ANTES DE LER É BOM SABER...

CONTATO: (Whatsapp) 84.99903.6081 - e-mail: luiscarlosfreire.freire@yahoo.com. Este blog - criado em 2008 - não é jornalístico. Fruto de um hobby, é uma compilação de escritos diversos, um trabalho intelectual de cunho etnográfico, etnológico e filológico, estudos lexicográficos e históricos de propriedade exclusiva do autor Luís Carlos Freire. Os conteúdos são protegidos. Não autorizo a veiculação desses conteúdos sem o contato prévio, sem a devida concordância. Desautorizo a transcrição literal e parcial, exceto breves trechos isolados, desde que mencionada a fonte, pois pretendo transformar tais estudos em publicações físicas. A quebra da segurança e plágio de conteúdos implicarão penalidade referentes às leis de Direitos Autorais. Luís Carlos Freire descende do mesmo tronco genealógico da escritora Nísia Floresta. O parentesco ocorre pelas raízes de sua mãe, Maria José Gomes Peixoto Freire, neta de Maria Clara de Magalhães Fontoura, trineta de Maria Jucunda de Magalhães Fontoura, descendente do Capitão-Mor Bento Freire do Revoredo e Mônica da Rocha Bezerra, dos quais descende a mãe de Nísia Floresta, Antonia Clara Freire. Fonte: "Os Troncos de Goianinha", de Ormuz Barbalho, diretor do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, um dos maiores genealogistas potiguares. O livro pode ser pesquisado no Museu Nísia Floresta, no centro da cidade de nome homônimo. Luís Carlos Freire é estudioso da obra de Nísia Floresta, membro da Comissão Norte-Riograndense de Folclore, sócio da Sociedade Científica de Estudos da Arte e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Possui trabalhos científicos sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, publicados nos anais da SBPC, Semana de Humanidade, Congressos etc. 'A linguagem Regionalista no Rio Grande do Norte', publicados neste blog, dentre inúmeros trabalhos na área de história, lendas, costumes, tradições etc. Uma pequena parte das referidas obras ainda não está concluída, inclusive várias são inéditas, mas o autor entendeu ser útil disponibilizá-las, visando contribuir com o conhecimento, pois certos assuntos não são encontrados em livros ou na internet. Algumas pesquisas são fruto de longos estudos, alguns até extensos e aprofundados, arquivos de Natal, Recife, Salvador e na Biblioteca Nacional no RJ, bem como o A Linguagem Regional no Rio Grande do Norte, fruto de 20 anos de estudos em muitas cidades do RN, predominantemente em Nísia Floresta. O autor estuda a história e a cultura popular da Região Metropolitana do Natal. Há muita informação sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, o município homônimo, situado na Região Metropolitana de Natal/RN, lendas, crônicas, artigos, fotos, poesias, etc. OBS. Só publico e respondo comentários que contenham nome completo, e-mail e telefone.

segunda-feira, 5 de junho de 2023

A Samaritana - Ontem assobradada, hoje, assombrada

 

Fica na rua Doutor Barata, n. 242, na Ribeira, bairro antiquíssimo de Natal, capital do Rio Grande do Norte. O prédio, tais quais os antigos  senhores de engenho, falidos pelo advento da industrialização, conserva o garbo de quem não perdeu a majestade. Sua roupagem, velha, exibe o passado de nobreza, num tempo em que construir era compor uma obra de arte. Não há quem passe diante dessa majestoso frontão e não lhe dirija e devida referência. Ele se impõe apesar de tudo. Humilhado pelos novos senhores que de longe saberão o que é arte, arquitetura, engenharia... pois estão preocupados com coisas tão menores quanto os seus pobres cérebros. A obra, palaciana, ergueu-se em 1916, ou seja, carrega um século e mais cinvo anos de sobejo. Foi construído e projetado pelo pernambucano Serquiz Elia. 

“A Samaritana”, desenhado no topo em alto relevo, era o nome da loja de tecidos que funcionou até a Segunda Guerra Mundial, quando suas ruas e becos fervilhavam soldados norte-americanos fazendo policiamento, blecaute, ou atrás de comes e bebes dos mais diversos. Depois despiram suas originalidades para se tornar "Lojas Paulistas". Certamente porque algum paulistano adquiriu a edificação, ou a alugou (não se sabe). Mas a Ribeira velha foi entrando em lenta decadência. As urbis modernas saltaram para os bairros com cheiro de "art nouveau". Logo a boa Samaritana tornou-se  pensionato para pessoas simples. Cumpriu o seu lado Dulce. Por dentro tudo foi demolido. Resiste ainda um assoalho, cujas velhas madeiras gemem a dor da velhice longeva demais. Quem disse que velhice é melhor idade, desconhece de arquitetura de alvenarias, de carnes e ossos.

Contam que, para coroar o abandono um incêndio criminoso, atribuído à briga entre o proprietário do prédio e um inquilino encerrou sua insistente sobrevida. Mas, impressionantemente, a fachada e paredes sobreviveram. Dizem que a Samaritana só cai com dinamite (como fizeram com aquela Matriz antiquíssima lá de Cuiabá). Eis que em 1981, após anos abandonado, foi alugado ao senhor Arruda Sales, ou Danuza D’Sales, como era mais conhecido. O prédio foi submetido a vários tratamentos internos para pousar de “Café Frenezi”. O empreendimento recebeu palco, camarim, banheiros... Serviria para shows e apresentações culturais. Praticamente refizeram tudo internamente. Mas não prosperou. Arruda Sales esqueceu  que esqueceram da Ribeira. Falência! Não adianta oferecer pérolas num local onde só se vende peixe, onde as autoridades não pensaram que reurbanização não é só trazer cultura, mas trazer os serviços públicos também. Trazer políticas de estacionamento, segurança etc etc etc. Então a Samaritana, que já não era mais Samaritana, fechou de vez. Fechou em 1983. Hoje ela exibe uma árvore plantada ali por algum passarinho, ou morcego. É surreal apreciar uma árvore fincada em paredes de tijolos. Não é feio. É triste. Muito triste. Apesar de tantos vavavus, seu rosto resiste, enrugado, cheio de curvas do tempo, cada sulco lembra um episódio de sua triste história. Dia desses um hebdomedário contou a todos que a Samaritana seria tombada pelo IPHAN brevemente. Depois as redes sociais alardearam que o projeto fora deixado de lado. Ninguém explicou o motivo. A pobre Samaritana resiste, ouvindo as batidas dos homens em incontáveis oficinas de artigos de ferragens avizinhadas. Ouvindo lamento de artistas, arquitetos, historiadores, pessoas anônimas... que destino triste tem a Samaritana... No meu íntimo acredito que ela tem algum propósito em ser tão altruísta, pois desconheço outra que dê tantas flores e receba somente pedradas...

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