ANTES DE LER É BOM SABER...

Contato (Whatsapp) 84.99903.6081 - e-mail: luiscarlosfreire.freire@yahoo.com. Ou pelo formulário no próprio blog. Este blog, criado em 2009, é um espaço intelectual, dedicado à reflexão e à divulgação de estudos sobre Nísia Floresta Brasileira Augusta, sem caráter jornalístico. Luís Carlos Freire é bisneto de Maria Clara de Magalhães Peixoto Fontoura (*1861 +1950 ), bisneta de Francisca Clara Freire do Revoredo (1760–1840), irmã da mãe de Nísia Floresta (1810-1885, Antônia Clara Freire do Revoredo - 1780-1855). Por meio desta linha de descendência, Luís Carlos Freire mantém um vínculo sanguíneo direto com a família de Nísia Floresta, reforçando seu compromisso pessoal e intelectual com a memória da escritora. (Fonte: "Os Troncos de Goianinha", de Ormuz Barbalho, diretor do IHGRN; disponível no Museu Nísia Floresta, RN.) Luís Carlos Freire é estudioso da obra de Nísia Floresta e membro de importantes instituições culturais e científicas, como a Comissão Norte-Riograndense de Folclore, a Sociedade Científica de Estudos da Arte e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Os textos também têm cunho etnográfico, etnológico e filológico, estudos lexicográficos e históricos, pesquisas sobre cultura popular, linguística regional e literatura, muitos deles publicados em congressos, anais acadêmicos e neste blog. O blog reúne estudos inéditos e pesquisas aprofundadas sobre Nísia Floresta, o município homônimo, lendas, tradições, crônicas, poesias, fotografias e documentos históricos, tornando-se uma referência confiável para o conhecimento cultural e histórico do Rio Grande do Norte. Proteção de direitos autorais: Os conteúdos são de propriedade exclusiva do autor. Não é permitida a reprodução integral ou parcial sem autorização prévia, exceto com citação da fonte. A violação de direitos autorais estará sujeita às penalidades previstas em lei. Observação: comentários só serão publicados se contiverem nome completo, e-mail e telefone.

segunda-feira, 4 de abril de 2016

DIA EM QUE ENTREGUEI O RETRATO DE NÍSIA FLORESTA A ESCOLA ESTADUAL 'NÍSIA FLORESTA',

Em 2004 fiz uma visita à Escola Estadual Nísia Floresta para ver o retrato da nossa grande intelectual Nísia Floresta. Ao chegar ao prédio, fui conduzido a uma sala, na qual encontrava-se um velho armário. O velho retrato encontrava-se entre livros velhos, forrado de vidro moído. Observei que era o vidro do próprio armário que havia se quebrado e os pedaços haviam caído sobre o retrato. Estava em estado deplorável. Fiquei surpreso pelo descaso como tratavam uma peça tão rara e significativa para a história do estado. Com autorização de pessoa responsável pela referida instituição, mandei o retrato para São Paulo, mas o especialista em restauração opinou que pela situação da imagem, o mais correto era guardar a peça original em uma moldura, e que as reproduções poderiam ser através de cópia. Que aquela peça especificamente deveria ser guardada intacta. Assim o fiz. Mandei emoldurá-la logo em seguida, mas percebi que não ficou muito apresentável, então mandei emoldurá-la em 2008, na Jocyl. As imagens abaixo ajudam a contar o dito episódio, embora nessa época a referida escola era gerida por outra pessoa.

DIA EM QUE ENTREGUEI O RETRATO DE NÍSIA FLORESTA À ESCOLA ESTADUAL 'NÍSIA FLORESTA', RECEBIDA PELA DIRETORA 'CHINA' E PELOS FUNCIONÁRIOS EDVAN E JAIR...

Eu havia levado a fotografia a Brasília, sob consignação, ocasião em que prestei consultoria ao Projeto Memória. Quando a devolvi, mandei emoldurá-la e presenteei a instituição - 2008. Sobre esse episódio, há uma passagem muito curiosa, ocorrida no DF, a qual contarei em outro momento. Esta postagem é apenas para ficar registrado esse acontecimento.



"China" sempre foi uma pessoa muito agradável, e acolheu bem a proposta.





Nenhum comentário:

Postar um comentário