ANTES DE LER É BOM SABER...

CONTATO: (Whatsapp) 84.99903.6081 - e-mail: luiscarlosfreire.freire@yahoo.com. Este blog - criado em 2008 - não é jornalístico. Fruto de um hobby, é uma compilação de escritos diversos, um trabalho intelectual de cunho etnográfico, etnológico e filológico, estudos lexicográficos e históricos de propriedade exclusiva do autor Luís Carlos Freire. Os conteúdos são protegidos. Não autorizo a veiculação desses conteúdos sem o contato prévio, sem a devida concordância. Desautorizo a transcrição literal e parcial, exceto breves trechos isolados, desde que mencionada a fonte, pois pretendo transformar tais estudos em publicações físicas. A quebra da segurança e plágio de conteúdos implicarão penalidade referentes às leis de Direitos Autorais. Luís Carlos Freire descende do mesmo tronco genealógico da escritora Nísia Floresta. O parentesco ocorre pelas raízes de sua mãe, Maria José Gomes Peixoto Freire, neta de Maria Clara de Magalhães Fontoura, trineta de Maria Jucunda de Magalhães Fontoura, descendente do Capitão-Mor Bento Freire do Revoredo e Mônica da Rocha Bezerra, dos quais descende a mãe de Nísia Floresta, Antonia Clara Freire. Fonte: "Os Troncos de Goianinha", de Ormuz Barbalho, diretor do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, um dos maiores genealogistas potiguares. O livro pode ser pesquisado no Museu Nísia Floresta, no centro da cidade de nome homônimo. Luís Carlos Freire é estudioso da obra de Nísia Floresta, membro da Comissão Norte-Riograndense de Folclore, sócio da Sociedade Científica de Estudos da Arte e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Possui trabalhos científicos sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, publicados nos anais da SBPC, Semana de Humanidade, Congressos etc. 'A linguagem Regionalista no Rio Grande do Norte', publicados neste blog, dentre inúmeros trabalhos na área de história, lendas, costumes, tradições etc. Uma pequena parte das referidas obras ainda não está concluída, inclusive várias são inéditas, mas o autor entendeu ser útil disponibilizá-las, visando contribuir com o conhecimento, pois certos assuntos não são encontrados em livros ou na internet. Algumas pesquisas são fruto de longos estudos, alguns até extensos e aprofundados, arquivos de Natal, Recife, Salvador e na Biblioteca Nacional no RJ, bem como o A Linguagem Regional no Rio Grande do Norte, fruto de 20 anos de estudos em muitas cidades do RN, predominantemente em Nísia Floresta. O autor estuda a história e a cultura popular da Região Metropolitana do Natal. Há muita informação sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, o município homônimo, situado na Região Metropolitana de Natal/RN, lendas, crônicas, artigos, fotos, poesias, etc. OBS. Só publico e respondo comentários que contenham nome completo, e-mail e telefone.

sábado, 9 de outubro de 2021

Padre Thiago Theisen: Quando morrem gênios e mitos, morremos um pouco...


Padre Thiago Theisen deixou o seu país de origem, Bélgica, e se instalou no meio da absoluta pobreza da Natal desassistida, pobre de Jó. Passou a vida no meio de quem precisava de tudo; deu remédios dos mais diversos a quem precisava verdadeiramente, se é que me entendem. Filho de uma das famílias mais ricas da Bélgica. Sua família se relacionava de igual para igual com embaixadores, cônsules, condes e o que é considerado a classe mais alta da sociedade. Ele deixou tudo isso e veio cuidar de quem não tinha nada. 

Era um dos maiores especialistas em Medicina Natural. Autor de apostilas bem pedagógicas que ensinavam a se medicar pelas plantas. Dominava quase todas as áreas do conhecimento: química, física, biologia, cosmologia, dentre tantos conhecimentos. Falava inúmeros idiomas. Como a maior parte da sua vida foi vivida aqui no Brasil, passou a maior parte da sua vida entre os pobres e fazendo tudo por eles. Conhecia a Bíblia como quem conhece as vogais. Tinha uma visão de mundo impressionante. 

Era um homem evoluído, distante de nós em coisas que não conseguimos explicar, nem entender. Quando estive com ele, percebi em sua aura que estava iniciado o seu estado de desaparecimento. O seu legado é incomparável a qualquer outro sacerdote, em termos de obras diversas, seja pela preocupação com a pessoa humana (educação, saúde, alimentação etc), seja por obras físicas (construções). Tinha um programa antigo e contínuo de doação de alimentos. Grande parte de sua vida foi vivida no bairro Bom Pastor, fazendo jus ao que ele era. 

Confesso que estou muito preocupado com o seu acervo, principalmente as coisas que ele escreveu e incomparavelmente, um acervo histórico, pautado de relíquias, conforme pode ser visto na postagem que fiz. A morte do padre Thiago Theisen nos mata um pouco… Quando estive com ele, tive sensações impressionantes, como se aquele momento fosse mágico. Não sei. Mas senti a sua vida como quem abre um livro... (Um bom resumo de sua vida pode ser visto numa postagem recente que fiz sobre ele.) OBS. Agradeço imensamente a Rogério Silva, que me informou, por Fecebook, que foi batizado por ele.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário