Por Luis Carlos Freire - abril-2009
I –
CURURU: O INÍCIO DE UM SONHO NO "JARDIM DO ÉDEN"
Trio Marayá nos primeiros anos de carreira |
É
exatamente
sacudindo o pó do tempo e abrindo as páginas de um livro esquecido, que
emergirá uma história que serve de exemplo para muitos. Refiro-me ao
músico e
compositor nisia-florestense Hilton Acioly, nascido aos 4 de outubro de
1939,
no antigo povoado de Cururu, conhecido até hoje como “Campo de Santana
Velha”. Ele deixou um legado despercebido a muitos nisiaflorestenses, a
começar pela história do Trio Marayá e por ser o autor do jingle "Lula,
lá", verdadeiro hino do partido dos trabalhadores. Veja a letra:
Lula Lá (1989)
Cururu, apesar de
atualmente abandonado, devido à enchente de 1974 – cujos moradores foram
removidos para a sua parte mais alta – ainda conserva as ruínas de um lugar
aprazível, envolto por uma paisagem natural radiante. Matas de árvores
frondosas, céspede que se perde de vista em meio às áreas cenagosas, envoltas
por dunas alvas, pinceladas de arbustos, serpenteada por um rio perene, que há
séculos é a fonte de sobrevivência de muitos nativos.
Atualmente, apesar do
progresso e tanta devastação, o lugar sobrevive quase intocado, permitindo o
trânsito constante de pescadores com cordas de caranguejo, trazendo as suas
puçás e varas de pescar atadas às bicicletas. Ainda se vê nas imediações casas
de taipa cobertas de palha, carroças em vai-e-vem, lavadeiras de roupa às
margens do rio piscoso, cheio de ariranhas e camarões, gado pastando e o
chilrear infinito de pássaros.
Emoldurada nesse
cenário bucólico ficava casa da família Acioly, e nela um menino que
precocemente começou a rabiscar os seus pensamentos, transformando-os em
músicas e poesias, sem perceber que ensaiava os primeiros passos que o
projetaria para um estilo de vida completamente diferente.
Essas inspirações tinham como cúmplice o imenso quintal,
pipocado de árvores frutíferas, cercado por caiçara e a típica fauna doméstica:
gatos, cachorros, galinhas, perus, patos, guinés e a passarada diversa voejando
numa árvore e n’outra. Foi no meio dessa fartura tão comum às cidades interioranas que cresceu esse jovem altruísta e sonhador. E assim passava a vida, ou a
vida passava por ali, cheia de calmaria e tranquilidade.
II – A
BUSCA POR PARCEIROS QUE TAMBÉM SONHAVAM
Mas Hilton tinha
sonhos, e sentia que mesmo vivendo num verdadeiro Éden, não seria feliz ali.
Foi esse espírito de insatisfação que, a partir dos doze anos, deu início a uma
série de peregrinações a Natal, buscando conhecer pessoas que tivessem ideais
parecidos. Naquela época viajar de Cururu à Natal não era um desafio, era uma
odisseia. E ele, tal qual Ulisses, peitava o que vinha à frente, e aos poucos
conquistava os seus objetivos.
Foi nessas
empreitadas que dos seus treze aos catorze anos, conheceu outros sonhadores
como ele. Os músicos potiguares Marconi Campos e Behring Leiros e com eles foi
formaram o Trio Marajá, no ano de 1954, quando Getúlio Vargas ainda estava no
poder.
Hilton dominava
diversos instrumentos, mas durante a formação do trio, decidiram que ele
ficaria com o afoxé. Marconi ficou com o violão e Behring com o tantã. Com
pouco tempo de criação o trio passou a ser o que chamavam à época a
“coqueluche”, ou seja, caiu no gosto dos natalenses.
Não sobrava um dia na semana em que eles não se exibissem em algum café, clube, bar, quintal de convidados, enfim o trio “pegou”. Natal inteira parava para apreciá-los. Com o passar do tempo, como é comum, eles passaram a receber convites para exibições em diversas cidades vizinhas, além de outros estados.
A fama do Trio Marayá
chegou a um ponto que eles passaram a ser presença constante no Teatro Alberto
Maranhão, além de receberem convites para animarem festas de grandes políticos
da época. Um dos seus grandes admiradores era nada mais que o genial
folclorista Câmara Cascudo. Foi ele que batizou o grupo com o nome "Trio Marayá".
Nesse interim também passaram pela formação do
trio os jovens músicos Antonio Brito, Jansen Leiros e Omir Onório, todos
idealistas como Hilton e muito focados nos objetivos.
III –
RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO
Em 1955, o trio
estreou no programa da Sociedade Artística Estudantil, na Rádio Poti. Hilton tinha apenas
quinze anos. Ao longo do tempo eles foram percebendo que o repertório que
priorizavam não combinava com o nome do grupo.
Em 1956 eles participaram do congresso da União Nacional dos Estudantes, UNE, em Natal. Naquela época eles já revelavam uma técnica muito boa, e isso despertou no líder estudantil a ideia de convidá-los a ir ao Rio de Janeiro, pois os estudantes pretendiam criar um programa nos moldes do SAE.
Ao tomar conhecimento do convite, o professor Câmara Cascudo – que prestigiou o evento e já parecia prever o futuro brilhante dos daqueles adolescentes conterrâneos – aconselhou-os a mudar o nome para Trio Marayá, numa referência a uma palmeira típica do nordeste.
Os pais de cada integrante
ficaram preocupados pela idade, mas os mesmos passaram-lhes muita confiança, e
por isso receberam todo o apoio familiar. Assim que chegaram ao Rio de Janeiro,
participaram de vários programas na Rádio Nacional, entre os quais,
"Grande Show Brahma", "Paulo Gracindo" e “César de
Alencar".
Exibiram-se em casas noturnas e foram convidados a assinar um contrato
exclusivo no Restaurante "Cabeça Chata", cujo dono era Manezinho
Araújo um cantor de emboladas já muito conhecido. Logo em seguida receberam
convite para participarem da Rádio.
Um cantor cearense, vendo a qualidade do trabalho do trio, convidou-os para participarem instrumentalmente da gravação de um disco dele na gravadora Copacabana. Nesse dia estava presente Luiz Vieira, o qual exibia alguns programas na rádio e tinha amplo conhecimento no meio artístico, articulado com a mídia local.
Ele encantou-se com o trabalho dos jovens e os convidou para se apresentarem no seu programa de rádio em São Paulo, apresentando-os imediatamente à equipe da TV Tupi, hoje extinta.
IV – O
TALENTO ADMIRÁVEL DE TRÊS JOVENS POTIGUARES
No programa de Luiz Vieira, na Rádio Record, interpretaram o corridinho
"Maria Fulô", de Luiz Vieira e João do Vale, que depois foi gravado
em LP pelo trio. Naquela época, mesmo tendo muita qualidade musical, os
artistas eram submetidos a testes.
Mas a estrela do Trio Marayá brilhava tanto que a aprovação veio logo no primeiro teste, e foram contratados pela Rádio e TV Record.
Hilton Acioly sendo entrevistado por universitários |
Em pouco tempo passaram a receber tantos convites para apresentações em
São Paulo e no Rio de Janeiro que mal davam conta. Tornaram-se presenças
constantes nos programas "Astros do disco", de Rendal Juliano, "Sucesso
Arno", de Blota Jr., e "O fino da bossa", apresentado por Elis
Regina, entre outros.
Mas como nem tudo sempre eram flores foram proibidos pelo Juizado de Menores a se apresentarem em ambientes fechados, pois ainda não tinham alcançado a maioridade. Nas apresentações em boates como "A Baiuca", "Star Dust", "Nick Bar", "Boite Oásis", "African", onde costumavam se apresentar, precisaram ficar do lado de fora, na calçada, durante os intervalos.
Em 1958, gravaram pela Odeon o primeiro disco, interpretando o mambo
"Patrícia", de P. Prado e A. Bourget, e o samba "O rei do
samba", de Hervê Cordovil e Vicente Leporace. Foi a partir dessa época que
passaram a fazer excursões em várias capitais brasileiras.
O segundo disco do grupo foi gravado em 1959, no qual cantaram as
composições "Onde estará minha vida", de Segovia, Naranjo e Roman, em
versão de Fred Jorge e “Meu tio”, de F. Barcellini, H. Contet e J. C. Carrière,
com versão de também de Fred Jorge.
V – FAMA NA EUROPA
Foi justamente neste mesmo ano que surgiu um convite nada comum:
representar o Brasil no "Festival da Juventude", em Viena, na
Áustria, com tudo pago pelo referido país. O contrato rezava que eles ficariam
durante dez dias em exibições, mas o encantamento dos austríacos diante das
apresentações do grupo foi tamanho que acabaram ficando um ano.
A fama logo se espalhou para outros países e o grupo recebeu convite
para se apresentar na mais famosa casa noturna de Barcelona, na Espanha, a
boate El Cortijo. Logo em seguida apresentaram-se a convite, na Hungria, onde
ocorreu um fato curioso. Os húngaros gostaram tanto que só deixaram o trio ir
embora após gravarem um disco com músicas brasileiras, pelo selo Balaton.
O que foi atendido de pronto. Ainda na Hungria apresentarem-se diversas vezes na televisão, e assinaram contrato para apresentarem-se com a Filarmônica de Budapeste na maioria das cidades húngaras.
Após longo período nesse país, foram novamente convidados a se
apresentar na Áustria e causaram emoção ao interpretarem a “Polca de
Liechtensteiner”. “Nesse país fizeram shows nas mais famosas casas de
espetáculo, como “Moulin Rouge”, “Maxim’s”, “Lido”, “Baden Cassino” e Éden Bar”,
lugares onde se exibiam renomados artistas internacionais daquela época.
VI – CONTRATOS COM RENOMADAS
GRAVADORAS NO BRASIL E PAÍSES VIZINHOS
Em 1960, de volta ao Brasil, gravaram mais um disco pela Odeon, no qual
cantaram o fox "Um telegrama", de H. G. Segura e Nadir Perez, e o
samba "Prova de carinho", de Adoniran Barbosa e Hervê Cordovil.
Em 1961, foram contratados pela RCA Victor, gravando em seu primeiro
disco a canção "O matador", de J. Bowers e I. Burgess e o bolero
"Por pecadora", com versão de Fred Jorge. No mesmo ano gravaram o
samba "Sambinha quadrado", de Marconi Campos e Hilton Acioly, e o
bolero "Descansa, coração", de Arquimedes Messima.
Ainda em 1961, foram convidados a se apresentarem no Uruguai, numa
excursão que abrangeu Punta Del Leste, no Cassino “Miques”, e Montevidéu, na TV
Canal 4. Em seguida assinaram contrato por três meses com a TV Canal 9, da
Argentina, onde participaram do programa “Festival 62”, produzido e apresentad o
por Paloma Black. No mesmo ano gravaram o rock balada "Nena Nenita",
de Joaquin Pietro e Juvenal Fernandes e o bolero "Pede", de A.
Algueró, A. Guijarro e Teixeira Filho.
Esse envolvimento no
universo da música fez com que os integrantes do grupo conhecessem e
convivessem com diversos artistas do rádio e da televisão. Hilton Acioly acabou
tornando-se amigo de Geraldo Vandré, autor de “Para não dizer que não falei das
flores”.
Com ele assinaria letras de diversas músicas, como “Ventania (de como um homem perdeu o seu cavalo e continuou andando”), 1967; “João e Maria”, frevo de 1967; além de “Guerrilheira”; Amor, amor; e “Plantador”, em 1968.
O evento, vigiado pelos militares, foi tenso, apesar do delírio dos expectadores. Os boinas-verdes sabiam que ali se concentravam artistas famosos e que os mesmos eram de esquerda. Ademais, a grande massa de expectadores era composta por jovens revoltados com o sistema político brasileiro.
Nesse clima participaram como instrumentistas da exibição de Jair
Rodrigues, o qual concorreu com a famosa música "Disparada", de
Geraldo Vandré, em
parceria com Téo Barros, cujos arranjos eram de Hilton Acioly. O resultado foi brilhante, principalmente para Jair, o qual conquistou
o primeiro lugar.
A fama do Trio Marayá, decorrente da qualidade apurada do grupo, havia atraído a atenção de Jair Rodrigues, o qual vislumbrava um trabalho completo. Assim, acompanhado pelo trio, o artista sagrou-se campeão.
Essa exibição teve
uma curiosidade, justamente por atrair ainda mais a atenção do júri e do
público. O Trio Marayá, pela primeira vez na história da música, utilizou a
“queixada de burro” como instrumento de percussão.
A expressividade de Jair Rodrigues, carregada de gesticulação e a bela voz, somada à novidade instrumental levou as pessoas ao delírio. Isso pode ser confirmado nos arquivos ainda existentes na TV Record.
O Trio Marayá obteve façanhas que nem todo grande grupo conseguiu.
Sabe-se que, dentre os sonhos de muitos instrumentistas é acompanhar ou fazer
parceria com monstros da música. E eles foram escolhidos durante festivais
internacionais a se apresentarem com nada menos que Nat King Cole, Ella
Fitzgerald, Sammy Davis Jr., Rita Pavone, Sérgio Endrigo e Catherine Valente.
VII – NOVAMENTE NA EUROPA
Em 1968, foram laureados com Medalha de Ouro no Festival Internacional
de Música da Bulgária, ocorrido em Sofia, onde representaram o Brasil. Na
ocasião, conquistaram o primeiro lugar com a polêmica canção “Che”, de Marconi
Campos e Geraldo Vandré.
A referida composição não tinha letra e havia sido proibida pela censura no Brasil, durante o Regime Militar, pois entenderam que se tratava de uma homenagem ao guerrilheiro cubano, assassinado naquele ano e persona non grata dos militares.
Perguntando para Hilton Acioly se era verdadeira a suposição dos militares, ele riu... A definição prefiro deixar para o leitor.
Geraldo Vandré pediu que Marconi Campos elaborasse uma letra para o
referido instrumental, mas o mesmo não aceitou. Coisas da arte. Ele entendia
que a beleza estava justamente no instrumental. Mas, para não desagradar o
companheiro, fez outra música, com letra, inspirada em “Chê”.
Encerrado o festival permaneceram mais um período em Sófia, a convite de
admiradores, apresentando-se em concorridos shows na capital búlgara. E dali
para a França e a Itália. Em Paris ocorreu outro fato interessante, tal qual na
Hungria. Eles só deixaram o país após gravar um disco pelo selo Barclay e em
seguida participaram da revista musical "Tio samba", à convite da
norte-americana Sonia Shaw, então diretora e produtora do programa juntamente
com o maestro Bill Hithcock.
O trio Marayá assinou contrato com as mais respeitáveis gravadoras, como
a Philips, RGE, Chantecler, Som Maior, RCA Victor Sinter e Odeon. Naquela época
os discos eram de vinil, inicialmente de 45 e 78 rotações por minuto, e tinham
25 cm de comprimento. O selo ficava exposto, tendo em vista que a capa era
vazada no meio, em ambos os lados e não trazia nenhuma informação. Sequer a
foto dos artistas. Eram padronizadas normalmente em tons pastéis.
Posteriormente gravaram compacto, que era também uma opção dos artistas. Estes também eram de um vinil flexível, diferente do anterior que poderia quebrar a qualquer descuido, mas um pouquinho maior que os CD’s atuais. As capas passaram a vir com imagens e tinham entre duas a quatro músicas, depois passaram a gravar LP (long-player), cuja capa tinha trinta centímetros, e por último, em CD.
Além da fama em todo o Brasil, os discos do Trio Marayá foram divulgados
em outros países da Europa, como Portugal, França e Itália, e em países da
América do Sul, como Chile, Argentina e Uruguai. Curiosamente um dos seus
maiores sucessos durante um período da carreira foi "Gauchinha bem
querer", de Tito Madi, onde os vocalistas potiguares interpretaram com
tanta perfeição que pensavam tratar-se de artistas gaúchos. Esse perfil,
inexistente atualmente, era muito apreciado na época.
VIII – PRÊMIOS QUE SÓ OS GRANDES ARTISTAS CONQUISTAVAM
O Trio Marayá recebeu diversos prêmios. Em 1958, 1960, 1961, 1962 e 1963
recebeu o Prêmio Roquette-Pinto como Melhor Conjunto Vocal. Tratava-se de uma
premiação muito cobiçada pelos artistas do rádio e da televisão.
Isso fez com que os seus integrantes se tornassem verdadeiros mitos pelas grandes capitais brasileiras. Recebeu o troféu Campeões da Popularidade da TV Tupi, no programa Ayrton Rodrigues, três discos de ouro no programa “Astros do Disco”, da TV Record, a Taça de Honra ao Mérito do programa César de Alencar, diploma de Melhor Conjunto Vocal do Festival da Música Internacional na Bulgária.
Receberam oito troféus de Melhores da Semana, o troféu Índio de Prata, como personalidade musical de 1967, além de receber diversas medalhas de honra ao mérito como grupo vocal/instrumental.
Logo em seguida o
grupo passou a receber convites para participar de filmes no cinema. Dercy
Gonçalves convidou-os para acompanhá-la no filme “Uma certa Lucrécia”, onde a
mesma, então protagonista, cantava.
Na sequência participaram da mesma forma nos filmes “O circo chegou à cidade”, com Walter Stuart; e “Quelé do Pajeú”, com orquestração de Marconi Campos.
O trio Marayá gravou
a música Alvoroço no sertão, de Raymundo Evangelista e Aldair Soares; Segredo
da Meia-noite, de Francisco Anísio e Hianto de Almeida; Mandei fazer um patuá,
de Norberto Martins e Raymundo Olavo; Corre-corre, de Jacira Costa; Carrapicho,
de Carlos Lyra e Behring Leiros; Moinho d´água, de Edson Franca e Chico Elion;
Esperando e Sambinha quadrado, de Marconi Campos e Hilton Acioli.
Em 1970 o Trio Marayá
gravou em compacto simples a música de “Prá que lagoa, se eu não tenho canoa”,
escrita por Hilton Acioly e com arranjos de Marconi Campos, classificada em
primeiro lugar, no terceiro Festival Universitário de Música Popular
Brasileira.
A primeira música
gravada por Gilberto Gil, “Prá que mentir”, foi acompanhada pelo Trio Marayá. No LP “Trio Marayá –
boleros – com a participação de Renato de Oliveira e sua orquestra”, a capa do
disco é ilustrada por uma fotografia da atriz norte-rio-grandense Rejane
Medeiros.
Hilton Acioly
participou como compositor dos LPs: 14 sucessos do 3º Festival de Música
Popular Brasileira, Conjunto Flor da Terra, Canto Geral, MPB Compositores, Os
Versáteis e o festival Uma mensagem em cada canção.
Assina com outros músicos letras como “Acertando o passo”, “Chama”, “Uma cidade”, “Dor de separar”, “Esperando”, “Esse mar vai dar na Bahia”, “Eu sou a América”, “Guerrilheira”, “João e Maria”, “Meu sertão (eu vou voltar)”, “Nosso lar”, “O plantador”, “Regresso”, “Sambinha quadrado”, “Se as flores falassem...” e “Ventania”.
Como instrumentista,
o músico participou da gravação da música Companheira, de Geraldo Vandré, no LP
Momento Universitário II.
Suas músicas, além de terem sido gravadas pelo trio ao qual ele foi um dos três fundadores e fez parte durante quarenta anos, foram gravadas por Rolando Boldrin, Geraldo Vandré, Maria Odete, Neyde Fraga e os Versáteis e, por último, pelo Grupo Sombra. Em 1979 fez todos os arranjos e a regência do álbum Eterno como a areia, de Diana Pequeno.
IX –
NOITES QUENTES NO “VALE DO CAPIÓ”
Hilton sempre teve
uma característica aparentemente incomum aos artistas: é extremamente discreto.
Em todas as suas vindas ao município nunca proclamou a sua fama, nem quis ser
recebido com homenagens. Ele tem estado eventualmente no município, é só é
notado quando flagrado por algum conhecido de infância, cuja lembrança lhe é
avivada por algum parente.
Hilton Acioly sempre
veio a Natal para rever os familiares e fazer shows além de gravar programas na
TV Universitária-UFRN. Da capital se abalava para Nísia Floresta, pois jamais
esqueceu o pedacinho de terra, em especial do Cururu que tanto o inspirou.
As lembranças paradisíacas de sua infância certamente ficaram emolduradas na sua memória.
As lembranças paradisíacas de sua infância certamente ficaram emolduradas na sua memória.
Apesar de o cotidiano
de todos os integrantes do trio ter sido muito intenso, devido às constantes
viagens, fazendo shows pelo país, eles escolheram a terra da garoa como morada
definitiva, ali constituindo família.
Mas
não pense que o
município de Nísia Floresta nunca desfrutou dos encantos do Trio Marayá.
O ex-prefeito Vicente Elízio, fã de carteirinha do trio, a ponto de
possuir todos
os discos do grupo àquela época, fazia-os tocar até as altas madrugadas
na antiga vitrola, seja em sua casa, no centro da cidade, ou no engenho.
O ex-prefeito não
tinha o perfil dessas pessoas festeiras que estão sempre promovendo eventos,
mas, de maneira muito reservada, convidava eventualmente pessoas amigas e fazia uma espécie de baile no engenho.
Ali a madrugada se tornava uma criança, embalada pelas mais belas canções da música popular brasileira. Com o agravante de deliciosos goles da “Aguardente Potiguar”, fabricada ali mesmo, inclusive vendida em toda a região.
Nessas madrugadas
“paparienses”, além das canções próprias do grupo, eles também ouviam Nelson Gonçalves,
Francisco Alves, Vicente Celestino, dentre boleros e outras músicas levadas
pelo minuano, adiando o sono de toda a vizinhança, até o amanhecer. Mas os discos do Trio Marayá não costumava descansar.
X –
OUTROS SONHOS E O RITMO DA IDADE
Além do seu fascínio
pela arte, Hilton Acioly acalentava desde o Cururu, o sonho de se formar em
Geografia. Como era muito jovem e tinha se afastado dos estudos devido ao
cotidiano dinâmico do trio, resolveu se organizar e se preparar para encarar
mais um desafio. Foi com esse dinamismo que revezando entre a arte e os estudos
formou-se pela Universidade Federal de São Paulo (USP).
Na década de 1975 o trio foi diminuindo a intensidade dos trabalhos, até
porque passaram a ter outras prioridades, voltando-se mais às famílias e ao
estudo. Assim passaram a se apresentar em diversos festivais de música
universitária na época em que o componente Behring Leirois cursava a faculdade
de Direito da Universidade Mackenzie em São Paulo. Depois passaram a se dedicar
mais à produção de trilhas sonoras para filmes, jingles e comerciais.
O amigo de décadas Marconi Campos, recém-formado em música, formou o
quinteto "Sombra", em 1975, do qual faziam parte Faud Salomão, Suely
Gondim Beto Carrera e Vânia Bastos. Em 1996, Marconi Campos juntou-se a Hilton
Acioli Behring Leiros, Vera Campos, Flávio Augusto, Cintia Scola e Sandra
Marina - para gravar o CD independente "Ação dos tempos",
interpretando músicas nordestinas, entre as quais "Asa branca", de
Luiz Gonzaga, e algumas especialmente de compositores norte-rio-grandenses,
como "Moinho d'água", de Chico Elion, e "Capricho", de
Carlos Lyra e Behring Leiros. Behring Leiros.
Por sua vez, trabalhou como relações-públicas na área de divulgação da Rádio e Estúdio Ômega e também enveredou pela produção de jingles.
Mas nenhum deles
parou por aí. Hilton até hoje é referência número um quando o assunto é
“jingles”. Como disse no início, o músico é o autor de um dos mais famosos jingles brasileiros,
composto para a campanha política de Lula, candidato do Partido dos
Trabalhadores – PT, à presidência da República.
O CD, denominado “O som da estrela do PT” possui nove músicas, sendo que as mais famosas e conhecidas são “Lula lá” e “Sem medo de ser feliz”. Quem é que não se recorda de uma música que diz assim: “lula, lá, brilha uma estrela Lula, lá”... As demais músicas foram: “Uma cidade”, “Uma cidade (sinceridade e felicidade)”, “Clareia”, “Estrelas d’água”, “Eu de cá, você de lá”, “Numa canção” e “Vai lá e vê”.
Atualmente Hilton
Acioly vive em São Paulo, aos 75 anos e conserva a mesma vivacidade do 'menino do Cururu'. É
reconhecido por inúmeros artistas nacionais. Ele ainda compõe
jingles e músicas para propagandas televisivas e também é professor.
Isso mostra a sua garra e o espírito elevado de um homem especial, o
qual não permite que a idade diminua a sua capacidade criativa e a
vontade de trabalhar.
Com toda a certeza,
se Hilton Acioly tivesse ficado no Cururu a história da música popular
brasileira não teria uma página tão significativa. Essa é a história de
um nisia-florestense quase totalmente desconhecido em sua própria terra, mas
que em tempos anteriores abalou a música no Brasil e no mundo. Ele acreditou
que sonhos podem se transformar em realidade.
Ele nasceu em meio à fartura. Não conheceu, como muitos nordestinos, as agruras diversas da vida. Podia
ter ficado e se tornado como muitos amigos de infância, os quais, já
aposentados, cuidam de suas terras .Donos de uma vida pacata. Não, ele
sonhou, se desprendeu do ninho e alçou voo altaneiro, e realmente fez
história.
Para mim, essa é uma das histórias mais belas que já ouvi.
Para mim, essa é uma das histórias mais belas que já ouvi.
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