ANTES DE LER É BOM SABER...

Este blog - criado em 2008 - não é jornalístico, embora contenha alguns conteúdos que navegam levemente nessas águas. Os textos são de autoria de Luís Carlos Freire, o qual descende do mesmo tronco genealógico da escritora Nísia Floresta. Esse parentesco ocorre pela parte das raízes da mãe do autor deste blog, Maria José Gomes Peixoto Freire, neta de Maria Clara de Magalhães Fontoura, trineta de Maria Jucunda de Magalhães Fontoura, descendente do Capitão-Mor Bento Freire do Revoredo e Mônica da Rocha Bezerra, dos quais descende a mãe de Nísia Floresta, Antonia Clara Freire. Essas informações são encontradas no livro "Os Troncos de Goianinha", de autoria de Ormuz Barbalho Simonetti, um dos maiores genealogistas brasileiros. O referido livro pode ser pesquisado no Museu Nísia Floresta, no centro da cidade. Luís Carlos Freire é especialista na obra de Nísia Floresta, membro da Comissão Norte-Riograndense de Folclore, sócio da Sociedade Científica de Estudos da Arte e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Possui trabalhos científicos sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, publicados nos anais da SBPC, Semana de Humanidade, Congressos etc. É autor de 'História do Município de Nísia Floresta', 'Cultura Popular em Nísia Floresta', 'A linguagem Popular em Nísia Floresta', dentre inúmeros trabalhos na área de história, lendas, costumes, tradições etc. Uma pequena parte das referidas obras ainda não estão concluídas, mas o autor entendeu ser útil disponibilizá-la neste blog, enquanto as conclui. Algumas são inéditas. O acesso permite aos interessados terem ao menos uma boa noção daquilo que buscam, até porque existem situações em que certos assuntos não são encontrados nem na internet nem em outro lugar. Algumas pesquisas são fruto de longos estudos, alguns até extensos e aprofundados, pesquisados em arquivos de Natal, Recife, Salvador e na Biblioteca Nacional no RJ. O autor estuda a história e a cultura popular da Região Metropolitana do Natal. Esse detalhe permitirá ao leitor encontrar informações históricas sobre a intelectual Nísia Floresta Brasileira Augusta, sobre o município homônimo, situado na Região Metropolitana de Natal/RN, além de crônicas, artigos, fotos poemas, etc. É PERMITIDO COPIAR TEXTOS DESTE BLOG, DESDE QUE A AUTORIA SEJA MENCIONADA. OBS. Só publico comentários que contenham nome completo, e-mail e telefone, pois repudio anonimato.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

BASTIDORES DO BLOG NISIAFLORESTAPOR LUISCARLOSFREIRE

Um amigo sugeriu-me mostrar os bastidores do meu blog como forma de despertar nos jovens, principalmente, o interesse em criar o seu próprio blog, pois é muito legal a generosidade intelectual, como sempre ressalto. Toda vez que entro para uma postagem constato que os assuntos que escrevo sobre História e Memória servem para muitas pessoas, como estudantes, pessoas aficionadas às coisas do passado e mesmo professores, inclusive universitários 
As postagens abaixo registram acessos de vários países, como Estados Unidos (o que mais acessa depois do Brasil), Alemanha, Índia, França, China, Filipinas, Portugal, Itália, Sri Lanka e outros países, conforme vejo nas visualizações. E depois que ofereci a opção de contatos via e-mail e telefone, tenho percebido o quanto esse simples instrumento é útil a tantas pessoas, inclusive de vários países, conforme as postagens abaixo. 
Já encontrei várias pessoas que me dizem que eu não deveria publicar assuntos inéditos, que deveria reservá-los para uma publicação impressa etc etc etc, mas eu priorizo o conhecimento. Tenho, obviamente, algum material que pretendo publicar de forma impressa, mas nada na área de História e Memória. Infelizmente o tempo curto muitas vezes me impede de transcrever várias pesquisas e material primário que ainda preciso organizar. Mas, quando em vez vou compartilhando com você, leitor, as nossas memórias.
E vamos aos bastidores do blog... (OBS. Clique sobre a imagem abaixo que ela se amplia ao tamanho de sua tela).
Países que acessaram o blog nisiaflorestaporluiscarlosfreire ontem, e quantidade de acessos.

Recurso que mostra as visualizações de página de todas as postagens diária, dia e mês anterior e geral. 

Quantidade de acessos em algumas postagens, ontem - Um estudo que fiz ao longo de quase vinte anos é um dos mais acessados "A Linguagem no Rio Grande do Norte" (ontem, por exemplo, houve 60 acessos).

Estatísticas que mostram as fontes de tráfego
Quantidade de acessos em algumas postagens, ontem - Um estudo que fiz ao longo de quase vinte anos é o mais acessado "A Linguagem no Rio Grande do Norte" (ontem, por exemplo, houve 60 acessos).
Visualizações de página por navegador e por sistema operacional

Veja o exemplo abaixo: trinta minutos após eu ter feito esta postagem, ela já havia sido lida por 13 pessoas - com certeza nisiaflorestenses antenados neste blog... é isso, o objetivo de quem escreve é ter leitores interessados em se informar. 
Quero aproveitar e agradecer a você, leitor, pelo reconhecimento e valorização deste simples instrumento de educação para a nossa história. Se os seus olhos nesse momento correm sobre essas palavras, é sinal que você tem interesse. Um abraço!

OBS. SEGUEM ABAIXO - ALEATORIAMENTE - A QUANTIDADE DE ACESSOS DE VÁRIAS POSTAGENS - CLIQUE SOBRE A IMAGEM QUE ELA FICA DO TAMANHO DA TELA.










Nenhum comentário:

Postar um comentário