Governadora Fátima Bezerra anunciou que nos próximos dias será oficializado o tombamento da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó
A governadora Fátima Bezerra acompanhou as comemorações dos 60 anos de lançamento da Campanha da Fraternidade, na tarde do sábado (27). (Escrito pelo jornalista José Alves - Jornal O Alerta - 29 de abril de 2024)

A governadora Fátima Bezerra acompanhou as comemorações dos 60 anos de lançamento da Campanha da Fraternidade, na tarde do sábado (27). Ela embarcou no “Trem da Fraternidade e da Esperança”, que lotou de fiéis os vagões do VLT desde a estação da CBTU, na Ribeira, até o desembarque na última estação no município de Nísia Floresta, de onde a governadora acompanhou a procissão a pé, ao lado do arcebispo metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso e do pároco local Cláudio Luís.
Na ocasião, Fátima anunciou que nos próximos dias será oficializado o tombamento da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó, que começou a ser construída em 1703, quando a então Freguesia era chamada de Papary, e concluída 52 anos depois, em 1755.
A solicitado de tombamento foi feita pelo professor pesquisador Luís Carlos Freire, que desde a década de 90 luta em prol da preservação das características originais da Matriz de Nossa Senhora do Ó. O professor fez a solicitação do tombamento da matriz em 2023, junto ao Conselho Estadual de Cultura, conforme documentação ali protocolada.

“Reitero aqui a importância do tombamento dessa igreja. Na hora que a gente consignar isso, nós estamos garantindo a preservação desse patrimônio arquitetônico, cultural, religioso”, destacou Fátima Bezerra.
“É um dos altares mais bonitos do Rio Grande do Norte”, concluiu à governadora.


“Que a gente nunca deixe ela morrer. Muito pelo contrário, a Campanha da Fraternidade precisa seguir exatamente o seu curso, o seu caminho, mobilizando a juventude, as crianças, homens e mulheres por um mundo de paz, um mundo de justiça social para todos e para todas”, ressaltou Fátima Bezerra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário