ANTES DE LER É BOM SABER...

CONTATO: (Whatsapp) 84.99903.6081 - e-mail: luiscarlosfreire.freire@yahoo.com. Este blog - criado em 2008 - não é jornalístico. Fruto de um hobby, é uma compilação de escritos diversos, um trabalho intelectual de cunho etnográfico, etnológico e filológico, estudos lexicográficos e históricos de propriedade exclusiva do autor Luís Carlos Freire. Os conteúdos são protegidos. Não autorizo a veiculação desses conteúdos sem o contato prévio, sem a devida concordância. Desautorizo a transcrição literal e parcial, exceto breves trechos isolados, desde que mencionada a fonte, pois pretendo transformar tais estudos em publicações físicas. A quebra da segurança e plágio de conteúdos implicarão penalidade referentes às leis de Direitos Autorais. Luís Carlos Freire descende do mesmo tronco genealógico da escritora Nísia Floresta. O parentesco ocorre pelas raízes de sua mãe, Maria José Gomes Peixoto Freire, neta de Maria Clara de Magalhães Fontoura, trineta de Maria Jucunda de Magalhães Fontoura, descendente do Capitão-Mor Bento Freire do Revoredo e Mônica da Rocha Bezerra, dos quais descende a mãe de Nísia Floresta, Antonia Clara Freire. Fonte: "Os Troncos de Goianinha", de Ormuz Barbalho, diretor do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, um dos maiores genealogistas potiguares. O livro pode ser pesquisado no Museu Nísia Floresta, no centro da cidade de nome homônimo. Luís Carlos Freire é estudioso da obra de Nísia Floresta, membro da Comissão Norte-Riograndense de Folclore, sócio da Sociedade Científica de Estudos da Arte e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Possui trabalhos científicos sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, publicados nos anais da SBPC, Semana de Humanidade, Congressos etc. 'A linguagem Regionalista no Rio Grande do Norte', publicados neste blog, dentre inúmeros trabalhos na área de história, lendas, costumes, tradições etc. Uma pequena parte das referidas obras ainda não está concluída, inclusive várias são inéditas, mas o autor entendeu ser útil disponibilizá-las, visando contribuir com o conhecimento, pois certos assuntos não são encontrados em livros ou na internet. Algumas pesquisas são fruto de longos estudos, alguns até extensos e aprofundados, arquivos de Natal, Recife, Salvador e na Biblioteca Nacional no RJ, bem como o A Linguagem Regional no Rio Grande do Norte, fruto de 20 anos de estudos em muitas cidades do RN, predominantemente em Nísia Floresta. O autor estuda a história e a cultura popular da Região Metropolitana do Natal. Há muita informação sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, o município homônimo, situado na Região Metropolitana de Natal/RN, lendas, crônicas, artigos, fotos, poesias, etc. OBS. Só publico e respondo comentários que contenham nome completo, e-mail e telefone.

sexta-feira, 22 de abril de 2022

Nísia Floresta e Princesa Isabel - O que há e o que não há em comum entre ambas

Muito anos antes de a Princesa Isabel nascer, precisamente 26 antes, Nísia Floresta já era abolicionista. Antes dela ninguém escreveu nada condenando a escravidão. Nísia nasceu aos 12.10.1810 e faleceu aos 24.4.1885. Princesa Isabel nasceu aos 29.7.1846 e morreu aos 14.11.1921. Quando Princesa Isabel ainda nem era nascida, Nísia Floresta já era autora de livros. Quando Isabel tinha três anos de idade, Nísia perguntava em uma de suas obras:


“... que uma raça não fez para sobre as outras ter revoltante primazia ilimitado poder?”...


Quando Isabel tinha 7 anos, Nísia colocava as autoridades brasileiras contra a parede e sentenciava:

“Senhores do Brasil, esse solo abençoado em que respirais, mostrai-vos dignos dele, fazendo desaparecer do meio de vós a maior vergonha dos povos cristãos! Vergonha que macula ainda os vossos altivos vizinhos do Norte, apesar dos admiráveis progressos do seu gênio empreendedor e dinâmico. Cessai uma horrível profanação da natureza humana: ela deve ter, cedo ou tarde, como resultado, terríveis represálias”...

Se formos falar aqui sobre as referências abolicionistas feitas por Nísia Floresta em suas diversas obras, precisaríamos escrever muito. Servi-me dessas duas significativas referências para trazer à baila essa importante informação que alguns desconhecem. O Movimento Abolicionista, no Brasil, foi crescer em 1870, ou seja, 21 anos depois de Nísia Floresta ter aventado seu ideário abolicionista em livros. Isso é fato. Está escrito! A abolição da escravatura no Brasil só aconteceria tardiamente, em 13 de maio de 1888, comprovando o conservadorismo das elites brasileiras. E não pensem que foi um ato de bondade. A Lei Áurea foi conseqüência do envolvimento popular com a causa da abolição. O povo foi às ruas gritar sua voz. O imperador sentiu-se pressionado a finá-la. 

 Entre 1870 até a deflagração da abolição tivemos abolicionistas como José do Patrocínio, Joaquim Nabuco André Rebouças, Luís Gama, o poeta Castro Alves e outros. Sem contar os abolicionistas pretos. Mas Nísia Floresta veio na dianteira, abrindo caminho a facão e sofrendo todo tipo de preconceitos e tabus. Não poderia ser diferente. Ter sido precursora não a torna melhor que ninguém, mas a torna uma grande referência em toda a América Latina, inclusive fomos o último país da América a decretar o “fim da escravidão”. 

 O que nos decepciona nessa história é que a “bondade” da Princesa Isabel foi apenas um ato forçado e sem responsabilidade alguma perante milhares de "ex-escravos" soltos, sem eira e nem beira. A abolição foi a forma de se livrar da REFORMA AGRÁRIA. Desse modo eles abriram os ferrolhos das senzalas, retiraram os grilhões e os capitães do mato da pastora. Aos pretos restou abandono. E, abandonados, se viram obrigados a viver à míngua nas periferias, marginalizados e discriminados. Não eram gente para muitos. Inauguraram as favelas. 

O que se pode esperar de pessoas marginalizadas? E os reflexos são visíveis até hoje. Essa realidade não foi regra para todos, mas para quase todos. Prova disso são as estatísticas de criminalidade. Só pretos cometem crimes? Não! Comete crimes quem é abandonado por sucessivos governos inconseqüentes, segregacionistas, que não oportunizam políticas públicas de dignidade para a sua nação, sem priorizar cor ou qualquer condição. Bem, mas isso é tema para outros espaços. Quis apenas deixar aqui essa reflexão importante sobre a visão adiante do tempo de Nísia Floresta Brasileira Augusta. L.C.F. 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário