ANTES DE LER É BOM SABER...

CONTATO: (Whatsapp) 84.99903.6081 - e-mail: luiscarlosfreire.freire@yahoo.com. Este blog - criado em 2008 - não é jornalístico. Fruto de um hobby, é uma compilação de escritos diversos, um trabalho intelectual de cunho etnográfico, etnológico e filológico, estudos lexicográficos e históricos de propriedade exclusiva do autor Luís Carlos Freire. Os conteúdos são protegidos. Não autorizo a veiculação desses conteúdos sem o contato prévio, sem a devida concordância. Desautorizo a transcrição literal e parcial, exceto breves trechos isolados, desde que mencionada a fonte, pois pretendo transformar tais estudos em publicações físicas. A quebra da segurança e plágio de conteúdos implicarão penalidade referentes às leis de Direitos Autorais. Luís Carlos Freire descende do mesmo tronco genealógico da escritora Nísia Floresta. O parentesco ocorre pelas raízes de sua mãe, Maria José Gomes Peixoto Freire, neta de Maria Clara de Magalhães Fontoura, trineta de Maria Jucunda de Magalhães Fontoura, descendente do Capitão-Mor Bento Freire do Revoredo e Mônica da Rocha Bezerra, dos quais descende a mãe de Nísia Floresta, Antonia Clara Freire. Fonte: "Os Troncos de Goianinha", de Ormuz Barbalho, diretor do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, um dos maiores genealogistas potiguares. O livro pode ser pesquisado no Museu Nísia Floresta, no centro da cidade de nome homônimo. Luís Carlos Freire é estudioso da obra de Nísia Floresta, membro da Comissão Norte-Riograndense de Folclore, sócio da Sociedade Científica de Estudos da Arte e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Possui trabalhos científicos sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, publicados nos anais da SBPC, Semana de Humanidade, Congressos etc. 'A linguagem Regionalista no Rio Grande do Norte', publicados neste blog, dentre inúmeros trabalhos na área de história, lendas, costumes, tradições etc. Uma pequena parte das referidas obras ainda não está concluída, inclusive várias são inéditas, mas o autor entendeu ser útil disponibilizá-las, visando contribuir com o conhecimento, pois certos assuntos não são encontrados em livros ou na internet. Algumas pesquisas são fruto de longos estudos, alguns até extensos e aprofundados, arquivos de Natal, Recife, Salvador e na Biblioteca Nacional no RJ, bem como o A Linguagem Regional no Rio Grande do Norte, fruto de 20 anos de estudos em muitas cidades do RN, predominantemente em Nísia Floresta. O autor estuda a história e a cultura popular da Região Metropolitana do Natal. Há muita informação sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, o município homônimo, situado na Região Metropolitana de Natal/RN, lendas, crônicas, artigos, fotos, poesias, etc. OBS. Só publico e respondo comentários que contenham nome completo, e-mail e telefone.

terça-feira, 11 de outubro de 2016

IMAGINAÇÕES FÉRTEIS E SEUS IMBRÓGLIOS


    Antes de ontem recebi um telefonema da cantora nisiaflorestense radicada no Rio de Janeiro, Soledade, e fiquei surpreso com uma iniciativa tomada por ela, conforme me contarei abaixo. Antes de falar sobre isso, convém explicar que há uma semana ela havia me ligado, convidando-me a estar com ela num evento que acontecerá em dezembro, referente a reinauguração da Igreja Matriz.
      Como eu viabilizei a sua vinda a Nísia Floresta por duas vezes durante as festas juninas, nas quais fez shows, ela nutre grande respeito e confiança na minha pessoa (e é recíproco). Certamente foi por isso que solicita a minha companhia na igreja.
     Nesse primeiro telefonema, ela comentou sobre o sonho de voltar a fazer show em Nísia Floresta, haja vista que no Rio de Janeiro é reconhecida e em sua própria terra isso não ocorre na devida proporção. Eu concordei com ela, mas disse que, da minha parte, só se Marize tivesse sido eleita, pois um dos nossos objetivos era incluí-la no evento que se chamaria "São João em Nísia Floresta". 
       Expliquei que eu sempre acreditei em somar, e não em diminuir, mas que precisamos somar com quem acreditamos e confiamos. Expliquei a ela que eu não tinha nem como sugerir a vinda dela nem 2017 para animar os festejos juninos que com certeza ocorrerão, pois sequer tinha intimidade com o prefeito eleito, que, inclusive, tinha feito oposição a ele, que, particularmente não colocava expectativa alguma em sua administração, pois trata-se de uma pessoa que mal conhece o município. Ela agradeceu e o assunto se encerrou por aí.
      Eis que ontem à noite ela liga e diz que iria "mover céus e terras" para que eu me tornasse o Secretário de Cultura e Turismo de Nísia Floresta. Confesso que cheguei a ter um susto, pois isso é a última coisa que eu imaginaria para mim, sem contar que não tem nada a ver uma coisa com a outra. Como expus acima, fui oposição ferrenha ao candidato eleito.
      Também houve um detalhe bastante curioso em nossa conversa. Ela diz que em Nísia Floresta era "numa boca só" que quando uma pessoa dizia que não votava de forma alguma em Rosângela Ferreira, tanto Marize quanto Daniel Marinho pediam votos um para o outro. Pode até ter sido, mas tendo andado muito com Marize, eu não vi isso em momento algum. E, com relação a minha pessoa, eu jamais diria isso, pois não acredito no prefeito eleito. Nísia Floresta cometeu um grave erro, e isso será constatado nos próximos meses.
       Mas, voltando ao assunto da pasta de Cultura e Turismo, nem à Marize Leite – que eu apoiei – teria a audácia de pedir uma secretaria - imagine com que cara eu aceitaria que alguém pedisse essa possibilidade para mim tendo sido oposição? 
    Somente uma pessoa sem maldade e até ingênua como Soledade para cogitar isso. Por viver no Rio de Janeiro por 50 anos ela se acostumou com a realidade de lá. Em Nísia Floresta as coisas são diferentes.
      Vale salientar que quando eu vim para Nísia Floresta abraçar a campanha de Marize, o fiz por livre e espontânea vontade, por acreditar nela, por confiar nela, e jamais pedi secretaria (quem não acreditar, é só perguntar a ela). 
          Fiz o que pude pela campanha de Marize, e se ela tivesse sido eleita eu seria um colaborador, conselheiro, dando ideias, buscando parcerias com outros lugares, empresas, instituições etc, pois quero ver Nísia Floresta avançar positivamente. Mas assumir pastas ou tê-las pedido, nunca! Muito menos endossar que terceiros tenham tal audácia. Eu estaria desrespeitando e desmoralizando a mim mesmo. 
     Pessoas que ajuda alguém a troco de algo, não passa de equivocada. E quem acredita nessa conversa tão sem nexo é tão equivocada (o) quanto. Eu sempre trabalhei, sustentei a minha família e nunca fui atrás dessas fantasias.
      Mas é isso. Está esclarecida essa barbaridade, acaso tenha sido estendida a quem quer que seja, inclusive pedi a Soledade que ela não fizesse isso em respeito a mim. TRAZER SOLEDADE À NÍSIA FLORESTA NÃO É FAVOR - É RESPEITO - O QUE POSSO FAZER A FAVOR DELA É LEMBRAR DISSO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário