ANTES DE LER É BOM SABER...

CONTATO: (Whatsapp) 84.99903.6081 - e-mail: luiscarlosfreire.freire@yahoo.com. Este blog - criado em 2008 - não é jornalístico. Fruto de um hobby, é uma compilação de escritos diversos, um trabalho intelectual de cunho etnográfico, etnológico e filológico, estudos lexicográficos e históricos de propriedade exclusiva do autor Luís Carlos Freire. Os conteúdos são protegidos. Não autorizo a veiculação desses conteúdos sem o contato prévio, sem a devida concordância. Desautorizo a transcrição literal e parcial, exceto breves trechos isolados, desde que mencionada a fonte, pois pretendo transformar tais estudos em publicações físicas. A quebra da segurança e plágio de conteúdos implicarão penalidade referentes às leis de Direitos Autorais. Luís Carlos Freire descende do mesmo tronco genealógico da escritora Nísia Floresta. O parentesco ocorre pelas raízes de sua mãe, Maria José Gomes Peixoto Freire, neta de Maria Clara de Magalhães Fontoura, trineta de Maria Jucunda de Magalhães Fontoura, descendente do Capitão-Mor Bento Freire do Revoredo e Mônica da Rocha Bezerra, dos quais descende a mãe de Nísia Floresta, Antonia Clara Freire. Fonte: "Os Troncos de Goianinha", de Ormuz Barbalho, diretor do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, um dos maiores genealogistas potiguares. O livro pode ser pesquisado no Museu Nísia Floresta, no centro da cidade de nome homônimo. Luís Carlos Freire é estudioso da obra de Nísia Floresta, membro da Comissão Norte-Riograndense de Folclore, sócio da Sociedade Científica de Estudos da Arte e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Possui trabalhos científicos sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, publicados nos anais da SBPC, Semana de Humanidade, Congressos etc. 'A linguagem Regionalista no Rio Grande do Norte', publicados neste blog, dentre inúmeros trabalhos na área de história, lendas, costumes, tradições etc. Uma pequena parte das referidas obras ainda não está concluída, inclusive várias são inéditas, mas o autor entendeu ser útil disponibilizá-las, visando contribuir com o conhecimento, pois certos assuntos não são encontrados em livros ou na internet. Algumas pesquisas são fruto de longos estudos, alguns até extensos e aprofundados, arquivos de Natal, Recife, Salvador e na Biblioteca Nacional no RJ, bem como o A Linguagem Regional no Rio Grande do Norte, fruto de 20 anos de estudos em muitas cidades do RN, predominantemente em Nísia Floresta. O autor estuda a história e a cultura popular da Região Metropolitana do Natal. Há muita informação sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, o município homônimo, situado na Região Metropolitana de Natal/RN, lendas, crônicas, artigos, fotos, poesias, etc. OBS. Só publico e respondo comentários que contenham nome completo, e-mail e telefone.

sábado, 16 de outubro de 2021

Patrimônio Histórico de São José de Mipibu - O que deixarão para as crianças?

 
Quando esquadrinhamos essa e outras fotografias nos assustamos, pois começamos a pontuar o que restou e o que virou metralha. Pensamos sobre o que deveria ser conservado e a necessidade de um olhar político, social, cultural e educativo sobre as edificações que sobraram em São José de Mipibu.

Em 1992, quando vi pela primeira vez esse conjunto do centro de São José de Mipibu, principalmente o largo onde acontecia a feira municipal, um sentimento de encantamento tomou conta de mim. vi que tudo era exatamente como a minha mãe me contava. Passei uma tarde inteira contemplando cada prédio, cada detalhe. Era como se eu estivesse dentro de uma cidade colonial portuguesa. Era como se eu estivesse dentro de uma daquelas pinturas incríveis dos livros de História do Brasil. Também me senti num museu arquitetônico a céu aberto. Parecia que tudo estava congelado no tempo. Mas já não é mais igual há 28 anos.
 
A sociedade e as autoridades mipibuenses precisam ser provocadas PELO POVO MIPIBUENSE (isso é para ontem!) a refletir e tomar providências com o seu patrimônio histórico, do contrário não demorará muito só veremos o "moderno", as famosas "caixas de sapato". Tudo será destruído.
 

Os vereadores mipibuenses e o poder executivo, juntamente com representantes de entidades que trabalham com o patrimônio histórico, devem, com urgência tomar providências para salvaguardar o que sobrou em São José de Mipibu. Isso é tão necessário quanto se alimentar. 
 
Enquanto a maioria dos que estão no poder continuar sem priorizar a salvaguarda de seu patrimônio, estarão legando às crianças, aos futuros homens e mulheres de amanhã, a atitude covarde e egoísta de impossibilitá-los de conhecer e se encantar com a sua História. A cada prédio demolido é a identidade histórica de um povo desaparecendo.
 
Estamos construindo uma juventude alienada somado a outros fatores. A cada edificação que se derruba é uma punhalada na História, na memória, na alma do homem mipibuense. Não se quer dizer que deveríamos "congelar" tudo e pararmos no tempo, mas criarmos políticas públicas de conservação e manutenção dos imóveis que tenham relevância histórica. 
 
As autoridades mipibuenses deveriam pontuar - dentro de um projeto que você está cansado de saber - o que realmente é significativo e importante para a História, e idealizar um contexto de preservação e manutenção. Tudo isso pertence a todos e não pode ser dilapidado por pessoas ignorantes, que acham que devem demolir sem se dar conta de que sua atitude é criminosa. Ser dono não é o bastante. E como fica a desapropriação? 
 
É tudo muito simples: é só elaborar um projeto na Câmara, em comunhão com o executivo, negociar com o dono e comprar aos poucos esses prédios, transformando-os nem que seja em secretarias municipais, órgãos públicos. O correto seria transformá-los em museus e espaços de cultura, mas como isso soa meio alienígena a algumas autoridades, virar secretaria está de bom tamanho.
 
Há situações que fogem da simples alçada de uma herança. Resta às autoridades mipibuenses olhar com civilidade para as sobras desses tesouros incalculáveis que ainda enchem os olhos de quem sabe o seu valor. Estive em São José e Mipibu recentemente e me assustei... Como as pessoas são passivas e permissivas... Minha gente, acordem! Lembrem que essa cidade é um museu vivo - quase que do Brasil. É um município que concentra uma overdose de História, de figuras notáveis... 
 
São José de Mipibu já foi o município mais rico e importante da província do Rio Grande do Norte. Esse local já concentrou fatos históricos memoráveis, expostos na História do Rio Grande do Norte para qualquer um ler. Mipibu concentrou uma gama de homens cultos, pensadores que decidiram o futuro da província. A vida da província era decidida aí... Autoridades mipibuenses, não deixem isso morrer! Vocês não percebem que não resta quase nada? Quem de vocês dirá "São José de Mipibu, presente!" na casa onde se faz a lei?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário