ANTES DE LER É BOM SABER...

Contato (Whatsapp) 84.99903.6081 - e-mail: luiscarlosfreire.freire@yahoo.com. Ou pelo formulário no próprio blog. Este blog, criado em 2009, é um espaço intelectual, dedicado à reflexão e à divulgação de estudos sobre Nísia Floresta Brasileira Augusta, sem caráter jornalístico. Luís Carlos Freire é bisneto de Maria Clara de Magalhães Peixoto Fontoura (*1861 +1950 ), bisneta de Francisca Clara Freire do Revoredo (1760–1840), irmã da mãe de Nísia Floresta (1810-1885, Antônia Clara Freire do Revoredo - 1780-1855). Por meio desta linha de descendência, Luís Carlos Freire mantém um vínculo sanguíneo direto com a família de Nísia Floresta, reforçando seu compromisso pessoal e intelectual com a memória da escritora. (Fonte: "Os Troncos de Goianinha", de Ormuz Barbalho, diretor do IHGRN; disponível no Museu Nísia Floresta, RN.) Luís Carlos Freire é estudioso da obra de Nísia Floresta e membro de importantes instituições culturais e científicas, como a Comissão Norte-Riograndense de Folclore, a Sociedade Científica de Estudos da Arte e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Os textos também têm cunho etnográfico, etnológico e filológico, estudos lexicográficos e históricos, pesquisas sobre cultura popular, linguística regional e literatura, muitos deles publicados em congressos, anais acadêmicos e neste blog. O blog reúne estudos inéditos e pesquisas aprofundadas sobre Nísia Floresta, o município homônimo, lendas, tradições, crônicas, poesias, fotografias e documentos históricos, tornando-se uma referência confiável para o conhecimento cultural e histórico do Rio Grande do Norte. Proteção de direitos autorais: Os conteúdos são de propriedade exclusiva do autor. Não é permitida a reprodução integral ou parcial sem autorização prévia, exceto com citação da fonte. A violação de direitos autorais estará sujeita às penalidades previstas em lei. Observação: comentários só serão publicados se contiverem nome completo, e-mail e telefone.

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

NÍSIA FLORESTA E O MÊS DE AGOSTO...

 

Nísia Floresta tinha má impressão com o mês de agosto, mês em que ela perdeu o pai, o esposo e a mãe. Na verdade o mês de agosto é pautado de superstições. No Mato Grosso do Sul, por exemplo, minha mãe (hoje com 93 anos), tinha a mania de dizer que "agosto é mês de cachorro louco". Por incrível que pareça era em agosto que havia surtos de raiva na cidade, num tempo em que os recursos públicos praticamente não chegavam de Cuiabá devido à distância descomunal (antes do Mato Grosso ser dividido), levando os pobres animais à morte.

Meu pai falava que não é bom fazer plantio em agosto por causa dos ventos fortes, inclusive é em agosto que acontecem forte tempestades na região. Com relação à nossa Nísia, ela, inclusive, criticou agosto, dizendo que esse mês havia levado familiares dela. Não sei se Nísia Floresta era supersticiosa com o mês de agosto ou se era apenas uma cisma devido a essa triste coincidência, mas, de fato, é um mês que impressiona a muitas pessoas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário