A ILHA ENCANTADA DE PAPARI (ESTÓRIAS VELHAS DE MORRINHOS E OITIZEIRO)
O
imaginário popular nisiaflorestense, rico em estórias, guarda uma lenda
denominada "A Pedra Encantada". Ouvi-a, pela primeira vez, em 1993,
narrada por uma nisiaflorestense. A estória integra o folclore do
distrito de Morrinhos, em Nísia Floresta, estado do Rio Grande do Norte,
e tem relação com a lagoa Papari e o pé do morro nas “terras de
Zezinho”, como dizem os pescadores. O local é emoldurado em cenário de
rara beleza, margeado pelas escuras águas
Sempre
tive vontade de visitar o local. Ensaiei diversas idas, mas nunca
concretizaram. Dia desses deu certo o empreendimento. O acesso se dá
pelo lado Norte, através de canoa, embora seja possível por terra, pelo
lado Sul, mas os desafios da mata fechada minam a vontade de transpô-la.
Tenho quase certeza que o pequeno flanco de terra seja uma sobra
original da Mata Atlântica. Algumas partes são quase intransponíveis
devido à vegetação esparsa.
Sempre tive vontade de visitar o local. Ensaiei diversas idas, mas nunca concretizaram. Dia desses deu certo o empreendimento. O acesso se dá pelo lado Norte, através de canoa, embora seja possível por terra, pelo lado Sul, mas os desafios da mata fechada minam a vontade de transpô-la. Tenho quase certeza que o pequeno flanco de terra seja uma sobra original da Mata Atlântica. Algumas partes são quase intransponíveis devido à vegetação esparsa.
Não bastasse a garranchada de galhos e trepadeiras, veem-se incontáveis pedras que pesam toneladas, assentadas há milhões de anos naquele local que, a princípio, é muito estranho. Todas estão sufocadas pelos tentáculos impiedosos de imensas gameleiras e cipós.
Algumas pedras, rachadas, deixam visíveis minúsculas conchinhas. Terá sido o fundo do mar essa nossa região? As raízes, parrudas, envolvem a rocha como se fossem um único corpo. Algumas parecem cobras abraçando a sua presa.Outras, engolem literalmente gigantescas pedras. Essas gameleiras têm raízes curiosas. Elas começam a se formar há um metro e meio do tronco. Depois se espalham, anchas, formando tentáculos robustos, espalhando-se como serpentes fincando-se no chão. O tronco nos remete aos pés de um pássaro jurássico.
As
árvores mais altas e de diâmetro maior são justamente as gameleiras.
Delas, os nativos retiram um produto para fazer a mais ingênua das
malvadezas: caçar passarinhos. Eles sulcam o tronco, permitindo escorrer
lentamente uma resina semelhante ao leite. Em contato com o ar torna-se
visguenta como a melhor das colas. Passam em lugares estratégicos de
uma gaiola, previamente abastecida com frutas ou sementes – para atrair
as inocentes criaturas –, e o resto você já entendeu.
Os cipós complementam o cenário, agarrando o que encontra pela frente, inclusive os próprios exemplares mais velhos. Alguns estão entrelaçados há tanto tempo, cujo diâmetro nos reporta a uma corda de navio. Não é possível distingui-los. Nem separá-los. Essa metrópole de pedras, troncos e cipós dão aos animais as tocas mais agradáveis e seguras para não se tornarem presas fáceis. Ali se escondem raposas, preás, teijuaçus, caranguejeiras e cobras. Cada um na sua toca.
Os
belíssimos imbés sobem, aos montes, fazendo inveja aos maiores
paisagistas e jardineiros de Burle Marx. Não fosse a vegetação morta
agarrada às árvores, substituída pelas vivas, num contraste curioso de
sucessivas cadeias e estações, diria-se haver ali um esdrúxulo ente,
organizando tudo a seu modo. Os filamentos presos aos troncos
emprestam-lhe a aparência de uma gigantesca cabeleira despencando sobre
as árvores.
Há
uma espécie de clareira – se é que se possa assim dizer – pois o sol
transpõe, acanhado, as frondes das árvores. Olhando o forro natural,
veem-se esses riscos solares clareando sutilmente. O local é agradável e
muito sombreado. As pedras fazem as vezes de mesas e bancos. É nesse
local que os pescadores passam horas a fio, aguardando as 'redes de
espera'. Assim têm o pão de cada dia: “cacetão”, “tainha”, “sainha”,
“camurim” (também chamado robalo), “camurupim” (“pema”), “corongo”
“cobra”, “corongo-branco” (“pomba-de-padre” ou “boca-de-ouro”),
“carapeba”, “arenque” (“ginga ou alumínio”), “ubarana”, “camarão Vila
Franca”, “tilápia”, “sururu”, “ostra”, “unha-de-velho”, “marisco”,
caranguejo, “caranguejo-sá”, siri, “aratu” e “goiamum”. O peixe
“ubarana” tem que ser morto com porrete, senão se desmancha todo. Assim
que leva a cacetada enrijesse. O resultado da pescaria não é igual ao
que documentou Henry Koster em 1810, quando esteve com Dionísio
Gonçalves Pinto, mas alimenta a muitos.
Ali,
sobre uma trempe de pedras, os nativos preparam iguarias inventadas por
eles mesmos há séculos. Uma delas é o "liguento", também conhecido como
"escaldarelo". O peixe, depois de limpo, é deitado na "água grande"
junto a sal, coentro, pimenta de cheiro, tomate e cebola. O cozimento é
rápido. Finda-se despejando farinha de mandioca, mexido rapidamente ao
ponto de mel. Não existe complemento. Nem precisa.O cheiro maravilhoso
eflui, passeando pela mata até perder força.
Sobre
a Lenda da Pedra Encantada, ela é formada por três elementos distintos:
o homem, a pedra e a gameleira. Não diria quatro elementos porque o
ouro nunca foi encontrado.
A
oralidade diz que os pescadores, em passagem por ali, viam um velho
pescador sentado numa das pedras. Era monossilábico. Aparência
agradável, mas arredio. Bastava perceber que alguma canoa encostava, ele
saia e se confundia com a paisagem esquisita. Ninguém o encontrava
mais.
Segundo
as bocas antigas, ele enterrou uma mina de ouro debaixo de uma das
pedras, mas ninguém sabe qual. E não adianta aos mais espertos aventar
algum empreendimento por ali. Passará a vida cavando em vão, mesmo
existindo o tesouro. É necessário apelar para a alçada onírica para
saber. E como os sonhos são espontâneos – não dá para programá-los –
resta aos pescadores, e a qualquer pessoa, rezar para um dia sonhar com o
velho pescador. e receber a missão A quem ele aparecer – em sonho –
lembre-se – será revelado o local exato e o ritual para retirar a
botija.
Nem
pense em pegar sofisticadas ferramentas e ir para lá cavoucar tudo,
pois, além de comprar briga com os donos das terras, arrumará confusão
feia com o IDEMA. Pior: terá surpresas do outro mundo, pois somente quem
receber a doação do velho – em sonho –, achará a mina.
Os
contadores dessa estória alertam para um detalhe importante – não me
perguntem como eles o sabem –, é que a retirada do ouro só é possível à
noite, pois, além de ser necessário ao escolhido ter bom coração, deve
ser pobre e muito corajoso, pois durante a empresa, aparecerá toda sorte
de “malassombros”. O objetivo é amedrontá-lo para que o sortudo
desista. Inclusive o contemplado deve ir só. Contaram também que, numa
ocasião, um pescador muito querido e bondoso recebeu a revelação e foi
acompanhado com dois grandes amigos.
Para quê!
Assim
que começaram a cavar, levaram lapadas de cipós que vinham de todos os
lados, o breu da noite aumentou devido a um imenso enxame de abelhas que
infestou a mata. Como se não bastasse, receberam tantas pedradas no
lombo que passaram muitos dias acamados. O medo desses pescadores foi
tanto que nunca mais pisaram ali. Quem tiver o privilégio desse sonho
deve saber que só acontece uma vez e deve ser obedecido à risca. O velho
detesta gente covarde e medrosa!
Os
pescadores das imediações da lagoa parecem ter alma de criança. Pessoas
sem maldade alguma. Certamente lapidando o espírito para o sonho, pois o
pescador encantado não aparece para “cabra ruim”, como disse um deles.
Veja só como essa lenda tem uma psicanálise boa!
Sim,
já me esquecendo. Durante a retirada do ouro aparecem seres encantados.
São esquisitos. Ficam urrando, fazendo “mungangas”, cutucando a pessoa.
Outra vez surgem milhões de formigas e insetos variados, os quais
cobrem totalmente o contemplado, mas não fazem mal algum (desde que seja
a pessoa certa!). Tudo isso para que ela tenha medo e desista.
Um pescador se adiantou em me alertar que o 'pescador encantado', ou seja, o velhinho, só aparece para outros pescadores. Certamente quis frustrar as minhas tentativas de sonhar (como se sonho fosse programado). Ingenuidade a parte, ele só quis se precaver da possibilidade.
Mas de tudo isso tive uma certeza: eles são ingênuos o bastante para obter – a qualquer hora – a tão sonhada - aliás, cobiçada - "mina da pedra encantada". A lenda sinonimiza esperança. Ela ensina que devemos ter fé e acreditar que uma hora tudo dará certo.
Há outras versões dessa estória. O senhor Pedro Gonçalves (in memorian), 86 anos, oitizeirense, contava que os velhos pescadores lhe contavam - que esse morro é um navio que naufragou há muitos anos, pois as águas do mar, volumosas, permitiam a navegação até ali. A embarcação trazia muitos tesouros de um rei, mas virou naquele local. Os pescadores mais velhos, do tempo em que o senhor Pedro Gonçalves era menino, diziam ouvir barulhos de correntes sendo arrastadas sobre os assoalhos da caravela, e quem achasse essa corrente acharia os tesouros…
Essa é a lenda da pedra encantada da lagoa Papari, que é verdade e dou fé...
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