ANTES DE LER É BOM SABER...

CONTATO: (Whatsapp) 84.99903.6081 - e-mail: luiscarlosfreire.freire@yahoo.com. Este blog - criado em 2008 - não é jornalístico. Fruto de um hobby, é uma compilação de escritos diversos, um trabalho intelectual de cunho etnográfico, etnológico e filológico, estudos lexicográficos e históricos de propriedade exclusiva do autor Luís Carlos Freire. Os conteúdos são protegidos. Não autorizo a veiculação desses conteúdos sem o contato prévio, sem a devida concordância. Desautorizo a transcrição literal e parcial, exceto breves trechos isolados, desde que mencionada a fonte, pois pretendo transformar tais estudos em publicações físicas. A quebra da segurança e plágio de conteúdos implicarão penalidade referentes às leis de Direitos Autorais. Luís Carlos Freire descende do mesmo tronco genealógico da escritora Nísia Floresta. O parentesco ocorre pelas raízes de sua mãe, Maria José Gomes Peixoto Freire, neta de Maria Clara de Magalhães Fontoura, trineta de Maria Jucunda de Magalhães Fontoura, descendente do Capitão-Mor Bento Freire do Revoredo e Mônica da Rocha Bezerra, dos quais descende a mãe de Nísia Floresta, Antonia Clara Freire. Fonte: "Os Troncos de Goianinha", de Ormuz Barbalho, diretor do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, um dos maiores genealogistas potiguares. O livro pode ser pesquisado no Museu Nísia Floresta, no centro da cidade de nome homônimo. Luís Carlos Freire é estudioso da obra de Nísia Floresta, membro da Comissão Norte-Riograndense de Folclore, sócio da Sociedade Científica de Estudos da Arte e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Possui trabalhos científicos sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, publicados nos anais da SBPC, Semana de Humanidade, Congressos etc. 'A linguagem Regionalista no Rio Grande do Norte', publicados neste blog, dentre inúmeros trabalhos na área de história, lendas, costumes, tradições etc. Uma pequena parte das referidas obras ainda não está concluída, inclusive várias são inéditas, mas o autor entendeu ser útil disponibilizá-las, visando contribuir com o conhecimento, pois certos assuntos não são encontrados em livros ou na internet. Algumas pesquisas são fruto de longos estudos, alguns até extensos e aprofundados, arquivos de Natal, Recife, Salvador e na Biblioteca Nacional no RJ, bem como o A Linguagem Regional no Rio Grande do Norte, fruto de 20 anos de estudos em muitas cidades do RN, predominantemente em Nísia Floresta. O autor estuda a história e a cultura popular da Região Metropolitana do Natal. Há muita informação sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, o município homônimo, situado na Região Metropolitana de Natal/RN, lendas, crônicas, artigos, fotos, poesias, etc. OBS. Só publico e respondo comentários que contenham nome completo, e-mail e telefone.

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Exposição "Eu sou artista visual"

Encontra-se bombando a bela exposição denominada "Eu sou artista visual", sob curadoria da artista plástica Cibele Oliveira. O trabalho - assinado por seus alunos - é resultado de aulas que aconteceram durante o ano letivo, com as modalidade de Desenho e Pintura em aquarela e acrílica. 
Alguns alunos estão no curso há três anos e já manifestam estilo próprio, e quando se sabe que muitos iniciaram o curso garatujando - e hoje pintam de maneira surpreendente - fortalece em nós a certeza de que todos são capazes. A coisa toma proporções surpreendentes quando se tem adiante uma professora ao estilo de Cibele Oliveira, cujo currículo é pintado com o ouro de seu surpreendente talento. Suas obras trazem todas as nuanças da arte, da beleza, da inovação, da novidade... 
Sou suspeito dessa afirmação, mas o que me reforça essa certeza é tê-la acompanhado durante quatro anos adiante desse projeto que emana encanto e beleza. Parabéns, professora! 






























Um comentário:

  1. Que maravilhoso dispensarem a essa profissional como Cibele, a devida atenção. Uma pessoa altamente dedicada a arte e aos seus alunos e que merece todo o nosso respeito. Eu Cláudia Borges, aluna do curso de desenho e pintura da Fundação Parnamirim de Cultura, serei eternamente grata por ter me tornado como diz Cibele Oliveira, ARTISTA VISUAL.

    ResponderExcluir