ANTES DE LER É BOM SABER...

CONTATO: (Whatsapp) 84.99903.6081 - e-mail: luiscarlosfreire.freire@yahoo.com. Este blog - criado em 2008 - não é jornalístico. Fruto de um hobby, é uma compilação de escritos diversos, um trabalho intelectual de cunho etnográfico, etnológico e filológico, estudos lexicográficos e históricos de propriedade exclusiva do autor Luís Carlos Freire. Os conteúdos são protegidos. Não autorizo a veiculação desses conteúdos sem o contato prévio, sem a devida concordância. Desautorizo a transcrição literal e parcial, exceto breves trechos isolados, desde que mencionada a fonte, pois pretendo transformar tais estudos em publicações físicas. A quebra da segurança e plágio de conteúdos implicarão penalidade referentes às leis de Direitos Autorais. Luís Carlos Freire descende do mesmo tronco genealógico da escritora Nísia Floresta. O parentesco ocorre pelas raízes de sua mãe, Maria José Gomes Peixoto Freire, neta de Maria Clara de Magalhães Fontoura, trineta de Maria Jucunda de Magalhães Fontoura, descendente do Capitão-Mor Bento Freire do Revoredo e Mônica da Rocha Bezerra, dos quais descende a mãe de Nísia Floresta, Antonia Clara Freire. Fonte: "Os Troncos de Goianinha", de Ormuz Barbalho, diretor do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, um dos maiores genealogistas potiguares. O livro pode ser pesquisado no Museu Nísia Floresta, no centro da cidade de nome homônimo. Luís Carlos Freire é estudioso da obra de Nísia Floresta, membro da Comissão Norte-Riograndense de Folclore, sócio da Sociedade Científica de Estudos da Arte e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Possui trabalhos científicos sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, publicados nos anais da SBPC, Semana de Humanidade, Congressos etc. 'A linguagem Regionalista no Rio Grande do Norte', publicados neste blog, dentre inúmeros trabalhos na área de história, lendas, costumes, tradições etc. Uma pequena parte das referidas obras ainda não está concluída, inclusive várias são inéditas, mas o autor entendeu ser útil disponibilizá-las, visando contribuir com o conhecimento, pois certos assuntos não são encontrados em livros ou na internet. Algumas pesquisas são fruto de longos estudos, alguns até extensos e aprofundados, arquivos de Natal, Recife, Salvador e na Biblioteca Nacional no RJ, bem como o A Linguagem Regional no Rio Grande do Norte, fruto de 20 anos de estudos em muitas cidades do RN, predominantemente em Nísia Floresta. O autor estuda a história e a cultura popular da Região Metropolitana do Natal. Há muita informação sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, o município homônimo, situado na Região Metropolitana de Natal/RN, lendas, crônicas, artigos, fotos, poesias, etc. OBS. Só publico e respondo comentários que contenham nome completo, e-mail e telefone.

sábado, 12 de setembro de 2009

Andressa Carla - A bailarina que sonha formar novos bailarinos...


     Sonhos se tornam realidade? Claro, é só sonhar. Assim pensa a bailarina Andressa Carla dos Santos Barbosa Amaro, formada no ano de 1999 no Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão. Seu sonho é se tornar professora de balé de outras instituições públicas e privadas, formando novos alunos, principalmente das classes mais humildes. Ela ressalta que foi muito difícil chegar aonde chegou justamente pelas dificuldades financeiras da família, portanto terá como meta ajudar aqueles que, iguais a ela, tem esse sonho.
     "O balé clássico é um sonho muitas vezes impossível para boa parte das pessoas, pois os figurinos são caros, a própria farda, os assessórios, as viagens; às vezes a própria locomoção dos alunos é inviável para o orçamento das famílias. Por isso muitos desistem. É exatamente por isso que pretendo ajudar aqueles que sustentam esse sonho. Tenho certeza que é possível fazer diferente". Essa é a declaração da professora.
        Seguem, abaixo, alguns flagrantes de momentos de aulas e espetáculos ocorridos na EDTAM, em Natal, RN.
          Hoje, Andressa Carla encontra-se mergulhada de forma diferente nesse sonho. Ela assumiu a coordenação de Balé Clássico na Fundação Parnamirim de Cultura, instituição situada em Parnamirim, cidade interligada a Natal, integrante da Região Metropolitana de Natal.
      A Fundação Parnamirim de Cultura tem como objetivo promover a Arte, dentre ela, a dança. Torcemos para que Andressa Carla atinja os seus objetivos e forme cada vez mais outras Andressa, e que essa missão de pensar no próximo siga firme naqueles que passarem por suas mãos.



Espetáculo "Brasileirando". Coreografoa "Ouro", representando as regiões brasileiras, 2000. Bailarino Adreilson Lopes.
Cinderela













Com a professora Solange Gameiro (in memorian), 1993.





Andressa Carla com os seus pais David Barbosa e Francisca Nunes. O bailarino é Charles Sales,  - Teatro Alberto Maranhão - Espetáculo "Cinderela", 1998


Espetáculo "Os contos", 1997 - EDTAM

Espetáculo "La Bayadère", 2004

Curso de Balé Clássico com a professora Aracy de Almeida - Recife, estado do Pernambuco, 2000
Espetáculo "O corpo de Lama", Teatro Alberto Maranhão, 2000


Em sala de aula com a CIA. de Dança da EDTAM, Ribeira, Natal/RN.
Espetáculo "La Bayadère", 2004. O bailarino é Cosme Gregory
Cinderela
Cinderela

Alice no País das Maravilhas - Teatro Alberto Maranhão, 1997
Espetáculo "La Bayadère", 2004
Cinderela
Corpo de Lama
Espetáculo "La Bayadère", 2004
Ensaio Fotográfico no Stúdio do Teatro Alberto Maranhão, 1999.
Cinderela
"Cinderela"
"O Corpo de Lama"

Teatro Alberto Maranhão, 1997
Cinderela, 1998

Nenhum comentário:

Postar um comentário