EM TEMPO: ANIVERSÁRIO DE MORTE DE NÍSIA FLORESTA
Eu havia preparado uma homenagem para Nisia Floresta no início do mês, mas não foi possível publicar no período certo, pois precisei ir ao Mato Grosso do Sul e ao interior de São Paulo, onde passei 15 dias. Creio que ainda esteja valendo, afinal o seu aniversário de morte deu-se no dia 24 de abril de 1884. Estamos no referido mês. Na realidade esta homenagem não é para a sua morte. A data da sua morte serve para lembrarmos dessa importante intelectual brasileira, cujos feitos servem de exemplo para todos aqueles que não aceitam injustiças sociais e gritam bem alto contra os tiranos e opressores da sociedade. OBSERVAÇÃO: As fotos são aleatórias e trazem explicações nelas mesmas. Outras têm legendas ou textos pertinentes.
Inaugurado em 12 de outubro de 1909, para celebrar a passagem do 1º centenário do nascimento de Nísia Floresta. Em suas faces está escrito:
A leste: Deste Ninho, até agora
ignorado, levantou voo altaneiro a notável norte-riograndense a quem a mocidade
rende esta homenagem.
Lado Oeste: “Votre touchante
composition est irrévocablement placée dans le tiroir sacré qui ne contient que
la correspondence exceptionelle. Respect e sympathie. AUGUSTE COMTE”. Carta de
29 de agosto de 1857.
Lado Norte – NÍSIA FLORESTA. 1809-1909.
12 de outubro. Papari.
Lado
Sul: O Congresso Literário, reunido em Setembro de 1909, sob os auspícios do
exmº dr. Alberto Maranhão, seu presidente de honra e Governador do estado,
resolveu erigir este monumento.
VEJA A IMAGEM DE NÍSIA FLORESTA, LOGO ATRÁS DOS DEMAIS PRECURSORES DA LUTA EM PROL DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA BRASILEIRA - O MONUMENTO PODE SER VISTO NA 'PRAÇA DA REPÚBLICA' - RIO DE JANEIRO. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário