ANTES DE LER É BOM SABER...

Contato (Whatsapp) 84.99903.6081 - e-mail: luiscarlosfreire.freire@yahoo.com. Ou pelo formulário no próprio blog. Este blog, criado em 2009, é um espaço intelectual, dedicado à reflexão e à divulgação de estudos sobre Nísia Floresta Brasileira Augusta, sem caráter jornalístico. Luís Carlos Freire é bisneto de Maria Clara de Magalhães Peixoto Fontoura (*1861 +1950 ), bisneta de Francisca Clara Freire do Revoredo (1760–1840), irmã da mãe de Nísia Floresta (1810-1885, Antônia Clara Freire do Revoredo - 1780-1855). Por meio desta linha de descendência, Luís Carlos Freire mantém um vínculo sanguíneo direto com a família de Nísia Floresta, reforçando seu compromisso pessoal e intelectual com a memória da escritora. (Fonte: "Os Troncos de Goianinha", de Ormuz Barbalho, diretor do IHGRN; disponível no Museu Nísia Floresta, RN.) Luís Carlos Freire é estudioso da obra de Nísia Floresta e membro de importantes instituições culturais e científicas, como a Comissão Norte-Riograndense de Folclore, a Sociedade Científica de Estudos da Arte e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Os textos também têm cunho etnográfico, etnológico e filológico, estudos lexicográficos e históricos, pesquisas sobre cultura popular, linguística regional e literatura, muitos deles publicados em congressos, anais acadêmicos e neste blog. O blog reúne estudos inéditos e pesquisas aprofundadas sobre Nísia Floresta, o município homônimo, lendas, tradições, crônicas, poesias, fotografias e documentos históricos, tornando-se uma referência confiável para o conhecimento cultural e histórico do Rio Grande do Norte. Proteção de direitos autorais: Os conteúdos são de propriedade exclusiva do autor. Não é permitida a reprodução integral ou parcial sem autorização prévia, exceto com citação da fonte. A violação de direitos autorais estará sujeita às penalidades previstas em lei. Observação: comentários só serão publicados se contiverem nome completo, e-mail e telefone.

quarta-feira, 24 de maio de 2023

Anjinho Deus lhe pague, Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó, Nísia Floresta, Rio Grande do Norte...


Aparentemente despercebida passa essa peça no interior da matriz de Nossa Senhora do Ó, em Nísia Floresta/rn. Considero-a singular. Fui apresentado a ela em 1992, por dona Estelita, bisneta do Coronel Alexandre de Oliveira, então "Cavaleiro da Rosa". É chamada de "Anjinho Deus lhe pague". 

Quando você deposita uma moeda, o peso dela aciona uma engrenagem interna fazendo com que o anjinho  movimente a cabeça várias vezes em sinal de agradecimento. Sociologicamente tem uma simbologia muito interessante. Sou fã dessa peça. 

Em 1992 entrei com dona Estelita Oliveira no interior dessa matriz. Ela já era muito idosa e me contou coisas impressionantes relacionadas ao templo, por exemplo, o local reservado aos pretos (escravos), bem como o local onde um determinado sacerdote escondia os escravos que corriam ao seu socorro por serem torturados por seus "donos". Assim ouvi....

Nenhum comentário:

Postar um comentário