ANTES DE LER É BOM SABER...

Contato (Whatsapp) 84.99903.6081 - e-mail: luiscarlosfreire.freire@yahoo.com. Ou pelo formulário no próprio blog. Este blog, criado em 2009, é um espaço intelectual, dedicado à reflexão e à divulgação de estudos sobre Nísia Floresta Brasileira Augusta, sem caráter jornalístico. Luís Carlos Freire é bisneto de Maria Clara de Magalhães Peixoto Fontoura (*1861 +1950 ), bisneta de Francisca Clara Freire do Revoredo (1760–1840), irmã da mãe de Nísia Floresta (1810-1885, Antônia Clara Freire do Revoredo - 1780-1855). Por meio desta linha de descendência, Luís Carlos Freire mantém um vínculo sanguíneo direto com a família de Nísia Floresta, reforçando seu compromisso pessoal e intelectual com a memória da escritora. (Fonte: "Os Troncos de Goianinha", de Ormuz Barbalho, diretor do IHGRN; disponível no Museu Nísia Floresta, RN.) Luís Carlos Freire é estudioso da obra de Nísia Floresta e membro de importantes instituições culturais e científicas, como a Comissão Norte-Riograndense de Folclore, a Sociedade Científica de Estudos da Arte e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Os textos também têm cunho etnográfico, etnológico e filológico, estudos lexicográficos e históricos, pesquisas sobre cultura popular, linguística regional e literatura, muitos deles publicados em congressos, anais acadêmicos e neste blog. O blog reúne estudos inéditos e pesquisas aprofundadas sobre Nísia Floresta, o município homônimo, lendas, tradições, crônicas, poesias, fotografias e documentos históricos, tornando-se uma referência confiável para o conhecimento cultural e histórico do Rio Grande do Norte. Proteção de direitos autorais: Os conteúdos são de propriedade exclusiva do autor. Não é permitida a reprodução integral ou parcial sem autorização prévia, exceto com citação da fonte. A violação de direitos autorais estará sujeita às penalidades previstas em lei. Observação: comentários só serão publicados se contiverem nome completo, e-mail e telefone.

terça-feira, 14 de maio de 2024

MORTE DA ESCRITORA POTIGUAR SOCORRO TRINDADE


REGISTRO DE FALECIMENTO

Socorro Trindade faleceu no último sábado, 11 de maio de 2024, às 22h330, na residência do seu irmão, Paulo Trindade, em Boágua, distrito de Nísia Floresta. Socorro faleceu dormindo. 

.............................................









2 comentários:

  1. Luis, fiz postagem três dias seguidos no meu Face (hoje foi o derradeiro). Fomos amigas inseparáveis no tempo em que Socorro morou no Rio de Janeiro, nas décadas de 1970/1980. Vamos continuar -- todos que a amamos -- preservando a memória dela, escritora tão importante para a literatura brasileira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que prazer o seu contato! Sei disso. Tive a oportunidade e o prazer de ouvir várias vezes algumas experiências de Socorro Trindade. Uma vez, falando sobre os malabarismos feitos pelos intelectuais, no Rio de Janeiro, para sobreviver aos anos de chumbo, as astúcias, as mensagens sublimares, as metáforas, e mesmo as loucuras contra tudo o que era anti-democrático. E mencionava sempre o seu nome como parte do sangue dela, como uma irmã, cúmplice da boa causa. Imagino a sua dor diante dessa morte precoce. Você também é uma mulher admirável. Um renome. Sim, vamos continuar avivando a memória dela. Um grande abraço e obrigado por tudo.

      Excluir