ANTES DE LER É BOM SABER...

Contato (Whatsapp) 84.99903.6081 - e-mail: luiscarlosfreire.freire@yahoo.com. Ou pelo formulário no próprio blog. Este blog, criado em 2009, é um espaço intelectual, dedicado à reflexão e à divulgação de estudos sobre Nísia Floresta Brasileira Augusta, sem caráter jornalístico. Luís Carlos Freire é bisneto de Maria Clara de Magalhães Peixoto Fontoura (*1861 +1950 ), bisneta de Francisca Clara Freire do Revoredo (1760–1840), irmã da mãe de Nísia Floresta (1810-1885, Antônia Clara Freire do Revoredo - 1780-1855). Por meio desta linha de descendência, Luís Carlos Freire mantém um vínculo sanguíneo direto com a família de Nísia Floresta, reforçando seu compromisso pessoal e intelectual com a memória da escritora. (Fonte: "Os Troncos de Goianinha", de Ormuz Barbalho, diretor do IHGRN; disponível no Museu Nísia Floresta, RN.) Luís Carlos Freire é estudioso da obra de Nísia Floresta e membro de importantes instituições culturais e científicas, como a Comissão Norte-Riograndense de Folclore, a Sociedade Científica de Estudos da Arte e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Os textos também têm cunho etnográfico, etnológico e filológico, estudos lexicográficos e históricos, pesquisas sobre cultura popular, linguística regional e literatura, muitos deles publicados em congressos, anais acadêmicos e neste blog. O blog reúne estudos inéditos e pesquisas aprofundadas sobre Nísia Floresta, o município homônimo, lendas, tradições, crônicas, poesias, fotografias e documentos históricos, tornando-se uma referência confiável para o conhecimento cultural e histórico do Rio Grande do Norte. Proteção de direitos autorais: Os conteúdos são de propriedade exclusiva do autor. Não é permitida a reprodução integral ou parcial sem autorização prévia, exceto com citação da fonte. A violação de direitos autorais estará sujeita às penalidades previstas em lei. Observação: comentários só serão publicados se contiverem nome completo, e-mail e telefone.

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

"GESTORES INTELIGENTES FAZEM DA OPOSIÇÃO O SEU FAROL".


Meu pai, aos 92 anos ainda diz a frase "gestores inteligentes fazem da oposição o seu farol". É a mais pura verdade, principalmente nas cidades interioranas do Brasil, nas quais os aliados querem apenas que o seu candidato ganhe, dê-lhes um emprego e pronto. E me refiro aos cargos de secretarias e outros de comando, tais pessoas são conformadas apenas com o cargo, não fazem nada nem buscam superar a gestão anterior, salvas raras exceções. 
Para piorar, muitos gestores já consideram muito dar uma pasta de secretaria, e vão logo pedindo que o secretário não lhe incomode com inovações. "Não me traga despesa", diriam. São aqueles famosos secretários de birôs. Servem para enfeite.
Mas, diante disso, como fica o farol?
Como eu escrevi no título, um gestor inteligente se serve da oposição para gerir um município. Ela é o seu farol. Ela sabe o que o povo realmente precisa e está sempre lançando fachos de luz sobre tais necessidades. Diferente dos aliados que após as eleições, dormem aquele sono dito por Guimarães Rosa: "o animal satisfeito dorme", a oposição nunca dorme; ela é luz, é farol. E o gestor inteligente busca essa luz, mesmo que deteste a sua combustão.
Creio que vocês conhecem a lenda do pulo do gato. No final, o gato escapou de ser abocanhado pela onça, que fingia-se amiga. E essa peripécia só foi possível porque ele não ensinou à onça o 'algo mais' do pulo
Eu estou dizendo isso porque às vezes alguns nisiaflorestenses me escrevem e dizem que eu não deveria ficar dando dicas, dando ideias, ensinando o caminho das pedras, como já fiz muito em textos anteriores.
Dia desses um jovem me disse que um funcionário de determinada instituição copiou totalmente um texto que escrevi sobre turismo e disse que ia transformar alguma coisa dali em projeto. Segundo ele, o copista mostrou grande admiração com os nortes ali oferecidos.
Eu achei isso maravilhoso, pois é exatamente o que diz a frase do meu pai. O bom é ser farol e ver os barcos guiados. Mesmo que o barco chegue na costa guiado por você e não admita, você sabe que ele está ali por causa de você. Isso não tem preço.
Mas estou apenas aguardando a coisa concreta, pois de papéis e discursos o povo está cheio. Espero que realmente as coisas sejam copiadas e colocadas em prática. Diferentes dos plágios de textos e produções literárias, o copismo de ideias como as aqui referendadas é perdoável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário