iniciativa foi voluntária e sem custos para a escola.









Nenhum comentário:

Postar um comentário