ANTES DE LER É BOM SABER...

Contato (Whatsapp) 84.99903.6081 - e-mail: luiscarlosfreire.freire@yahoo.com. Ou pelo formulário no próprio blog. Este blog, criado em 2009, é um espaço intelectual, dedicado à reflexão e à divulgação de estudos sobre Nísia Floresta Brasileira Augusta, sem caráter jornalístico. Luís Carlos Freire é bisneto de Maria Clara de Magalhães Peixoto Fontoura (*1861 +1950 ), bisneta de Francisca Clara Freire do Revoredo (1760–1840), irmã da mãe de Nísia Floresta (1810-1885, Antônia Clara Freire do Revoredo - 1780-1855). Por meio desta linha de descendência, Luís Carlos Freire mantém um vínculo sanguíneo direto com a família de Nísia Floresta, reforçando seu compromisso pessoal e intelectual com a memória da escritora. (Fonte: "Os Troncos de Goianinha", de Ormuz Barbalho, diretor do IHGRN; disponível no Museu Nísia Floresta, RN.) Luís Carlos Freire é estudioso da obra de Nísia Floresta e membro de importantes instituições culturais e científicas, como a Comissão Norte-Riograndense de Folclore, a Sociedade Científica de Estudos da Arte e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Os textos também têm cunho etnográfico, etnológico e filológico, estudos lexicográficos e históricos, pesquisas sobre cultura popular, linguística regional e literatura, muitos deles publicados em congressos, anais acadêmicos e neste blog. O blog reúne estudos inéditos e pesquisas aprofundadas sobre Nísia Floresta, o município homônimo, lendas, tradições, crônicas, poesias, fotografias e documentos históricos, tornando-se uma referência confiável para o conhecimento cultural e histórico do Rio Grande do Norte. Proteção de direitos autorais: Os conteúdos são de propriedade exclusiva do autor. Não é permitida a reprodução integral ou parcial sem autorização prévia, exceto com citação da fonte. A violação de direitos autorais estará sujeita às penalidades previstas em lei. Observação: comentários só serão publicados se contiverem nome completo, e-mail e telefone.

terça-feira, 30 de abril de 2024

Governadora Fátima Bezerra anunciou que nos próximos dias será oficializado o tombamento da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó

Governadora Fátima Bezerra anunciou que nos próximos dias será oficializado o tombamento da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó

A governadora Fátima Bezerra acompanhou as comemorações dos 60 anos de lançamento da Campanha da Fraternidade, na tarde do sábado (27). (Escrito pelo jornalista José Alves - Jornal O Alerta - 29 de abril de 2024)

A governadora Fátima Bezerra acompanhou as comemorações dos 60 anos de lançamento da Campanha da Fraternidade, na tarde do sábado (27). Ela embarcou no “Trem da Fraternidade e da Esperança”, que lotou de fiéis os vagões do VLT desde a estação da CBTU, na Ribeira, até o desembarque na última estação no município de Nísia Floresta, de onde a governadora acompanhou a procissão a pé, ao lado do arcebispo metropolitano de Natal,  Dom João Santos Cardoso e do pároco local Cláudio Luís.

Na ocasião, Fátima anunciou que nos próximos dias será oficializado o tombamento da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó, que começou a ser construída em 1703, quando a então Freguesia era chamada de Papary, e concluída 52 anos depois, em 1755.

A solicitado de tombamento foi feita pelo professor pesquisador Luís Carlos Freire, que desde a década de 90 luta em prol da preservação das características originais da Matriz de Nossa Senhora do Ó. O professor fez a solicitação do tombamento da matriz em 2023, junto ao Conselho Estadual de Cultura, conforme documentação ali protocolada.

Profº Luís Carlos Freire, autor da solicitação do tombamento da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó

“Reitero aqui a importância do tombamento dessa igreja.  Na hora que a gente consignar isso, nós estamos garantindo a preservação desse patrimônio arquitetônico, cultural, religioso”, destacou Fátima Bezerra.

“É um dos altares mais bonitos do Rio Grande do Norte”, concluiu à governadora.

“Que a gente nunca deixe ela morrer. Muito pelo contrário, a Campanha da Fraternidade precisa seguir exatamente o seu curso, o seu caminho, mobilizando a juventude, as crianças, homens e mulheres por um mundo de paz, um mundo de justiça social para todos e para todas”, ressaltou Fátima Bezerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário