ANTES DE LER É BOM SABER...

CONTATO: (Whatsapp) 84.99903.6081 - e-mail: luiscarlosfreire.freire@yahoo.com. Este blog - criado em 2008 - não é jornalístico. Fruto de um hobby, é uma compilação de escritos diversos, um trabalho intelectual de cunho etnográfico, etnológico e filológico, estudos lexicográficos e históricos de propriedade exclusiva do autor Luís Carlos Freire. Os conteúdos são protegidos. Não autorizo a veiculação desses conteúdos sem o contato prévio, sem a devida concordância. Desautorizo a transcrição literal e parcial, exceto breves trechos isolados, desde que mencionada a fonte, pois pretendo transformar tais estudos em publicações físicas. A quebra da segurança e plágio de conteúdos implicarão penalidade referentes às leis de Direitos Autorais. Luís Carlos Freire descende do mesmo tronco genealógico da escritora Nísia Floresta. O parentesco ocorre pelas raízes de sua mãe, Maria José Gomes Peixoto Freire, neta de Maria Clara de Magalhães Fontoura, trineta de Maria Jucunda de Magalhães Fontoura, descendente do Capitão-Mor Bento Freire do Revoredo e Mônica da Rocha Bezerra, dos quais descende a mãe de Nísia Floresta, Antonia Clara Freire. Fonte: "Os Troncos de Goianinha", de Ormuz Barbalho, diretor do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, um dos maiores genealogistas potiguares. O livro pode ser pesquisado no Museu Nísia Floresta, no centro da cidade de nome homônimo. Luís Carlos Freire é estudioso da obra de Nísia Floresta, membro da Comissão Norte-Riograndense de Folclore, sócio da Sociedade Científica de Estudos da Arte e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Possui trabalhos científicos sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, publicados nos anais da SBPC, Semana de Humanidade, Congressos etc. 'A linguagem Regionalista no Rio Grande do Norte', publicados neste blog, dentre inúmeros trabalhos na área de história, lendas, costumes, tradições etc. Uma pequena parte das referidas obras ainda não está concluída, inclusive várias são inéditas, mas o autor entendeu ser útil disponibilizá-las, visando contribuir com o conhecimento, pois certos assuntos não são encontrados em livros ou na internet. Algumas pesquisas são fruto de longos estudos, alguns até extensos e aprofundados, arquivos de Natal, Recife, Salvador e na Biblioteca Nacional no RJ, bem como o A Linguagem Regional no Rio Grande do Norte, fruto de 20 anos de estudos em muitas cidades do RN, predominantemente em Nísia Floresta. O autor estuda a história e a cultura popular da Região Metropolitana do Natal. Há muita informação sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, o município homônimo, situado na Região Metropolitana de Natal/RN, lendas, crônicas, artigos, fotos, poesias, etc. OBS. Só publico e respondo comentários que contenham nome completo, e-mail e telefone.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

DE ARENDELE A PARNAMIRIM - AS PRINCESAS ELSA E ANA VISITAM O RIO PITIMBU - SUCESSO TOTAL

Quando vi a história que escrevi transformada em espetáculo de balé, percebi o quanto as palavras são insignificantes diante da simbologia da dança. É surpreendente ver aparecendo diante dos seus olhos os personagens, os fatos, os detalhes da história traduzidos em movimentos. Somente a competência e o perfeccionismo das professoras de balé são capazes dessa façanha.
Nessa oportunidade, mais que nunca, comprovei a competência digna de louros das professoras de balé Ranimusa, Lidiane, Niely, Ciane e Fabiana. Percebi que Andressa Carla, Coordenadora do Balé e as demais profissionais acima mencionadas não ficam atrás dos grandes profissionais dos grandes centros do país.
O Grupo de Dança Xaxado, sob coordenação de André Batista trouxe beleza incomum, fundindo o popular com o clássico, retratando o momento em que as princesas Elsa e Ana conhecem a feirinha do Pium.
Silas Braúna, autor do cenário, mostrou criatividade incomum, transportando a platéia para a natureza exuberante do Rio Pitimbu de outrora. 
Para coroar o êxito, a fotografia ficou perfeita, sob iluminação cênica assinada por Ronaldo Costa.
No dia 17 de dezembro o gestor Maurício Marques foi homenageado pela Fundação Parnamirim de Cultura, ao lado de sua esposa Kátia Palhano.
No dia 18, na sessão das 15 horas, contamos com o convidado Valério Santiago, autor do documentário "A Agonia do Rio Pirimbu". O vídeo foi trabalhado durante o ano letivo com alunos, pais e professores. Sua esposa, Delmira Santiago, ex-secretária municipal de educação, deixou o Teatro Municipal tecendo elogios ao evento.
Na sessão das 18 horas, contamos com a convidada Drª Gilka da Mata, Promotora do Meio Ambiente, homenageada após o espetáculo. Ela declarou encantada com o que viu e parabenizou toda a equipe. A referida promotora foi descoberta pelos alunos ao longo dos estudos que fizeram sobre o Rio Pitimbu, e nada mais justo que receber homenagem como grande defensora do meio ambiente e do desenvolvimento auto-sustentável, dentre outras lutas afins.





















































Nenhum comentário:

Postar um comentário