ANTES DE LER É BOM SABER...

CONTATO: (Whatsapp) 84.99903.6081 - e-mail: luiscarlosfreire.freire@yahoo.com. Este blog - criado em 2008 - não é jornalístico. Fruto de um hobby, é uma compilação de escritos diversos, um trabalho intelectual de cunho etnográfico, etnológico e filológico, estudos lexicográficos e históricos de propriedade exclusiva do autor Luís Carlos Freire. Os conteúdos são protegidos. Não autorizo a veiculação desses conteúdos sem o contato prévio, sem a devida concordância. Desautorizo a transcrição literal e parcial, exceto breves trechos isolados, desde que mencionada a fonte, pois pretendo transformar tais estudos em publicações físicas. A quebra da segurança e plágio de conteúdos implicarão penalidade referentes às leis de Direitos Autorais. Luís Carlos Freire descende do mesmo tronco genealógico da escritora Nísia Floresta. O parentesco ocorre pelas raízes de sua mãe, Maria José Gomes Peixoto Freire, neta de Maria Clara de Magalhães Fontoura, trineta de Maria Jucunda de Magalhães Fontoura, descendente do Capitão-Mor Bento Freire do Revoredo e Mônica da Rocha Bezerra, dos quais descende a mãe de Nísia Floresta, Antonia Clara Freire. Fonte: "Os Troncos de Goianinha", de Ormuz Barbalho, diretor do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, um dos maiores genealogistas potiguares. O livro pode ser pesquisado no Museu Nísia Floresta, no centro da cidade de nome homônimo. Luís Carlos Freire é estudioso da obra de Nísia Floresta, membro da Comissão Norte-Riograndense de Folclore, sócio da Sociedade Científica de Estudos da Arte e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Possui trabalhos científicos sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, publicados nos anais da SBPC, Semana de Humanidade, Congressos etc. 'A linguagem Regionalista no Rio Grande do Norte', publicados neste blog, dentre inúmeros trabalhos na área de história, lendas, costumes, tradições etc. Uma pequena parte das referidas obras ainda não está concluída, inclusive várias são inéditas, mas o autor entendeu ser útil disponibilizá-las, visando contribuir com o conhecimento, pois certos assuntos não são encontrados em livros ou na internet. Algumas pesquisas são fruto de longos estudos, alguns até extensos e aprofundados, arquivos de Natal, Recife, Salvador e na Biblioteca Nacional no RJ, bem como o A Linguagem Regional no Rio Grande do Norte, fruto de 20 anos de estudos em muitas cidades do RN, predominantemente em Nísia Floresta. O autor estuda a história e a cultura popular da Região Metropolitana do Natal. Há muita informação sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, o município homônimo, situado na Região Metropolitana de Natal/RN, lendas, crônicas, artigos, fotos, poesias, etc. OBS. Só publico e respondo comentários que contenham nome completo, e-mail e telefone.

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Só existe uma solução para o Pantanal não morrer de vez...

 

 SÓ EXISTE UMA SOLUÇÃO PARA O PANTANAL NÃO MORRER DE VEZ...

Sabemos, desde o primário, que só chove por causa dos grandes mananciais de água e reservas de florestas existentes na Amazônia e no Pantanal brasileiro. Até mesmo o pouco que chove no Nordeste se deve a essa região. Digo Nordeste porque no Nordeste continuam destruindo o resto do resto do que restou.
Salvar o Pantanal é caso de vida ou morte. As queimadas anteriores precisariam de cinco anos para razoavelmente se reconstituir, pois a fauna e flora tem reação em cadeia. Ela só prospera coletivamente. Mas, infelizmente, vem uma queimada ainda pior em menos de um ano após a queimada anterior. E - DIGA-SE DE PASSAGEM: ESSA QUEIMADA É CAUSADA POR HOMENS.


SÓ EXISTE UMA SOLUÇÃO PARA O PANTANAL NÃO MORRER DE VEZ...

Sabemos, desde o primário, que só chove por causa dos grandes mananciais de água e reservas de florestas existentes na Amazônia e no Pantanal brasileiro. Até mesmo o pouco que chove no Nordeste se deve a essa região. Digo Nordeste porque no Nordeste continuam destruindo o resto do resto do que restou. Salvar o Pantanal é caso de vida ou morte. As queimadas anteriores precisariam de cinco anos para razoavelmente se reconstituir, pois a fauna e flora tem reação em cadeia. Ela só prospera coletivamente. Mas, infelizmente, vem uma queimada ainda pior em menos de um ano após a queimada anterior. E - DIGA-SE DE PASSAGEM: ESSA QUEIMADA É CAUSADA POR HOMENS.
O desastre ambiental é gigante e as consequências serão piores do que estamos passando com a Pandemia do Novo Corona Vírus. A falta de educação e entendimento das autoridades brasileiras - E PARTE SIGNIFICATIVA DO POVO BRASILEIRO - é culpada.
Na realidade, falta nobreza de caráter da parte de muitos agropecuaristas, pois não era mais para estarem queimando pasto para renová-lo ou para fazer roças. E eles sabem disso. Esse fogo é colocado por pessoas que conservam essa tradição antiga, ao invés de buscar outras soluções já existentes. Impressionantemente, muitos fazendeiros pantaneiros são inconsequentes, incapazes de se conscientizarem de que eles são responsáveis pelo futuro aumento de seca (estiagem/falta de chuva), desaparecimento de muitos tipos de animais e plantas, surgimento de doenças diversas, enfim um caos futuro que está sendo entregue aos nossos bisnetos... ao futuro.
 
A única atitude que cessará a morte definitiva do Pantanal é a desapropriação de uma faixa razoável de propriedades particulares que emolduram o Pantanal. O Governo Federal precisa se unir aos Governos estaduais e municipais, e pessoas que tem muito dinheiro (e alma boa), e comprar as fazendas que emolduram o Pantanal. É necessário muito dinheiro, MAS É A ÚNICA SOLUÇÃO PARA SALVARMOS AO PANTANAL, SE QUISERMOS SALVAR O PLANETA, e garantir aos nossos netos e bisnetos o direito de conhecer aquilo que nós conhecemos ao vivo. E essa atitude é possível. Falta ação e conscientização. É muito egoísmo deixarmos tudo isso se destruir. Há determinados charcos (áreas pantanosas) que secaram desde a queimada do ano passado. A tendência é a gradual desertificação. É ótimo dizermos que uma boa chuva resolverá tudo. JAMAIS! é COMO QUEIMADURA DE PELE: NUNCA SE RECONSTITUI INTEIRAMENTE. É fantasioso dizer isso. A chuva será alento passageiro. Logo uma meia dúzia de fazendeiros põe fogo novamente. Ou vândalos. A solução é desapropriação e compra das fazendas vizinhas. ESTAMOS FALANDO DE UM SANTUÁRIO... SÃO VIDAS ANIMAIS E VEGETAIS, INCLUSIVE AS NOSSAS VIDAS!
 
O mais sensato seria o altruísmo e desapego dos proprietários. Na realidade isso deveria ser doado, mas jamais os mercenários fariam isso. ENTÃO RESTA DESAPROPRIAR E PAGAR O QUE VALE NA FORMA DA LEI. O Pantanal deve ser transformado em SANTUÁRIO SAGRADO E INTOCÁVEL DA HUMANIDADE, assim como a AMAZÔNIA.
Nós, brasileiros, precisamos com urgência, varrermos da política partidária os homens públicos incompetentes, corruptos e descomprometidos com causas nobres e urgentes como essa do Pantanal (dentre tantas), pois é caso de vida ou morte. Não dá mais para olharmos homens e mulheres inescrupulosos no poder, apelidados de senadores, deputados, prefeitos, vereadores, presidentes cheios de mimimi. Eles, sim, vivem dizendo mimimi. Há exceções dentre eles, mas são raríssimas.
 
É inadmissível e intolerável o que está acontecendo. São milhares de animais mortos, das mais diversas espécies. Eles perderam os seus "cantinhos", suas tocas, seus refúgios. Há comunidades de macacos que morreram em massa, pois viviam em santuários naturais, de mata intransponível, e não houve como sair. Imagine a dor desses pobres animais. Morrer queimado! Os animais que sobreviveram poderão morrer de fome, assim como esses cavalos selvagens do Pantanal mostrados na imagem aqui postada (inclusive essas fotografias são do nosso amigo Gustavo Basso). Esses animais não tem mais o que comer. É muito triste. E revolta saber que quase ninguém está fazendo nada. Isso acontecerá com muitas aves, enfim com várias espécies. Muitos morrerão por causa do estresse. Alguns animais sobreviventes morrerão depois porque tiveram seus movimentos limitados, ficaram deficientes, portanto susceptíveis aos outros animas. Virarão presas fáceis. Para que o bioma seja parcialmente reconstituído são necessários muitos anos. E QUEM GARANTE QUE DAQUI A UM ANO NÃO TEREMOS UMA QUEIMADA AINDA PIOR? 
 
Vocês sabiam que alguns fazendeiros alimentam essas queimadas por má fé? É uma forma de usar o Pantanal como o quintal de seus latifúndios? Eles adiantam suas cercas gradualmente, ampliando suas propriedades e enfiando gado. É por isso que eu acho muito difícil, e que somente uma atitude extrema resolveria isso. Sei que a conscientização é importante - e escrevo acreditando nela - mas há muitos fazendeiros inescrupulosos. A religião deles é AGRO É POP, AGRO É TUDO!
 
Quando ouço minha mãe, de 88 anos, que mora no Mato Grosso do Sul, dizendo que acorda e dorme com cheiro de fumaça, que não se vê as nuvens e o céu, fico sem ter o que dizer a ela. São facadas no meu coração. Confesso que vendo vídeos na televisão e nas redes sociais, não me canso de chorar, e tenho vergonha por só ter o meu choro para oferecer. Aliás, meu choro e minha palavra. Por tudo isso, peço a quem pensar igual a mim, que compartilhe isso, que escreva também, que faça denúncias, que conscientize pessoas, que ajude da forma que puder, inclusive não elegendo todos aqueles políticos que estão em silêncio, ou que fazem apenas mimimi...
 


















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário