ANTES DE LER É BOM SABER...

CONTATO: (Whatsapp) 84.99903.6081 - e-mail: luiscarlosfreire.freire@yahoo.com. Este blog - criado em 2008 - não é jornalístico. Fruto de um hobby, é uma compilação de escritos diversos, um trabalho intelectual de cunho etnográfico, etnológico e filológico, estudos lexicográficos e históricos de propriedade exclusiva do autor Luís Carlos Freire. Os conteúdos são protegidos. Não autorizo a veiculação desses conteúdos sem o contato prévio, sem a devida concordância. Desautorizo a transcrição literal e parcial, exceto breves trechos isolados, desde que mencionada a fonte, pois pretendo transformar tais estudos em publicações físicas. A quebra da segurança e plágio de conteúdos implicarão penalidade referentes às leis de Direitos Autorais. Luís Carlos Freire descende do mesmo tronco genealógico da escritora Nísia Floresta. O parentesco ocorre pelas raízes de sua mãe, Maria José Gomes Peixoto Freire, neta de Maria Clara de Magalhães Fontoura, trineta de Maria Jucunda de Magalhães Fontoura, descendente do Capitão-Mor Bento Freire do Revoredo e Mônica da Rocha Bezerra, dos quais descende a mãe de Nísia Floresta, Antonia Clara Freire. Fonte: "Os Troncos de Goianinha", de Ormuz Barbalho, diretor do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, um dos maiores genealogistas potiguares. O livro pode ser pesquisado no Museu Nísia Floresta, no centro da cidade de nome homônimo. Luís Carlos Freire é estudioso da obra de Nísia Floresta, membro da Comissão Norte-Riograndense de Folclore, sócio da Sociedade Científica de Estudos da Arte e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Possui trabalhos científicos sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, publicados nos anais da SBPC, Semana de Humanidade, Congressos etc. 'A linguagem Regionalista no Rio Grande do Norte', publicados neste blog, dentre inúmeros trabalhos na área de história, lendas, costumes, tradições etc. Uma pequena parte das referidas obras ainda não está concluída, inclusive várias são inéditas, mas o autor entendeu ser útil disponibilizá-las, visando contribuir com o conhecimento, pois certos assuntos não são encontrados em livros ou na internet. Algumas pesquisas são fruto de longos estudos, alguns até extensos e aprofundados, arquivos de Natal, Recife, Salvador e na Biblioteca Nacional no RJ, bem como o A Linguagem Regional no Rio Grande do Norte, fruto de 20 anos de estudos em muitas cidades do RN, predominantemente em Nísia Floresta. O autor estuda a história e a cultura popular da Região Metropolitana do Natal. Há muita informação sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, o município homônimo, situado na Região Metropolitana de Natal/RN, lendas, crônicas, artigos, fotos, poesias, etc. OBS. Só publico e respondo comentários que contenham nome completo, e-mail e telefone.

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Antropofagia evangélica...

 

ESCREVI O TEXTO ABAIXO NO FACEBOOK,  DIA DA ELEIÇÃO QUE ELEGEU BOLSONARO (Recebi essa lembrança e postei como reflexão, pois não faltou quem alertasse)...
 
HOJE É O DIA MAIS SÉRIO DO BRASIL - DE UM LADO O CANDIDATO QUE REPRESENTA A TORTURA E A RESSUCITACÃO DA DITADURA MILITAR - DO OUTRO LADO O HOMEM QUE REPRESENTA A DEMOCRACIA PLENA, A LIBERDADE A DIPLOMACIA E A CIVILIDADE
 
Qual o candidato que se refere aos nordestinos como raça? Sobre isso ele esquece que o Nordeste é berço de grandes gênios de todas as áreas do conhecimento, inclusive as Ciências Exatas.
Qual o candidato que bate continência, pasmem, para a bandeira de um país que está por trás de todas as guerras dos Últimos tempos no Mundo, inclusive o que se passa na Venezuela, onde estão doidos pelo petróleo dali. Lembre-se, eles estão de olho na Amazônia, nas nossas riquezas naturais, principalmEnte petróleo e água.
 
Qual o candidato que se refere aos pobres "com o titulo na mão e um diploma de burro no bolso"?
Qual o candidato que diz com orgulho que não queria im filho ou filha homossexual, como se essa excelência genética pudesse ser comparada a algo nocivo como duas ideias toscas e ignorantes ao estilo de tortura e ressuscitacão da Ditadura Militar?
 
Qual o candidato, vejam o nível de desequilíbrio, contradição e despreparo desse senhor, que cogita a possibilidade de um ator gay (se referindo ao possível governo do seu concorrente Haddad) ser seu futuro Ministro da Cultura?
 
Qual o candidato que se refere aos negros como se referissem a animais irracionais, dizendo nomenclaturas desprezíveis (usou a palavra arroba para se referir ao peso dos quilombolas), taxando-os como "preconceito", justamente uma etnia tão forte, poderosa e, pior, até hoje com sequelas da triste historia da escravidão?
 
Qual o candidato que votou contra todos os direitos das dignas empregadas domésticas em seus mandatos de deputado?
 
Qual o candidato que elogia e admira torturadores e ditadores militares?
Qual o candidato que, antes de ganhar, fala com orgulho sobre possibilidades de prisões e exílio ao pessoal de esquerda?
 
Eu voto em HADADD porque ele é o contrário de tudo o que representa o ódio e o atraso. Voto num homem que representa a democracia e a liberdade de expressão, bens nobres e fundamentais, que podem alçar o nosso querido Brasil à condição de nação civilizada e cidadã. Isso é um processo que um admirador de torturadores jamais poderia fazer, pois representa a própria tortura e não reúne condições intelectuais e equipe para tal. Seria um mamulengo com fortes possibilidades de ter o poder tomado por aliados. Suponho até mesmo que um plano escabroso esteja sendo ensaiado pela própria Direita tão acostumada a dar golpes. 
 
Nunca vi tanta torpeza, tosqueza, truculência e, ao mesmo tempo, tanto circo. A Democracia é um bem nobre e intocável, e devemos nos afastar de tudo o que for contrário a ela. Se houve erros por parte de alguns que se fantasiaram de homens de esquerda, que eles respondam perante a Justiça. Que hajam provas e a verdade prevaleça. A esquerda é a única que está ao lado dos pobres e das minorias.
Temo pelo meu filho, por ser um destemido defensor da liberdade, e já está assistindo dentro da UFRN, atos de ditadura, coisa execrável, que jamais deve ser ressuscitada. Os que defendem esse indíduo tosco e ensandecido, misto de Hitler com Trump, se arrependerão quando verem seus filhos vitimados por ditadores e torturadores. Temo por milhares de brasileiros que, iguais a nós, abominam o que já se ensaia no Brasil. 
 
Por tudo isso eu peço a todos os Brasileiros: digam não a quem admira a tortura e ditadura. Saiam dese pesadelo, desse feitiço impetrado por terrível equívoco. (28.10.2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário