ANTES DE LER É BOM SABER...

CONTATO: (Whatsapp) 84.99903.6081 - e-mail: luiscarlosfreire.freire@yahoo.com. Este blog - criado em 2008 - não é jornalístico. Fruto de um hobby, é uma compilação de escritos diversos, um trabalho intelectual de cunho etnográfico, etnológico e filológico, estudos lexicográficos e históricos de propriedade exclusiva do autor Luís Carlos Freire. Os conteúdos são protegidos. Não autorizo a veiculação desses conteúdos sem o contato prévio, sem a devida concordância. Desautorizo a transcrição literal e parcial, exceto breves trechos isolados, desde que mencionada a fonte, pois pretendo transformar tais estudos em publicações físicas. A quebra da segurança e plágio de conteúdos implicarão penalidade referentes às leis de Direitos Autorais. Luís Carlos Freire descende do mesmo tronco genealógico da escritora Nísia Floresta. O parentesco ocorre pelas raízes de sua mãe, Maria José Gomes Peixoto Freire, neta de Maria Clara de Magalhães Fontoura, trineta de Maria Jucunda de Magalhães Fontoura, descendente do Capitão-Mor Bento Freire do Revoredo e Mônica da Rocha Bezerra, dos quais descende a mãe de Nísia Floresta, Antonia Clara Freire. Fonte: "Os Troncos de Goianinha", de Ormuz Barbalho, diretor do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, um dos maiores genealogistas potiguares. O livro pode ser pesquisado no Museu Nísia Floresta, no centro da cidade de nome homônimo. Luís Carlos Freire é estudioso da obra de Nísia Floresta, membro da Comissão Norte-Riograndense de Folclore, sócio da Sociedade Científica de Estudos da Arte e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Possui trabalhos científicos sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, publicados nos anais da SBPC, Semana de Humanidade, Congressos etc. 'A linguagem Regionalista no Rio Grande do Norte', publicados neste blog, dentre inúmeros trabalhos na área de história, lendas, costumes, tradições etc. Uma pequena parte das referidas obras ainda não está concluída, inclusive várias são inéditas, mas o autor entendeu ser útil disponibilizá-las, visando contribuir com o conhecimento, pois certos assuntos não são encontrados em livros ou na internet. Algumas pesquisas são fruto de longos estudos, alguns até extensos e aprofundados, arquivos de Natal, Recife, Salvador e na Biblioteca Nacional no RJ, bem como o A Linguagem Regional no Rio Grande do Norte, fruto de 20 anos de estudos em muitas cidades do RN, predominantemente em Nísia Floresta. O autor estuda a história e a cultura popular da Região Metropolitana do Natal. Há muita informação sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, o município homônimo, situado na Região Metropolitana de Natal/RN, lendas, crônicas, artigos, fotos, poesias, etc. OBS. Só publico e respondo comentários que contenham nome completo, e-mail e telefone.

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Correspondência com Nísia Floresta



CARTA À NÍSIA FLORESTA...

Natal, 11 de outubro de 2021…

Cara Nísia Floresta, meus cumprimentos!
Por tudo o que você foi para o Brasil e para o Mundo, pelo seu olhar adiante do tempo, juro que nada é mais importante, hoje, do que lhe informar algumas barbaridades que acontecem aqui, que causam pasmo saber que ocorrem no século XXI. Você, que nasceu 36 anos antes da Princesa Isabel e muito antes já se escandalizava com escravidão, condenando-a, saiba que essa monstruosidade apenas mudou de roupa. Saiba que continuam escravizando negros pior do que em em seu tempo... Agora eles são assassinados em cada esquina, simplesmente pela cor… Seu nome era para estar no panteão dos abolicionistas.
 
A violência contra as mulheres aumentou porque chegou ao poder um homem sem a mínima educação, sem cultura alguma, sem competência, sem a diplomacia para o cargo de presidente da república. Ele não valoriza a mulher no poder, e quando as nomeia, elas têm que rezar a cartilha do patriarcalismo e da misoginia. Seu discurso é marcado pelo ódio contra deficientes físicos, mulheres, negros, quilombolas, homossexuais, indígenas... até as igrejas ele está dividindo… Nunca se viu tanto ódio na história do Brasil, causado por um presidente. Pior de tudo é que - contraditoriamente - ele só fala em Deus, patriotismo e família.
 
Você lutou tanto por uma educação justa, humanitária, forte para mulheres e homens, mas a Educação brasileira passa por delicados problemas. Não investem nas estruturas escolares nem na formação dos professores... Mesmo assim há professores heróis e escolas fazendo milagres… A novidade, agora, é desviar os militares de função, jogando-os para dentro das escolas com uma história de "educação cívico militar"... E, pior, alguns gestores e até - pasme - professores aplaudem. Estranho, não? Os que aplaudem, aplaudem o próprio fracasso, não é mesmo? A parcela do PIB é insignificante para a Educação, e toda vez que ele fala em cortar gastos, escolhe cortar gastos justamente da Educação… No próximo ano ele vai colocar em prática o projeto de Temer, que extingue diversas ciências importantes do currículo escolar. Tudo o que leva o homem ao pensar está descartado.
 
Você escreveu um livro diferente de todos os livros indianistas que existiam em sua época - sobre os índios Caetés - cujos indianistas anteriores os mostravam alegorizados e europeizados. Você mostrou um índio real, descaracterizado, vilipendiado, massacrado, sem identidade, quase igual ao índio de hoje. Já naquele tempo você jogou holofotes sobre os povos indígenas. Hoje o presidente da república dá todo apoio aos fazendeiros e latifundiários que mandam matar os indígenas. Você escreveu sobre o Brasil em terras europeias, desmanchando a imagem deturpada e preconceituosa que os europeus escreviam em seus Diários de Viagem e vendiam por lá como best seller. Hoje, o próprio presidente da república se encarrega de destruir o Brasil e promover piadas sobre o nosso povo em todo o planeta.
 
Acredite se quiser, mas para contradizer o que você tanto escreveu sobre a importância de se estudar com profundidade, isso não parece mais valer a pena nos dias de hoje, pois pessoas sem a mínima condição intelectual ocupam os cargos mais altos na presidência da república. Agora, para ser Embaixador, basta dizer que já "fritou hot dog nos EUA", e nem precisa saber falar em inglês… Há muita gente com mestrado e doutorado vendendo tomate na feira. Está na moda endeusar a burrice! Acredita?
 
Você ficará sem acreditar com essa: nesse troca-troca de ministros, um deles, o ministro da Educação, não tinha domínio sobre a norma culta de escrita, escrevia tudo errado e foi contratado uma pessoa para escrever por ele… O atual ministro quer separar as crianças especiais das crianças consideradas normais. Ou seja, é uma volta ao trogloditismo e à Idade da Pedra. A burrice, agora, é como se fosse uma qualidade. Dá para acreditar?
 
Você criticou tanto governantes que exploravam os pobres. Saiba que há muitos prefeitos pelo Brasil afora maquiando as cidades, fazendo teatros de bons moços, usando as verbas como se fossem os seus cofres pessoais. Ao povo, pão e circo. Há um lugar aqui em sua terra natal em que o povo está pescando, comendo peixes e camarões que se alimentam de fezes e urina humana que vem do esgoto de uma cidade vizinha, e as autoridades não fazem nada! Acredite que isso é na lagoa Papari, onde você tanto passeou com Pepé?
 
Você criticou tanto a vida nababesca de de riquezas e fausto em que viviam os padres de sua época. Agora piorou. Os padres, salvo raras exceções, ao invés de cumprir os votos de pobreza e viver entre pobres, escolheram viver entre ricos e políticos... eles priorizam roupas de grife, vivem nos shoppings, em passeios internacionais, nas melhores restaurantes, nos melhores perfumes, só querem carros de ponta, enfim, falam de Deus, mas não vivem o ensinamento do maior político que viveu sobre essa terra, que foi Jesus Cristo…
 
Você dizia que a mulher deveria ter direito às ciências, ou seja, ao estudo acadêmico, assim teria condições até mesmo de governar exércitos e o seu próprio país. Pois saiba que temos atualmente uma mulher ocupando a pasta do Ministério da Mulheres, Família e dos Direitos Humanos, mas ela reza a cartilha do patriarcalismo do presidente de república, roubou uma criança indígena de sua aldeia, depois fez lavagem cerebral nos pais para que eles dissessem a história de maneira que não a desabonasse; ela detesta o movimento feminista, é contra políticas públicas diversas, pois enxerga as coisas pelas lentes do preconceito de tabus e do olhar mal do presidente da república.
 
Eu já estava esquecendo. O monumento que construíram em sua homenagem, em 1909, e o seu túmulo, de 1954, estão praticamente abandonados, sem iluminação, sem zelo e, pior, estão construindo prédios ao lado, sem qualquer preocupação com o que reza o Plano Diretor (para inglês ver) que o município elaborou. Daqui uns dias não será mais possível contemplá-lo.
 
Agora o pior. Sabe aquela inimiga gratuita que apareceu na sua vida, quando você já estava com 75 anos de idade, que nunca lhe conheceu, pois nasceu 29 anos depois de você? Ela que tanto lhe caluniou, que disse que os seus livros não eram escritos por você, que lhe arrumou amantes de se encher quartos inteiros, que tantas calúnias disse contra você? Pois bem, criaram um museu em sua homenagem na cidade, mas - pasme - essa inimiga gratuita está lá cara a cara com você, tão homenageada quanto você, pois o prédio foi doado à igreja católica por ela, há muitos anos, então, fizeram esse desserviço. Como eu disse certa vez “você tem a alma perturbada até hoje, perseguida por fantasmas do passado”. 
 
Aquela história do Memorial à Nísia Floresta, a ser montado na estação Papary foi só um projeto sujo e politiqueiro do prefeito daquela época. Ele usou várias pessoas só para conseguir verbas, inclusive eu. Pois é, mas quem sabe daqui há cem anos alguém construa o seu memorial nos moldes do projeto que pensamos. Vamos sonhar!
 
Amanhã termino essa missiva, minha querida amiga, pois estou acabando de ler mais uma desgraça que aprontaram no seu Brasil, no nosso Brasil... Amanhã eu te conto. Desculpe por dar-lhe somente notícias ruins. E você, como está? Um abraço desse teu amigo que nunca esquece de levar o seu legado para onde quer que vá..


RESPOSTA DE NÍSIA FLORESTA

Bonsecours (France), 12 de outubro de 2021

Caro amigo, nem precisa dizer-me que perpetuas o meu legado, pois conheço o vosso trabalho há quase três décadas, e o de outras pessoas que escrevem sobre mim. Só tenho a agradecer-te e dizer-te que temos uma missão. Educar é um bater de teclas constante. Não deves parar. De certo modo estou perplexa com as notícias do meu país. Creio que o fato de eu ter sido a pessoa que saiu na frente - abrindo caminhos com um facão para atravessar a floresta - tais notícias deixam-me desconfortável. Considere que deixei uma estrada aberta. Quem veio em seguida encontrou um caminho mais fácil. Não sofreu para encontrar a luz do sol, pois deixei muitas clareiras... pincelei muitos pontos de luz onde só havia escuridão. Que pena essas notícias! Por que os nativos não lutam? É decepcionante saber que se passaram duzentos e onze anos, e muito do que combati ainda consiste num problema pontual.
 
A humanidade está no século XXI. A tendência é que o povo evolua ao longo dos anos, principalmente quando houve precursores que abordaram temas importantes, ou que combateram seculares problemas. Foi o que eu fiz enquanto vivi! São graves as vossas colocações! Mas, diga-me, caro discípulo, o que fazem os cidadãos para combater isso? São muitos problemas expostos, chego quase a não acreditar. Parece que não gritei contra eles... Que lástima!
Expuseste a vossa indignação sobre esse o presidente do Brasil criar escolas cívico militares. O ideal é investir na estruturação das escolas e das universidades, na formação educacional de excelência para os professores. A educação infantil deve ter alicerces fortes. Não se deve educar pelo medo e pela truculência. Quer-se homens livres e civilizados, ou sadomasoquistas? Que entendimento insano de alguns brasileiros julgarem que militares resolverão os problemas do Brasil, se um militar já está na presidência da república e leva o país para um precipício! Esse cidadão é tudo de retrógrado e prejudicial à cidadania e à civilidade, vejam que ele está no poder há mais de trinta anos e não tem um projeto louvável. Os seus filhos da mesma forma. É praticamente uma oligarquia nepotista, os quais sempre governaram para eles e os seus.
O Brasil precisa aprender algo muito simples, que eu já disse há mais de duzentos anos: o problema do Brasil é não investir na Educação. Tratam a Educação como mais uma pasta governamental. Não é prioridade. O maior exemplo da decadência da Educação brasileira é esse cidadão desequilibrado ter convencido a maioria do povo a votar nele. Isso fala por si. É certo que uma pequena parcela de seus eleitores se enganaram, se arrependeram, mas a maioria votou por falta de condições intelectuais. Não foram atrás, não pesquisaram, não descobriram que ele era a velha política. Foram descobrir agora, tanto é que hoje a maioria dos brasileiros o repudiam, inclusive os seus antigos eleitores. Mas ainda resta um ano de desgoverno e decadência.
Olha, meu caro Luís, a ignorância não pode se tornar um legado. Religião virou Constituição agora? Quem deve construir políticas públicas, caminhos, projetos, iniciativas são autoridades competentes, pessoas versadas em todas as ciências, amparadas por todos os segmentos da sociedade, sem qualquer cor. Religião é uma opção individual, não deve ser confundida com o ato de governar. Desde que o Brasil foi descoberto, os órgãos públicos colocam uma cruz na parede, centralizada na mesa solene da Câmara Federal, no Senado, na Assembleia e na Câmara de Vereadores. Algumas instituições, ao iniciar a reunião, dizem “em nome de Deus…”. Se fosse por isso o Brasil seria referência em tudo. Me responda quais autoridades políticas seguem o que Jesus ensinou? Jesus é só uma boa ideia para os maus intentos. Usar o nome ou a imagem de Jesus é escudo, bandeira… abre portas, convence… Faça uma lista com os nomes de todos os políticos com mandato atual do seu estado. Vasculhe o currículo escolar/acadêmico de cada um. Vasculhe os seus projetos na Assembleia Legislativa, no Senado, na Câmara Federal e na Câmara de Vereadores. Vasculhe a sua vida pregressa. São poucos os bem intencionados por causa do que já sabemos. A falta de uma educação plena leva o homem a isso. Hoje tem-se um imbecil ditando caminhos ao seu bel prazer e medíocre entendimento.
Só existe uma arma para acabar com a corrupção: a Educação, e isso é um processo construído. E não será um simulacro de presidente que resolverá isso. Grande parte dos políticos brasileiro querem exatamente isso, pois facilita a corrupção. Quanto mais ignorante um povo, mais suscetível à decadência. A tese desse desgoverno é enfraquecer a inteligência do povo brasileiro. Não é à toa que eles atacam tanto as universidades, as ciências, as escolas técnicas federais e os centros de excelência. Querem seres burros (perdoe a expressão), mas é simplesmente isso. Lidar com esse público é mais fácil. Infelizmente cérebros brilhantes estão indo embora do Brasil. Irão melhorar ainda mais a civilidade e o progresso de outros países. É isso que o atual presidente quer.
Mencionaste o aumento da violência contra as mulheres e minorias... é óbvio. Um presidente que se elege fazendo essa barbaridade de imitar armas com as mãos, que pega um bebê no colo e faz arminha com os seus dedinhos, ao invés de colocar nela um lápis de cor e um papel em branco, um presidente que simula metralhar pessoas, que diz que não estupraria uma deputada por que ela era feia, que diz ter usado o seu auxílio moradia para "comer gente", que ergue no colo um menino vestido de militar com revólver de brinquedo nas mãos, que diz diante das mais respeitáveis pessoas “caguei”, que vê os quilombolas como vagabundos e pesam toneladas, que não queria ter um filho gay, que índios são vagabundos etc etc etc… isso é violência... insanidade, atraso... Esse presidente está conseguindo a proeza de deixar o Brasil mais atrasado do que na minha época!
Falas que uma mulher assumiu a pasta de ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, mas mantém um discurso patriarcalista, preconceituoso e cheio de tabus. Ela é a síntese de tudo o que escrevi sobre as chagas do passado. Ela é a personificação de um país deseducado, retrógrado. Ela é fruto do que a religião é capaz de fazer a um ser humano.
Mas não baixe a cabeça. Há um lado muito bom nesse atual governo. Ele veio para desmanchar a cidadania anteriormente construída, destruir as universidades, vender o Brasil, causar ódio, promover a ignorância, incentivar a violência aos mais variados segmentos da sociedade e tudo o que de ruim existe. Na realidade ele provoca um terremoto no Brasil, tira quase tudo do lugar. Mas isso serve para fortalecer o brasileiro. Passar por esse terremoto da incivilidade pode ser a grande escola para os brasileiros.
Esse atual presidente é a síntese da falta de educação. Faltou educação e sobrou ignorância. Ele acaba representando a omissão das autoridades brasileiras do passado, em sua maioria políticos, que não se empenharam num grande projeto de transformação para o Brasil. Ele é a causa e o efeito. Um país civilizado jamais elege um homem desse tipo. Nunca na história do Brasil houve um momento mais oportuno para se pensar no professor, na Ciência como hoje. É hora de todos se voltarem para a Educação. Um país que elege a Educação como o seu bem maior, jamais dá oportunidade para um louco e desqualificado governá-lo. Ele veio promover esse terremoto para que todo brasileiro acordasse de sua letargia.
Quando me contas sobre o monumento feito em minha homenagem, sobre o meu túmulo e o tratamento dado à minha memória, confesso que não tenho muito a dizer. Aquele espaço pode ser interpretado como um marco contra a ignorância. Ele simboliza um grito contra tudo o que faz mal à sociedade. Talvez por isso o poder municipal o queira tornar invisível, permitindo que ao invés de ser iluminado, seja escurecido e sufocado por edificações.
Vou encerrando por aqui, agradecendo por me colocar a par desses fatos. São deploráveis, mas preciso saber. Continue lutando por justiça e liberdade! Busque sempre a cidadania e a civilidade. Lembre-se: diga aos brasileiros que façam desse terremoto a força e a coragem para reconstruir o Brasil da Educação. O Brasil possui cérebros prodigiosos, eles precisam apenas acordar...
Um grande abraço,
Nísia Floresta Brasileira Augusta

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário